Lançado no Cine Ceará, "Os Últimos Cangaceiros".

.
Diretor Wolney Oliveira

A programação da noite da última sexta-feira dia 10, do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, reuniu público, artistas, jornalistas e realizadores para a pré-estreia do longa-metragem de Wolney Oliveira, "Os Últimos Cangaceiros". Na plateia, o destaque foi a presença de dona Aristeia, de 98 anos, cangaceira que pertenceu ao bando de Lampião e foi amiga de Durvinha e Moreno, personagens centrais do sensível documentário de Wolney, que também é diretor executivo do Cine Ceará.

Antes da exibição, Nicete Bruno foi homenageada com Troféu Eusélio Oliveira por sua profícua carreira no teatro, TV e cinema. Na quinta-feira, o público do Cine Ceará pôde assistir a atriz no curta Casa das Horas, do cearense Heraldo Cavalcanti, que participa da mostra competitiva representando o Estado. 

"Os Últimos Cangaceiros" resgata a história do casal Durvinha e Moreno, que durante 66 anos esconderam suas identidades de ex-cangaceiros do grupo de Lampião. O sigilo do casal era absoluto - estendendo-se inclusive a seus filhos - para poder reconstruir suas vidas após o fim do grupo de Lampião e Maria Bonita. Somente aos 95 anos, Moreno decidiu revelar toda a verdade e buscar em seu passado lembranças e um filho deixado aos cuidados de um padre.

Moreno e Duvinha

Recheado de depoimentos e imagens inéditas de arquivo, o longa retrata como o casal de cangaceiros chegou a Minas no final da década de 1930 fugindo dos ataques das forças federais que dizimou o grupo de Lampião - morto em 1938. Após quatro meses de fuga, margeando o Rio São Francisco, eles se estabeleceram na cidade de Augusto de Lima, na região central do Estado. Adotaram novas identidades e refizeram suas vidas. No final da década de 1960, o casal se mudou para Belo Horizonte.

Considerado um dos últimos cangaceiros homem, e um dos últimos integrantes do bando de Virgulino Ferreira, Moreno morreu aos 100 anos em 2010. Sua mulher, Durvinha, faleceu em 2008, aos 93 anos.

FONTE:cinema.cineclick.uol.com.br

Flagrantes da Noite, cortesia confrade Afrânio Cisne

 
Tomaz, Raimundo, Vera Ferreira e Edilson Junior 
Edilson Junior, Ângelo Osmiro, Vera e Tomaz 
Carlos Elydio, Edilson Junior, Antônio Amaury e Tomaz Cisne
.
NOTA CARIRI CANGAÇO: O nosso abraço ao Diretor Wolney Oliveira pelo grande trabalho e aos queridos amigos Lili, Inacinho e João Souto, a meu irmão de coração João de Sousa Lima por fazerem parte dessa história. Os Últimos Cangaceiros, sem dúvidas é um dos grandes lançamentos de 2011.
.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabens ao Diretor e amigo Wolnei. Desejamos muito sucesso e muita força na conquista do objetivo. O Brasil e seus amigos agradecem.Alfredo Bonessi - GECC- SBEC

Anônimo disse...

Quero deixar o nosso abraço ao diretor Wolnei, um garimpador de talentos e um grande profissional.

Reinaldo Dantas
UFC

Anônimo disse...

Parabens a Wolney oliveira, perpetuador do talento e trabalho do grande Eusélio.

Rita de Cássia Farias