Novo Livro sobre o Beato Pedro Batista Por:Luiz Ruben

.

O autor deste livro descreve pioneiramente para um penitente da cidade do beato Pedro Batista, com bastante cuidado e cautela, o convívio diário da localidade. Ficará como uma obra de referência com o rigor que o autor perseguiu, para quem estuda o fenômeno do messianismo no Nordeste, em particular no município de Santa Brígida.Professor Alcivandes é um observador atento e explica com detalhe as manifestações culturais, folguedos, benditos, danças e os seus motivos, sua fé e suas crenças.

No centro da pequena cidade ainda encontramos duas estátuas, uma de Pedro Batista, um busto sempre olhando para sua querida Santa Brígida e outra da Madrinha Dodô. Na casa simples, onde voce é recebido pelo busto do beato, dentro, no quarto sobre uma cama, diversos objetos e um quadro com fotografias, que só um atento estudioso percebe o significado desses objetos.

No dia 11 de novembro de 1967, sepultado no cemitério São Pedro em Santa Brígida, Pedro Batisa da Silva, um padrinho querido e saudoso beato, ensinou a amar colocando a chama ardente da fé em todos que o cercavam, uma pessoa de Deus, conselheiro, clamava o bem e expulsava o mal, o alento dos oprimidos, sua presença hoje é contínua, sentida e vivida em todos os lugares da cidade, em cada coração, em cada rua, em cada casa.

Conselheiro que deu certo como já foi chamado, este trabalho demonstra porque o beato ganhou esse título pós morte.Maria das Dores, filha de família pobre. “Cem vezes me ajoelhei, cem vezes me apesinei, cem Ave Maria rezei, cem na véspera e cem no dia, valei-me minha Virgem Maria”, herdeira espiritual do beato, confiança e prestígios adquiriu dos romeiros do Ceará, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia, morreu aos noventa e seis anos na terra de Padre Cícero. Uma pessoa que atendia a todos aconselhando e ensinando rosários, penitências e benditos, deixando uma herança cultural e religiosa em toda região. Essa foi sua herdeira, Madrinha Dodô.

Um crente se aproxima e faz uma reverência à estátua de Padre Cícero, reza, faz o sinal da cruz, fato tão comum que não chama mais atenção de qualquer morador desta cidade. Para se ter uma idéia de quem é o autor, de seu entusiasmo, de sua determinação e interesse pelo estudo das coisas de seu município, precisava testemunhar como eu, no meu escritório, no período em que fui convidado para escrever esse prefácio o autor cantar, dançar, contar causos, discutir política e racismo e ainda mostrar em filmagens, sua filha dançando e participando no centro de Santa Brígida em mais uma comemoração do aniversário do Padim Ciço, que é mais um motivo que os romeiros tem para circularem demonstrando a sua fé, estes foram apenas alguns momentos que estive com ele, imaginem em Santa Brígida que é sua morada permanente.

Leia com atenção este trabalho e descubra a riqueza cultural que se esconde nessa região do nordeste da Bahia.Só uma pessoa como o professor Alcivandes poderia ter a sensibilidade de descrever a cultura e a religiosidade deste povo, ao mesmo tempo múltiplo regional e com uma multiplicidade cultural.

Luiz Ruben F. de A. Bonfim

NOTA CARIRI CANGAÇO: Transcrevemos com satisfação o prefácio, do confrade Luiz Ruben, da mais nova obra do escritor, professor Alcivandes , que nos traz a história do Beato Pedro Batista e que será lançada brevemente.
.

Nenhum comentário: