Novo Desafio Cariri Cangaço: Exu !


Quando se fala em Nordeste, em nordestinidade e em seus principais personagens, sem dúvidas temos que nos curvar diante de uma unanimidade: Luiz Gonzaga do Nascimento ou Luiz Lua Gonzaga, o Rei do Baião. 

Pois bem, Luiz Gonzaga o Rei do Baião será o convidado mais que especial no mais novo desafio do Cariri Cangaço: Pernambuco se torna de vez nossa casa, depois da grande realização que foi a edição em Floresta e Nazaré do Pico, em maio de 2016, estamos chegando de uma só vez a Exu, Serrita e Granito. Sejam bem vindos ao Cariri Cangaço Exu.

Por enquanto as equipes de colaboradores já começam a esboçar as linhas principais do esperado evento. "Estamos reunindo esforços para fincar de vez a bandeira do Cariri Cangaço em Pernambuco, desta vez unindo a força de Exu e ainda os município de Serrita e Granito, cada um desses com sua memória e história, pontuada de episódios marcantes como o Fogo da Ipueira dos Xavier, uma das mais famosas resistências a Lampião da historia, e teremos sim como grande convidado especial o maior ícone da cultura de nosso sertão:Luiz Gonzaga"! Reforça Manoel  Severo, curador do Cariri Cangaço.

Eimar Xavier, Manoel Severo e Nemézio Barbosa em visita a Ipueira dos Xavier

As conversas para a realização do Cariri Cangaço Exu-Serrita tiveram seu inicio ainda em 2011 quando o curador do evento esteve em visita a Serrita e à fazenda Ipueira dos Xavier, Manoel Severo ao lado de Nemézio Barbosa foram recebidos por Eimar Xavier, um dos descendentes dos defensores da vila no famoso episodio de fevereiro de 1927 que teve a frente Pedro Xavier. "Para nós da Ipueira dos Xavier será uma grande honra realizar o Cariri Cangaço aqui em Serrita, sem dúvidas o maior evento de cangaço do Brasil" comenta Eimar Xavier.

O tempo passou e mais uma vez o destino foi generoso com o empreendimento. Bibi Saraiva, pesquisador, escritor e memorialista de Exu, Ex-Secretário de Cultura e atualmente Secretário de Obras de Exu, entusiasta da ideia de realizarmos o Cariri Cangaço lá pelos lado pernambucanos da Chapada do Araripe comenta: "Severo vamos sim realizar um grande evento e vamos unir: Exu, Serrita e Granito, neste grande Cariri Cangaço Exu !" 


Dentro do Cariri Cangaço Piranhas 2016, nos próximos dias 28 a 30 de Julho, teremos o lançamento do livro de Bibi Saraiva, sobre o conflito das famílias Saraiva e Alencar em Exu: O Império dos Rifles; além de uma reunião de trabalho quando o Conselho Consultivo Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço,  juntamente com a equipe de Exu, definirão os próximos passos para a realização de mais esse empreendimento com a marca Cariri Cangaço.

Cariri Cangaço

Nenhum comentário: