Aurora, cenário marcante do Cariri Cangaço 2011 Por:Manoel Severo

.
Bosco André, José Cícero, Manoel Severo e Sousa Neto

Reunião de trabalho marcou a confirmação do município de Aurora como um dos principais anfitriões do Cariri Cangaço 2011. O encontro entre a Curadoria do evento e representantes do município aconteceu na sede da Secretaria da Cultura de Aurora, sob o comando do pesquisador, escritor e poeta, José Cícero. Ao encontro compareceram, além de Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, os pesquisadores Bosco André e Sousa Neto.

 
Caravana Cariri Cangaço visita a lendária Estação da RVC, onde tombou baleado, Izaias Arruda

O secretário de cultura de Aurora, pesquisador do cangaço José Cícero, que na oportunidade representou o prefeito municipal Adailton Macedo, asseverou "a grande satisfação do município em acolher pelo segundo ano consecutivo o Cariri Cangaço e afirmou que a cidade já se prepara para receber o grande público que com certeza estará participando do evento."

Para o pesquisador Bosco André, a "presença de Aurora se configura como um dos pontos centrais do Cariri Cangaço, uma vez que foi cenário e palco de um dos episódios mais fortes da vida de Lampião, que foi a traição de Izaias Arruda". Já Sousa Neto considera que é "muito importante essa conjunção de esforços dos municípios do cariri, como Aurora, Barro, Missão Velha, Barbalha, Crato e Juazeiro, para fortalecer a memória e a história de uma época tão importante.

NOTA CARIRI CANGAÇO: Aurora receberá a segunda nloite solene do Cariri Cangaço 2011, precedido de visita técnica o município recebe a caravana de convidados e o público em geral, na noite de quarta-feira, dia 21 de setembro.
.

7 comentários:

ADERBAL NOGUEIRA disse...

Grande José Cícero, mais uma vez obrigado pelo brilhante depoimento dado para o documentário "O Último Apito". Valeu. Gostaria de avisar aos amigos que amanhã no Theatro José de Alencar será lançado o documentário "Os Últimos Cangaceiros", de Wolney Oliveira. Com certeza um grande trabalho.
Aderbal Nogueira

pedro luís disse...

PARABÉNS AO POVO DE AURORA, JOSÉ CÍCERO E SEVERO (INCANSÁVEL GUERREIRO NORDESTINO)!!!!
AURORA É MARCO HISTÓRICO INDELÉVEL, LOCAL QUE ATRAIU A VINDA DE FLORO BARTOLOMEU AO CARIRI CEARENSE, ALÉM DE PALCO DA GÊNESE DO ATAQUE DE LAMPIÃO A MOSSORÓ!!!

Julio Cesar disse...

Um dos grupos mais atuantes da história do cangaço.
Essa parceria está sendo extremamente rica, transformando esse grupo em uma fonte de pesquisa e produção literária muito importante para o Ceará e todo o Nordeste.
Já está sendo formação de quadrilha..rsrs

Abraços meus queridos amigos

Anônimo disse...

Quero parabenizar ao dinâmico prefeito Adailton Macedo por trazer nossa Aurora para um evento deste nível como é o Cariri Cangaço.
Não há menor dúvida de que temos em território Aurorense, histórias que irão se eternizar para nossos descendentes. Parabens a todos.

Gilson Baraúna
São José dos Campos

Helio disse...

Dr Pedro Luiz esse grande promotor da cidade de Crato, agora também fazendo parte da família Cariri Cangaço, seja muito bem vindo Dr. Pedro,

Aos amigos de Aurora, que ano passado não tive a oportunidade de acompanhar essa visita, esperamos neste ano, participar de todos os momentos, ao grande secretário José Cícero e ao prefeito Macedo, nosso abraço,

Professor Mario Helio

José Cícero disse...

Nós de AURORA É QUE, EFETIVAMENTE TEMOS QUE AGRADECER a todos vcs que integram o "Bando e a Volante" do Cariri Cangaço pelo companheirismo e dedicação a uma história pertecente a todos nós e que por isso mesmo coletivamente unimos forças para não deixá-la morrer. As novas gerações precisam saber de tudo isso. E nós temos esta (quase obrigação) de perpertuá-la pelos anos a dentro.
Abraços fraternos aos confrades: Severo, Mário Hélio, Gilson, Dr. Pedro Luís, Hélio e Aderbal Nogueira - nosso Bejamin Abraão pós-moderno. Obrigado a todos pela incomensurável colaboração...
José Cícero
SECULTE-Aurora
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.seculteaurora.blogspot.com
www.jcaurora.blogspot.com

José Cícero disse...

Meus cumpirmentos sinceros igualmente ao amigo Júlio César - nosso timoneiro de todas as marchas lampiôniocas, sobretduo as mais difíceis. Como também ao Gilson que sempre nos ler e acompanha aqui no CC.
JC-Aurora.