Coronéis do Cariri, capítulo importante do Cariri Cangaço 2011

.
Lendário Casarão do coronel Quinco Vasques

Quem se desloca de Barbalha para o município de Missão Velha, sentido sul/norte, vai encontrar cerca de 4km antes da entrada da cidade um entroncamento onde vamos encontrar a placa: Carnaúba dos Vasques. Trata-se de um entroncamento entre a CE e uma estrada viscinal, de terra batida, que também poderá nos levar, por desvios e veredas, ao aeroporto de Juazeiro do Norte.

Entrando nesta estrada, rodando cerca de 2km, vamos encontrar um Casarão ímpar, não só pela sua arquitetura de beleza incomum, mas e principalmente por toda a história e tradição que guarda por tras de suas espessas paredes.

Casal Cícero Vasques, Manoel Severo e Danielle Esmeraldo, na Carnauba dos Vasques, em Missão Velha.

O coronel Quinco Vasques, patriarca de uma das mais tradicionais famílias do cariri, notamente de Missão Velha, conduziu com mão de ferro e rigor, toda sua prole de nove filhos, traduzindo-se como um dos principais esteios de toda região. Para nossa satisfação estivemos mais uma vez visitando a Carnaúba dos Vasques, revendo o famoso Casarão e contatando com uma legenda viva de nosso cariri, na oportunidade fomos acolhidos por um dos maiores amigos do Cariri Cangaço, nosso estimado companheiro, neto do coronel Quinco Vasques; o coronel Cícero Vasques. Por ocasião da visita da caravana ao município de Missão Velha, teremos a oportunidade de conhecer mais de perto esse que foi um dos mais importantes personagens dessa história.

Manoel Severo
.

Nenhum comentário: