Repúdio: Violência à Memória do Sertão


NOTA OFICIAL DE REPÚDIO

A indignação toma conta do sertão. A história e memória do povo nordestino amanheceu vilipendiada na manha do último dia 27 de julho de 2016, quando na grota mais famosa do cangaço; palco do último ato de Virgulino Ferreira da Silva, Lampião:Angico; as homenagens póstumas ao soldado Adrião Pedro de Sousa, através de Placa de Bronze e Cruz, foram criminosamente retiradas, numa demonstração inequívoca de 
violência e intolerância. 

A iniciativa de fixação da Placa de Bronze e Cruz em memória do único personagem que tombou no cumprimento de seu dever; em defesa da lei e da ordem; soldado Adrião; no episódio da manha de julho de 1938  partiu do pesquisador e escritor Antônio Vilela, com o apoio decisivo do Cariri Cangaço, da SBEC e do GECC, quando no dia primeiro de março de 2012 com a presença de vários pesquisadores foi fixada naquele sítio histórico a homenagem em memória do militar.

O Conselho Consultivo do Cariri Cangaço; 
o GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará ; 
o GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço e 
o GFEC - Grupo Florestano de Estudos do Cangaço 
subscrevem essa Nota Oficial em repúdio ao ato 
absolutamente absurdo e criminoso que nos afronta a todos. 

Aguardamos das autoridades constituídas as medidas cabíveis e necessárias e absolutamente urgentes na direção de que sejam apuradas sob que circunstancias e que sejam apresentados os verdadeiros responsáveis pelo ato criminoso, que violenta não só a memória do militar no cumprimento de seu dever, mas todos que reconhecem na busca da verdade, as bases sólidas para construção de nossa história.

CARIRI CANGAÇO
GECC - GPEC - GFEC

16 comentários:

CARIRI CANGAÇO disse...

Comentários

Marcella Lopez : Lamentável!

Gilmar Teixeira:Tem o meu apoio, em uma guerra sempre há o opositor, respeita se os mortos de uma batalha de ambos os lados, assim caminha a humanidade!

Carlos Alencar: O respeito é fundamental, pois tudo faz parte da história .

Quirino Silva: Essa forma de ação visa, tão somente, satisfazer vaidades pessoais e Interesses individuais, mutilando à nossa historia.

Robério Santos: São os poderosos querendo mudar a história... Lembrei-me de Arquivo-X e o Canceroso!

Marcos Pinto : Inconcebível! É um atentado à história.

Camilo Lemos: Inaceitável

Apolo Scherer Albuquerque: Lamentável!!

Juliana Pereira: Sensacional! Parabéns pela nota, o Cariri Cangaço mais uma vez sai na frente, em defesa da história, da cultura e do patrimônio histórico.

Marcelo Rocha: Quem foram os poderosos que a tiraram?

CARIRI CANGAÇO disse...

Dally Rocha : Lamentável tamanha estupidez

Sousa Neto: Lamentável!!!

Marcia Filardi Neliton Silva: Sem palavras

Pedro R. Melo: Falta se o respeito ao patrimônio Histórico, um ato grotesco de vandalismo e grande covardia.

Franci Janio: FALTA DE RESPEITO!

Eliana Brito Fernandes: Lamento

Vanessa Rosa Novaes F. Ferraz: Lamentável a falta de respeito com a história e com o povo!

Geraldo Moreira de Oliveira: O mesmo condenável ato foi praticado com a cruz fincada pelo então Tenente Bezerra em homenagem a Lampião e os demais mortos naquela grota. Em conversa no local, disseram que a Neta de Lampião foi a autora, trocando a original pela atual.

Rubelvan Lira: É absurdo e falta de respeito o que aconteceu se colocaram a placa e porque ele merecia, apesar dele não ter sido morto em combate tendo sido executado por um companheiro.

CARIRI CANGAÇO disse...

José Cícero Silva: Simplesmente deplorável este ato. Sem dúvida Um crime de lesa-história e, que por conseguinte deve ser inapelavelmente repudiado por todos quantos compreendem o valor e a importância de registros legítimos e fidedignos como este edificado em Angico pelo amigo pesquisador Vilela. Que as autoridades tanto de Piranhas-Al quanto de Poço Redondo-SE possam dá uma resposta urgente à sociedade do bem e a comunidade pesquisadora de todo o Nordeste e do além-fronteira. Parabéns ao Cariri Cangaço por trazer este fato triste ao conhecimento dos estudiosos do cangaço em particular, bem como à opinião pública em geral. Quem perpetrou esta barbárie histórica precisa ser penalizados sob a forma da lei. Estejamos vigilantes... Não deixemos que os imbecis da intolerância 'matem' a história com suas truculências e ignorância cavalar... A verdade há de vencer sempre e novamente!!!

CARIRI CANGAÇO disse...

Kydelmir Dantas: Não foi a primeira vez que a história dos mortos na Grota do Angico recebeu um ataque à sua memória. No início dos anos 60 do século passado o Capitão João Bezerra chantou nas pedras daquele recanto uma cruz grande com outras 11 em respeito aqueles cangaceiro(a)s mortos no combate das Forças Volantes de Alagoas contra o bando de Lampião. Tempos depois esta cruz foi indevidamente retirada daquele local, em nome de se criar um museu do cangaço e hoje se encontra numa faculdade de Aracaju. O ataque à memória do soldado ADIÃO PEDRO DE SOUZA, com a intenção de ocultar a verdade histórica, também é um ataque aqueles pesquisadores que palmilham a história do cangaço no Nordeste brasileiro, Antonio Vilela, João de Souza Lima, Wilson Seraine Da Silva Filho, Alcino Costa (in memoriam), Antonio Amaury Correia de Araújo e tantos outros. É tentar ocultar que ali morreu um cidadão no cumprimento do seu dever militar e que é uma alma a ser lembrada na Missa do Cangaço. As entidades envolvidas devem enviar uma nota de repúdio Para que as Câmaras de Vereadores de Piranhas e Poço Redondo as ratifiquem e deveria abrir um BO nas Delegacias de Polícia das duas cidades citadas, além de enviarem ofícios às Secretarias de Segurança dos estado de Alagoas e Sergipe notificando este absurdo. Nova cruz deverá ser instalada naquele local e esperamos encontra-la intacta nas próximas Missas do Cangaço. Esta é minha mensagem de repúdio aquela agressão à História.

CARIRI CANGAÇO disse...

Confirmando o que bem disse o inesquecível amigo pesquisador e historiador do cangaço, Alcino Alves Costa, OS MISTERIOS DE ANGICO parecem ser continuados e eternos: Dias atrás surgiu mais um dos capítulos dessa MISTERIOSA TERRA que em 28 de julho de 1938 ficou coalhada de sangue dos cangaceiros Lampião, Maria Bonita e mais nove companheiros, além do soldado Adrião Pedro de Sousa, o único que tombou EM ESTRITO CUMPRIMENTO DO SEU DEVER LEGAL... E foi justamente desse bravo soldado que morreu em combate que fora VILIPENDIADA A SUA MEMÓRIA, um vilipendio sem precedente vez que MISTERIOSAMENTE a única homenagem a ele existente fora COVARDEMENTE arrancada e dada como desaparecida do local da sua morte...
Mas o COVARDE ULTRAJE, na verdade um CRIME de FURTO, um CRIME de DANO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO, capitulados nos artigos 155 e 163 do Código Penal, não foi somente contra a memória do bravo soldado Adrião, não foi também fato isolado contra o valoroso ato do amigo/irmão pesquisador e escritor, ANTONIO VILELA que em comum acordo com os MOVIMENTOS e GRUPOS DE ESTUDOS DO CANGAÇO afixou em 01/03/2012 uma Placa de Bronze e Cruz a esse HOMEM DA LEI na mesma área em que há Placa e Cruzes aos citados bandoleiros, sem dúvida, foi um ATO AVILTANTE E CRIMINOSO CONTRA TODOS NÓS NORDESTINOS, CONTRA OS SOFRIDOS SERTANEJOS DE OUTRORA E SEUS SUCESSORES QUE VIVENCIARAM ESSA SAGA, CONTRA TODOS NÓS PESQUISADORES E ESTUDIOSOS DO CANGAÇO e CONTRA A PRÓPRIA HISTÓRIA, vez que com essa tentativa de apagar a memória desse policial, apaga-se também a sua história pouco conhecida...
Assim, no meu entender, do mesmo jeito que se deve preservar o local da morte de LAMPIÃO e seus asseclas com todas as homenagens pertinentes, também deve ser preservada a memória do soldado ADRIÃO PEDRO DE SOUSA.
Bem verdade é que não posso e nem devo ser leviano para acusar ou suspeitar de A ou B como praticante de tais crimes, entretanto, a própria história pede passagem, aliada aos homens de bem que fazem parte deste torrão, para solicitar que a JUSTIÇA SEJA FEITA. Desse modo, indignado como historiador e surpreso com homem da lei, na qualidade de Delegado de Polícia no Estado de Sergipe, não poderia e não posso em hipótese alguma ficar omisso, cometer o delito de prevaricação, ao tomar ciência de um crime e não requerer as providencias legais para a sua devida apuração, razão pela qual, OFICIALIZAREI AO SENHOR SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DE SERGIPE encaminhando este texto e a NOTA DE REPÚDIO do Cariri Cangaço e demais Grupos de Estudo do Cangaço, bem como das matérias jornalísticas pertinentes para que o mesmo designe um Delegado Especial para presidir a investigação, vez que a área não é da minha circunscrição, e enfim se instaure o competente Inquérito Policial e se chegue aos verdadeiros responsáveis por tamanho VILIPENDIO, doa a quem doer, sob pena de que “SE A MODA PEGAR” termos que colocar outras CRUZES ENTERRANDO AS CRUZES DA MISTERIOSA GROTA DO ANGICO.
Aracaju, 01 de agosto de 2016.
Archimedes Marques
Historiador/ Delegado de Polícia em Sergipe.

CARIRI CANGAÇO disse...

Rossi Mágne: Comungo totalmente desse repúdio do Cangaceiros Cariri. Amanhã mesmo, irei conceder entrevista a uma emissora de rádio daqui da cidade de Propriá, Sergipe e falarei sobre esse lamentável ato.

Aretuza Simonetta: Lamentável 😞

Lina Braite: Lamentável. A falta de respeito por um passado histórico .

Fernando Vital :Falta de respeito sem precedentes. Essa placa deve retornar urgentemente pela honra daqueles que trabalham de forma honesta e que cumpre seus deveres como fez o soldado adrião que pra mim foi herói na massacre de agicos dando sua vida para dar cabo as ruaças de lampião e seu bando.

James Cardozo: O secretária de meio ambiente de Sergipe juntamente com o superintendente e o gestor do monumento natural grota do angico foram notificados do acontecido e tão tomando as medidas para solucionar o caso lamentável aqui na grota.

Giovane Macário Gomes de Sá: Quando eu cheguei para pernoita na Grota e não vir a Cruz do Soldado Adrião fiquei indignado com uma acontecimento.Quem fez isso merece uma camada de Pau para cria vergonha e respeita a memória do Soldado que tombou naquela madrugada de 28 julho de 1938

Geraldo Júnior :Compactuo do mesmo pensamento Manoel Severo Barbosa. Todos que ali tombaram sem vinda fazem parte da história. Uma atitude absurda como essa pode gerar problemas desnecessários.

Giovane Macário Gomes de Sá : Uma falta de respeito pousada se fosse de Lampião e Maria Bonita estaria uma repercussão, a mídia estaria divulgando o fato à cada momento e a Polícia estarei procurando os culpados. Mais foi a Cruz de um Volante e homem que jurou proteger com a vida o próximo e cumpriu o sua promessa, mais as autorizadade não deram a devida atenção aos fatos.

Daniel Catunda :É de lascar

Diogo Ferraz: Absurdo contra sua própria cultura histórico

Marigelbio Lucena: Quem diabo terá feito isto!!?? Talvez um lobo solitário que roubou para ter um troféu do local

Giovane Macário Gomes de Sá: Quem fez isso é uma pessoa da pior espécie humana pois todos criminosos e vândalos são analfabeto históricos e não ver o valor histórico e simbólico que aquela cruz tinha para nós historiadores ,pesquisadores e amante do tema Cangaço.

José Airton D. Cabral : Quem fez isto é bandido da pior espécie, geralmente pessoas desse tipo aqui em SP morre nas mãos da Rota, tira os metais para vender e usar drogas que vão destruir outras vidas.

Quirino Silva: Essa forma de ação visa, tão somente, satisfazer vaidades pessoais e Interesses individuais, mutilando à nossa historia.

Wilma Maria Ferreira Leite: Absurdo!!!

Marcia Filardi Neliton Silva : Inconcebível

Biagio Grisi Artesão: ABSURDO! INACEITÁVEL!

Franci Mary Carvalho Oliveira : Um absurdo! Compartilho o mesmo pensamento do amigo Manoel Severo Barbosa!

Aline Melo : Lamentável esse tipo de ato ainda acontecer com a nossa história.

Francisco Alves de Lacerda: É uma utopia de que o cangaceiros não cometerão assassinato destruição de lavouras e de matança de gado pra alimentos pro bando que durou cerca de 21 anos.

Giovane Macário Gomes de Sá: Precisamos que as autoridades competentes resolva o problema do vandalismo que fizeram com a Cruz do Soldado Volante Adrião. Pois isso foi a maior falta de respeito com a memória da família e estudiosos do Cangaço e os descendentes de Volantes, esse ato criminoso feriu profundamente nosso memória.

Devanier Lopes: Quem fez essa besteira?

Raul Meneleu Mascarenhas: Mais um calo do cangaço provocado por aqueles que acham que aquele local pertence somente a Lampião. Essas pessoas têm que entender que foram perdedores. Perderam entende? Eles acham que até mesmo o Padre que ordena a missa, deve apenas falar dos cangaceiros! Esses não são amantes da história real pois querem branquear os crimes dos cangaceiros e torna-los defensores dos pobres, coisa que nunca foram.

Wilma Maria Ferreira Leite: Um vândalo!
Mas cabe as autoridades caça-lo e coloca-lo atrás das grades!

Devanier Lopes: E SE FOR ALGUÉM "GRANDE? QUE ACONTECERA?

CARIRI CANGAÇO disse...

Luma Holanda : É de uma "ignorância literária" (com aspas, sendo generosa) sem tamanho. Não possui a menor noção do que são anos pesquisando um vai e vem que constitui uma vida: momentos de história arrancados do movimento da história, mas, que lhe são devolvidos através de Lugares de Memória para ser lembrado. O grande escritor francês Pierre Nora, diz que não haverá sempre uma memória duradoura, por isso é necessário seguir sempre vestígios e traços, pois é a maneira de se opor ao efeito devastador da rapidez contemporânea conhecida como aceleração da história... Vamos continuar nos opondo a esse efeito devastador e desintegrador de história e memória!!!!!

CARIRI CANGAÇO disse...


Raul Meneleu Mascarenhas: Esse patrimônio é público e está situado em área de preservação. Além de atestar a história tem valor simbólico das vidas tiradas nesse local. A quem interessa retirar o nome do soldado que foi morto nesse embate em cumprimento do dever para defender a sociedade desses famigerados bandidos? Por que tiraram essa placa? Por que não foi retirada a placa com o nome dos cangaceiros? Querem apagar da memória do local o soldado Adrião?
Urge que as autoridades que administram o parque e a delegacia de polícia de Poço Redondo, investiguem esse crime contra o patrimônio histórico. Não estamos brincando com coisas sérias, Somos escritores, pesquisadores, historiadores e não nos deixamos levar por sentimentos emotivos! A saga cangaço, envolve civis, militares, coronéis e cangaceiros. Lampião nunca iria ser lembrado se não fossem esses que o combateram e na atualidade os grupos que estudam o cangaço em busca da verdade. Se tentarem apagar a memória dos que combateram esse bandido e sua malta, acabarão também com essa história. Não tentem "branquear" o histórico de Lampião transformando-o em um herói que ele nunca foi. ERA BANDIDO DA PIOR ESPÉCIE! Não adianta retirar a placa do soldado Adrião pois somos todos placas de soldado Adrião. Para esse autor desse crime, ou autores, a mão pesada das forças da lei e da ordem, porão novamente esses que se aliaram a cangaceiros tentando transformar esses bandidos em cidadãos preocupados com o social e a justiça. Como disse, ERAM BANDIDOS DA PIOR ESPÉCIE e foram combatidos por diversos e valorosos homens da força pública. UM RECADINHO para esse MALFEITOR ou malfeitores que isso fizeram: Vamos busca-los onde estiverem, pois esse atentado não irá passar em branco. Todos estarão com olhos abertos para denunciar esses bandidos que isso fizeram.

CARIRI CANGAÇO disse...

Narciso Dias: Falar de repúdio seria um sentimento muito pequeno para os verdadeiros amantes envolvidos de corpo e alma preocupados com a verdadeira história do nosso Nordeste e a cada evento esclarecendo sem cortinas a realidade dos fatos, nunca em hipótese alguma devemos falar (principalmente de cangaço) envolto por fanatismo, o quê os verdadeiros estudiosos fazem é com extrema responsabilidade. Portanto se querem nos intimidar vandalizando de maneira tendenciosa não conseguirão. Pois somos fortes e já nos consolidamos como verdadeiros estudiosos comprometidos com o verdadeiro resgate histórico, nós não temos bandido de estimação, sempre respeitamos e nunca afrontamos família de ninguém, mais parece que falar a verdade nesse país incomoda, é principalmente aos acéfalos do conhecimento histórico. Portanto aos robores fanáticos fiquem sabendo que não vão nos calar com atitudes amadoras, pois, sabemos com sabedoria separar o joio e o trigo levando a verdade a público, consequentemente isso incomoda, pois provamos a cada dia que nunca existiu cangaceiro santo. Quem achar que missa, bonequinho de biscuit, quadrilha junina e grupo de xaxado beatífica cangaceiro estão redondamente enganados e devem estudar para conhecer a verdade. Nada contra às artes, folclore, atividades cênicas e romances, mais a realidade histórica é outra. Defendemos a história! Jamais BANDIDOS. A cruz do soldado Adrião foi destruída desafio destruírem nossos conhecimentos.

CARIRI CANGAÇO disse...


Archimedes Marques: Complementando, confirmo que hoje pela manhã fora entregue ao Secretário da Segurança Pública do Estado de Sergipe, a NOTITIA CRIMINIS, por mim elaborada em três laudas, precedida de outros documentos perfazendo 28 páginas, requerendo a INSTAURAÇÃO DO COMPETENTE INQUÉRITO POLICIAL, inclusive solicitando que seja designado um DELEGADO ESPECIAL para apurar o feito... Esperemos, portanto, o resultado da investigação, solicitando a todos que tiverem quaisquer informações que possam ajudar a polícia a descobrir os verdadeiros criminosos desse crime de FURTO e DANO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO que entrem em contato com o endereço do meu e-mail archimedes-marques@bol.com.br

CARIRI CANGAÇO disse...

Sálvio Siqueira em
28 de julho às 19:25
NA TARDE DO DIA 27 DE JULHO DE 2016, NOSSA EQUIPE "EXPEDIÇAO CANGAÇO ",FOMOS A GROTA DO RIACHO ANGICO ONDE, NA MANHÃ DO DIA 28 DE JULHO DE 1938, LAMPIÃO, MARIA GOMES E MAIS 9 CANGACEIROS E O SOLDADO ADRIAO, FORAM MORTOS. ADRIAO, ÚNICA BAIXA MILITAR TINHA, EM SUA HOMAGEM, UMA CRUZ E UMA PLACA. NÃO SABEMOS O PORQUÊ DE TÃO MESQUINHO E COVARDE ATO DE VANDALISMO FORA PRATICADO. ALGUÉM, DIAS ANTES SEGUNDO A ADMINISTRAÇÃO DO PARQUE, FOI NA GROTA E RETIROU TÃO SUBLIME HOMENAGEM HISTÓRICA. PEDIMOS AS AUTORIDADES COMPETENTES A DEVIDA INVESTIGAÇAO.

CARIRI CANGAÇO disse...

Verluce Ferraz: A partir do momento em que se afrontou o Direito com atos irresponsáveis, retirando a placa que homenageava um Defensor do Estado de Direito - fica a indagação : quem fez, porque fez, e a quem interessa provocar o Estado? Os cuidados devem ser redobrados por parte das autoridades e dos que promoveram os passeios com o intuito de estudar - da mesma forma que ocorreu com o patrimônio do Estado, pode ocorrer com os pesquisadores que podem ser mal interpretados e sofrerem danos físicos e morais. Dentro da programação do CARIRI CANGAÇO precisa pedir acompanhamento de autoridades policiais para resguardar a integridade de todos.

CARIRI CANGAÇO disse...

Chagas Nascimento: O problema é que, a grande maioria dos simpatizantes do tema, não tem um mínimo de conhecimento dos fatos. Acreditam que Lampião roubava dos ricos para dar aos pobres, acham que ele foi um defensor dos menos favorecidos. Talvez, para o vândalo, uma homenagem ao soldado Adrião, foi um desrespeito ao seu herói Lampião. Se não foi este o motivo, então foi uma ação de algum espírito de porco. É o que não falta no mundo é gente má!

CARIRI CANGAÇO disse...

Jair Tavares: A História mutilada.
Dia 27 de Julho de 2016 foi um dia de luto para quem tem um mínimo de respeito pela história do nosso sertão. Grota de Angicos local onde o famanaz bandido Lampião foi morto pelas forças oficiais da época amanheceu com um ato de vandalismo programado e covarde que não podemos perdoar: A destruição dos símbolos póstumos do soldado Adrião Pedro de Sousa.
Podemos afirmar que o braçal que destruiu os símbolos póstumos do soldado Adrião Pedro de Sousa no sovaco de Angicos, não verdade, não sabia nem quem era Adrião. Ele foi contratado para destruir só a cruz e a lápide isolada do infortunado soldado. Este vassalo agora vai saber quem foi Adrião pois vai ouvir o nosso grito de repúdio geral, e, talvez, possa supervalorizar esse ato cobrando muito caro aos "mandantes" para manter o segredo oculto. Esse braçal foi mandado por alguém que costuma fazer isto e faz de tudo para denegrir o mérito das força oficiais que deram cabo a um bandido frio, covarde, sanguinário, ladravaz dos humildes e puxa-saco do potentados,este bandido, todos sabem, foi Lampião. Esperamos que esse braçal peça muito dinheiro ao famoso mandante para manter o segredo ao longo dos anos, e que, quando este não mais suprir suas necessidades, ele(o executor do crime) possa nos revelar a verdadeira face de quem nós todos já desconfiamos.
Fim da conversa no b

Leandro C. Fernandes disse...

Deixo aqui minha indignação pela retirada, na surdina e de maneira covarde, da placa alusiva à morte do bravo soldado Adrião Pedro de Souza. Esse ato configura-se em delito grave, pois além tentar destruir a memória do soldado homenageado, o faz às portas de um evento como o Cariri Cangaço, qual fosse um "tapa na cara" dos pesquisadores e daqueles que encaram a temática de maneira imparcial. Que a Polícia encontre o (os) Vândalo (s) e o (s) puna com o devido rigor. Leandro C. Fernandes

CARIRI CANGAÇO disse...

Como pesquisadora, escritora e Mestra em LUGARES DE MEMÓRIA DO CANGAÇO pela UFPB, assino embaixo a NOTA DE REPUDIO CARIRI CANGAÇO, quanto a violência e a "ignorância literária" na retirada da Placa ao Soldado Adrião Pedro de Souza,na Grota de Angicos. Claro que quem fez isso não tem muita noção do que são LUGARES DE MEMÓRIA, não sabe o que é memória e história vivida, não sabe que esses locais são os lugares onde a memória se cristaliza e se refugia. Não sabe como é importante, a defesa de uma memória sobre fatos guardados. "Sem vigilância comemorativa, a história depressa os varre... (Pierre Nora) ". Parabéns Cariri Cangaço,Narciso Dias -GPEC !!!
Luma Holanda, João Pessoa PB