.
A notícia não é nova e ao mesmo tempo sim pois foi disseminada entre poucos pesquisadores. Como trata-se de personagem secundária a grande mídia que já não toma conhecimento ou raramente noticia fatos de outros coadjuvantes que dirá uma personagem secundária. Recebemos a informação somente ontem, através do pesquisador e escritor Antonio Vilela, que faleceu o policial volante GEMINIANO LUIS SARMENTO- o Cabo Grilo. Morador de Entremontes - AL (vide foto abaixo). Foi este homem que teve a incumbência de enterrar e desenterrar LAMPIÃO. A causa da morte foi um ataque cardíaco, no dia 20 de abril/10.
Cabo grilo fazia parte da volante de Ten. João Bezerra, e ficou na retaguarda no combate de Angicos/SE, tendo chegado ao local, depois da morte dos cangaceiros.Em entrevista ao pesquisador "VILELA", assim se pronunciou o CABO GRILO:
" Eu cheguei depois das mortes ( Lampião..). Eu fui enterrar os corpos uns quatro dias depois. Os corpos podres, fedendo feito á porra. Quartorze dias depois, fui desenterrar novamente... (por ordem do Ten. José Lucena )..."
Convém ressaltar, que a cangaceira MARIA, companheira de JURITI , também faleceu há algum tempo atrás, porém não temos maiores informações. Como se vê, existem hoje, poucos ex-cangaceiros e ex-policiais sobreviventes do ciclo do cangaço para contar a história.
Um abraço a todos
IVANILDO ALVES SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Fonte: a partir do espetacular lampiãoaceso.blogspot , do amigo Kiko Monteiro
.
19 comentários:
Alguém sabe o porquê de Maria Bonita está nua? Porque o Cabo Grilo se referiu apena a ela, como estando nua? Teria corpo de Maria sido violado? Quais teorias a cerca deste fato, como uma demonstração de afronta o já morto Lampião?
É sempre bom termos este tipo de informação, valeu mestre Ivanildo. Por falar nisso, gostaria de saber quais cangaceiros ainda estão vivos e onde estão morando atualmente.
Juliana Ischiara
MEU CARO CONFRADE IVANILDO, MUITO BOA A SUA POSTAGEM SOBRE O HOMEM QUE ENTERROU LAMPIÃO. PARABÉNS. ABRAÇOS: BOSCO ANDRÉ.
AMIGA JULIANA E CARO COLEGA BOSCO ANDRÉ:
CANGACEIROS QUE AINDA ESTÃO VIVOS:
- MORENO (mora em Belo Horizonte); CANDEEIRO (Buique/PE); VINTE E CINCO (Maceio/AL); BORBOLETA ( não se tem com precisão o seu endereço, acham que mora em Mato Grosso ou Montes Claros/MG); DULCE (mora em Campinas).; ARISTÉIA ( Paulo Afonso/BA).. etc
POLICIAIS/VOLANTES QUE AINDA ESTÃO VIVOS:
Ten. JOÃO GOMES DE LIRA, 95 anos (Nazaré do Pico/PE); SGTº ELIAS MARQUES ALENCAR, 93 anos ( Olho dágua do Casado/AL); Soldado ANTONIO VIEIRA, 97 anos (Delmiro Gouveia/AL), MANOEL CAVALCANTI DE SOUZA- Neco Gregório ou Neco de Pautilha (Floresta/PE); TEÓFILO PIRES NASCIMENTO, 89 anos (matou o cangaceiro CALAIS, mora no povoado São José, distrito de Chorrochó/BA) ..etc...
OBS: Existem outros, ainda vivos, mas preferem o anonimato ( medo de vingança..etc..)
AMIGA JULIANA:
Sua pergunta sobre Mª Bonita é procedente. Ela, após a morte, teve o corpo violado, mutilado, inclusive, afima a bibliografia cangaceira, que foi introduzido um "pedaço de pau ", na vagina da mesma.
OBS: Se alguns dos leitores, tiverem informações de outros ex-cangaceiros/volantes, que ainda estejam vivos, por gentileza, faça a postagem neste tópico, a fim de que todos tomem conhecimento dessa importante informação.
Um abraço a todos.
IVANILDO ALVES DA SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Membro da SBEC
Natal/RN
Amigo Ivanildo:
Obrigada por suas informações, como estudiosa do fenômeno cangaço, vejo tais informações com grande relevância.
O saber quem ainda está vivo e onde moram, nos ajuda a compreender um pouco mais sobre estes homens e mulheres que atuaram neste palco tão inóspito que é o sertão nordestino e em um período histórico, político e cultural tão adverso como foi o Brasil e em especial o nordeste de cangaceiros e coronéis. O fenômeno cangaço é tão complexo e instigante que mesmo depois de tantas décadas, alguns protagonistas ainda temem a vingança.
As informações sobre o corpo de Maria Bonita, são informações importantes, não só pelo fato em si, mas para entendermos as questões concernentes à vitimologia e à criminologia que envolve o cangaço e seu trágico final.
Mestre Ivanildo, mais uma vez, obrigado por sua presteza e atenção. Além de sua dedicação ao fenômeno em tela.
Valeu!!!
Juliana Ischiara
Gostei das informações.
Miguel Teles
Grande Miguel Teles, fotógrafo, documentarista, pesquiador e estudioso da história e formação cultura nordestina.
Gosto muito de suas pesquisas e trabalhos sobre Vaqueiros, Cangaço e Canudos.
Vale a pena ver os documentário já produzidos,sobre o cangaço e sobre os vaqueiros.
Bem vido ao blog Cariri Cangaço, se abanque!!!
Juliana Ischiara
Foi com grande satisfação que lí este artigo sobre a morte de Germiniano Luiz Sarmento "Cabo Grilo".Satisfação esta porque sou neto dele e desde pequeno me maravilhava com as histórias desta longa batalha travada entre a volante e o cangaço, narradas por ele. Não só esta história, mas várias outras ele narrou e pode ser comprovada com a esposa dele (minha vó) Alba Corrêia Sarmento.
Gostei muito. Valeu!
Madson artur - Aracaju-Se
ELIAS ALENCAR DE OLHO DAGUA DO CASADO um sargento que fez parte dessa historia,96 anos de historia e coragem, que deus lhe de muitos anos de vida a o senhor e toda a sua familia ALENCAR DE OLHO DAGUA DO CASADO.
ELIAS ALENCAR sargento, rumo que sua familia não tomou,sua familia tomou o rumo da politica, ELIO ALENCAR seu filho foi o primeiro na decada de 80 que entrou na politica de olho dagua do casado como VEREADOR, PREFEITO POR 2 MANDATOS, VICE PREFEITO(20 ANOS NO PODER), e ate hoje o atual prefeito GUALBERTO que é seu qunhado, tem ligaçoes diretas com ELIO ALENCAR a sua influencia e seu trabalho realizado é de dar muito orgulho para o povo dessa cidade, ELIAS ALENCAR PAI, ELIO ALENCAR FILHO.
Dr. Ivanildo Alves da Silveira:
Não sei como é que ainda existem pessoas duvidando da morte de Lampião. Se Lampião tivesse escapado da chacina da Grota de Angicos, na madrugada de 28 de julho de 1938, com certeza, um homem corajoso e destemido como era ele, tinha voltado ao sertão pernambucano, sua terra natal, para dizer aos seus conterrânios: "Eu, Virgulino Ferreira da Silva, vulgo, capitão Lampião, está vivo, gordo e sadio". Em especial, teria infernado a vida do tenente José Lucena, causador da morte de seu pai.
Senhores escritores e pesquisadores: Pelo amor de Deus, não contrariem a literatura lampiônica,já que foi montado o dominó do cangaço pelos próprios senhores.
José Mendes Pereira - Mossoró - Rio Grande do Norte.
Dr. Ivanildo Alves da Silveira:
Não sei como é que ainda existem pessoas duvidando da morte de Lampião. Se Lampião tivesse escapado da chacina da Grota de Angicos, na madrugada de 28 de julho de 1938, com certeza, um homem corajoso e destemido como era ele, tinha voltado ao sertão pernambucano, sua terra natal, para dizer aos seus conterrânios: "Eu, Virgulino Ferreira da Silva, vulgo, capitão Lampião, está vivo, gordo e sadio". Em especial, teria infernado a vida do tenente José Lucena, causador da morte de seu pai.
Senhores escritores e pesquisadores: Pelo amor de Deus, não contrariem a literatura lampiônica,já que foi montado o dominó do cangaço pelos próprios senhores.
José Mendes Pereira - Mossoró - Rio Grande do Norte.
Boa tarde a todos. Estou fazendo uma pesquisa sobre o Cangaço e não encontrei dados sobre aonde realmente estão enterrados os corpos de Lampião e Maria Bonita. Uns amigos de Mossoró disseram que no cemitério local consta placa informado que é lá, mas nunca vi registro histórico sobre este fato. Quem puder informar, agradeço muito!
Meu pai avó que amei tanto o Cabo grilo me votava muitas histórias quando criança ja mais eu vou esquecer desse grsndre homem me emocionou a história em rever a foto saudafes desse meu velho homem
Luíza Cruz, na cidade de Mossoró RN está enterrado apenas o corpo do cangaceiro Jararaca.
Históroadores contam que fizeram horrores com os corpos inclusive foi encontrado pedaco de madeira na vagina de Maria Bonita .
Gustavo Tadeu Ferreira de Alencar
Vendo um documentário na televisão, deparei-me com a entrevista do Sargento Elias Marques de Alencar e de pronto identifiquei como irmão de meu pai, Pedro Marques de Alencar, nascido em 17/05/1904, em Mata Grande - Al. Gostaria de ter contato com outros parentes, principalmente meus primos Marilena e Humberto, filha e genro de tia Ceci Alencar. São moradores de Maceió, ela ex funcionária da Petrobras e ele professor da Universidade Federal de Alagoas. Meu e.mail é gustavoalencar.uniformes@hotmail.com, facebook Gustavo Alencar - RJ. Desde já agradeço a atenção
Aguardo ansioso qualquer informação sobre meus parentes. Desde já obrigado.
Só tem uma cangaceira viva que estava no dia da morte de lampião em anjicos, o nome dela é Dulce, dizem que mora em campinas são Paulo.
Um personagem anônimo mas muito importante foi o armeiro que prestava serviço para lampião e outros cangaceiros. Morreu em 1976 e seu filho mais velho e último vivo que o ajudava no ofício faleceu no RN em 2016 . Levaram para o túmulo a localização dos armamentos guardados sob seus cuidados inclusive armas pessoais de Lampião, Luiz Pedro e corisco. Na época eu não me interessava pelo assunto. Fico imaginando que tive oportunidade de saber o paradeiro exato das armas. Acho que ficavam guardadas em um local chamado Saite. Pois meu pai contava que meu tio levava até esse local as deixava e trazia as que precisavam de reparos. Não havia contado visual juntos as mesmas ficava o pagamento.
Postar um comentário