Manoel Severo, Celsinho e Patricia Rodrigues, Paulo Britto e Ane, Benner Britto
Mais uma vez no Cariri Cangaço, evento esse magistralmente conduzido pelo curador Manoel Severo, que se já não fosse ligado por laços fraternos à minha querida Tia Noélia Britto, fatalmente ficaria fraternalmente ligado a ele, por ser, como já disseram, um encantador de pessoas, com a sua justeza, equilíbrio e moderação, consegue unir fraternos amigos, estudiosos, escritores, pesquisadores, admiradores, líderes e apaixonados da saga VOLANTES E CANGACEIROS, tudo isso direcionado para o resgate da história como ela realmente foi, ali não se sobressai nenhum contendor, prevalece a verdade histórica como esta deve ficar para as futuras gerações, buscando o que é certo e - com humildade - proporcionando multiplicar os conhecimentos, sem melindres ou vaidades.
Essa plêiade de pessoas que se dedicam em buscar a verdade, no tema encantador, com a seriedade que lhe é devida, também procuram repassar o conhecimento da melhor forma possível, no melhor meio que este domina, para todos aqueles que militam no tema cangaço, para que todos os demais (que queiram) conhecerem mais a história do Nordeste brasileiro.
Rosane e Geraldo Ferraz, Quirino Silva, Benner Britto, Ane e Paulo Britto, Célia Maria
Com essa convergência de intenções se forma e cresce cada vez mais esse grupo especial de amigos, que só o encontro já bastaria, pelos laços sinceros de amizade, quase uma irmandade. Ali ninguém precisa ou depende de alguém, ali se ganha e se fornece carinho, aconchego, sem se perder o rumo de trabalhar o legado histórico. O cansaço não vence ninguém, pois a alegria restaura, mas, esse universo de trabalho sério para acontecer, mesmo sendo num lugar que não consigo retratar, pela dimensão de histórias de vida, de família, de carinho, de beleza, de tudo e muito mais que se resume no nome Piranhas, como diz em seu hino: “terrinha do sertão, de gente hospitaleira pra valer...” precisa que baluartes de vontade e força indômita se encarreguem de prover os mínimos detalhes e alternativas, para que tudo aconteça conforme o estabelecido e o necessário.
Essas pessoas, no compromisso de bem querer/receber, sacrificam até sua saúde (seu bem estar), indo até as derradeiras forças, sem se afligirem no “se doar”, sempre em benefício da coletividade.
Esse procedimento não passa ao largo, é notado e reconhecido por todos, essas pessoas, respaldadas pelas suas equipes eficientes, não são lembradas por mim apenas por serem queridos familiares, que já são detentores de um carinho todo especial, por serem gestores do grandioso evento, queridos e admirados por todos também pelo jeito de cativar, são eles: Jacqueline, Celsinho e Patrícia. A todos os envolvidos, meu respeito, meu carinho, minha admiração e o meu MUITO OBRIGADO!
Paulo Britto, filho do Tenente João Bezerra
Recife, Pernambuco
Conferencista do Cariri Cangaço Piranhas 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário