Despedida de Conselheiro Por:Múcio Procópio

Camilo Lemos e Mucio Procópio

"Quando amanhã vieres me encontrarão inerte, aconselho a todos os meus amigos, vão fugindo, para vocês ainda é cedo, aceitem o conselho que vos dou, levem com vocês o meu bom Antônio Beatinho, desapareço deste mundo com alegria no coração, sei também que para meus amigos não haverá salvação, o fim da guerra é um ato perigoso, o Oscar não vos perdoará, fujam o quanto antes, errante o meu povo, digo, o resto do meu povo, que se da guerra escapar não encontrará tão cedo, nem ao menos um lugar para repousar. Canudos ficará aniquilado e alguém que um dia aqui passar não terá lugar para um descanso".


A principal fonte sobre a despedida (acima) está no livro ANTÔNIO CONSELHEIRO E CANUDOS, de Ataliba Nogueira, Editora Atlas, Paginas 195/7, nos capítulos 624 a 628. Existem várias versões, mas a original é a do Ataliba pois foram extraídas do escritos do Conselheiro, conforme cópias, escritas do próprio punho. Uma beleza pode ver. Esta publicada aqui eu ganhei de um aluno que gosta do tema e me presenteou. Está um pouco modificada e fica a dúvida quando ele,já doente, falava da necessidade de saírem, conforme o testemunho de vários sobreviventes entre eles Antônio e Honório Vilanova , dos últimos a debandar. Vejamos o Conselheiro falece dia 22.09.1897. e o cerco total se completa no dia 24.09.1987. Se todas as informações forem verdadeiras, eles saíram na última noite antes do cerco. Mas, o que todos falaram coincide com os escritos da carta pois, ele pedia que eles fugissem para poder contar a história do Belo Monte e se todos ficassem jamais se saberia o que ali tinha ocorrido. E se não saíssem o Oscar mataria todos, como realmente aconteceu com os que resistiram e os quatro últimos entraram na história descrita por Euclides da Cunha em Os Sertões. II - No livro Universos em confronto Canudos X Bello Monte, de Ségio Guerra Ed. UNEB - 2000, Pag. 178/179, Consta a despedida original. III - Livro Memorial de Vilanova Memorial de Vilanova - Nertan Macedo - Edição RENES/PRÓ MEMÓRIA INL - 1983 - RIO - RJ- PAG. 63/4 .

Múcio Procópio
Pesquisador, Conselheiro Cariri Cangaço
Natal RN

Nenhum comentário: