Padre Cícero e Virgulino Ferreira Por:Manoel Severo

.
Famosa foto da Família Ferreira por ocasião da visita a Juazeiro do Norte em março de 1926

Comentário Recebido do companheiro Jairo Costa:
Caro Severo, antes de mais nada parabéns pela entrevista. Gostaria de lhe perguntar se o Pe. Cícero contatou o lampeão e seus capangas pra fazer frente à coluna Prestes?

Caro Jairo, em princípio gostaria de agradecer sua visita a esta página do cariricangaco.com; quanto à sua indagação, apesar de não me considerar devidamente credenciado, permita-me fazer algumas reflexões sobre o referido episódio da visita de Virgulino Ferreira a Juazeiro do Norte.


Poderia começar provocando e ressaltando alguns pontos dentro do contexto da época. Juazeiro já era considerado naquele momento um grande centro desenvolvimentista da região, tanto pela presença da figura carismática de Padre Cícero, como pela projeção política que alcançou a partir das articulações do próprio Floro Bartolomeu, daí ser um ponto forte e vital para o governo central na luta contra a Coluna Prestes. Na minha maneira de ver, Padre Cícero em nenhum momento cogitou a convocação, convite, ou coisa que o valha, com relação a Virgulino Lampião fazer parte dos Batalhões Patrióticos, sob o comando de Floro e formado para defender o sul do Ceará contra a referida Coluna.

Penso que o grande articulador do convite a Lampião foi mesmo Floro Bartolomeu; médico baiano, deputado federal sob as benção de padre Cícero e que via na figura do líder cangaceiro um trunfo a mais para suas hostes, já enormemente formada por jagunços, cangaceiros, pistoleiros e tudo o que de pior havia por aquelas terras secas do sertão. Floro chegou a ter sob seu comando um grupo de mais de 500 homens, e Lampião, a meu ver, seria uma "jogada de mestre"; ao mesmo tempo imprimiria simbolicamente mais força à sua trôpega tropa e criava uma condição mais favorável para que o líder da família Ferreira pudesse criar menos problemas.

Tropa de Jagunços de Floro Bartolomeu

O fato é que nada disso aconteceu. Floro acabou morrendo no dia em que Lampião visitava Juazeiro do Norte, em março de 1926; dessa forma, a "batata quente" acabou caindo nas mãos de Padre Cícero. Com certeza e  digo com muita segurança, padre Cícero sabia o que estava sendo tramado; nada ou quase nada acontecia no nordeste sem quem o santo do Juazeiro soubesse; assim, me parece que devido às circusntâncias, o padre não teria conseguido dissuadir a Floro, e ao mesmo tempo talvez esperasse que a empreitada não se confirmasse, daí alguns autores falarem de sua supresa com a chegada do rei do cangaço em Juazeiro do Norte.

Assim caro Jairo, te trago minha humilde opinião. Padre Cícero não teve nenhum ingerência com relação ao convite para que Lampião viesse a Juazeiro, nem tão pouco recebesse a famosa e polêmica patente de capitão.

Grande Abraço.

Manoel Severo
.

5 comentários:

José Mendes Pereira disse...

Amigo Manoel Severo:

Esta sua resposta foi fantástica e bem pensada. Analisando as suas palavras, observei que o Padre Cícero, homem religioso até demais, jamais faria isso por conta própria.
Por tráz desse engodo, tinha um que almejava se beneficiar usando o nome do religioso. E que realmente não podia ser outro, o Floro Bartolomeu.
A maior parte desses políticos, quando se acha no poder, é o verdadeiro dono do mundo. Manda e desmanda nos menos poderosos.
É claro que o Padre Cícero não era qualquer um, mas muitas vezes era necessário baixar a cabeça diante dos poderosos, temendo algo contra o seu poder religioso.

José Mendes Pereira - Mossoró-RN

pedro luís disse...

Prezadíssimo Severo, o site ficou uma beleza!!! Parabéns pela nova "arquitetura"!!!!
O cariri o aguarda!!!

CARIRI CANGAÇO disse...

Amigo José Mendes, ficamos muito felizes com a confirmação de sua presença me nosso cariri cangaço 2011, seja muito bem vindo!

Meu grande amigo e conselheiro do Cariri Cangaço, Dr Pedro, essa página na internet petence a todos nós e o amigo também faz parte dessa história.

Sexta feira estarei aí e conversaremos.

Abraço,
Severo

Anônimo disse...

MEU NOME NELSON PEREIRA DA SILVA DA FAMILIA DOS PEREIRAS DE PORTEIRAS CEARÁ.AVISÃO DE MEU PADIM ERA ACOLHER COM INTELIGENCIA NA VISÃO DO PROGRESSO DO CARIRI CEARENSE PARA AQUELES QUE MATOU QUE NÃO MATASSE MAIS, AQUELE QUE ROBOU NÃO ROBASSE MAIS, ASSIM COMO JESUS FEZ PERDOAR PARA SERE PERDOADO,CONSELHO FOI DADO A VIGULINO FERREIRA, SUA FAMILIA FOI ACOLHIDA ,MAIS ELE POUCO DEU OVIDO A MEU PADIM,PADRE CICERO DISSE A LAMPIÃO NÃO VÁ PRA AS BANDA DO SERGIPE, QUE A MINHA ORAÇÃO NÃO FOI ATÉ LAR, E AI PODE MORRER POR LAR.nelsinhogs@hotmail.com

Narciso disse...

Resposta com responsabilidade, esclarecendo e desmistificando o real acontecimento. É bem verdade que o santo padre tinha conhecimento dos interesses de Floro, porém o poder de persuasão do caudilho era impressionante, deixando o padre literalmente entre a cruz e o bacamarte! Parabéns amigo Severo, grande abraço. Narciso Dias.