Julho de 2022. Um mês que ficará em minha memória. Vivenciei uma experiência única, proporcionada pelo Cariri Cangaço. Em Piranhas/AL, lugar de beleza ímpar, encravado na encosta de um grande vale, reuniram-se membros da ABLAC, pesquisadores, artistas, escritores e amantes da cultura nordestina, que se juntavam a família "Cariri Cangaço". E esse grupo, a cada minuto ia crescendo para mais um encontro com grandes emoções.
Durante quatro dias, livros foram lançados, aconteceram debates, conferências, apresentações folclóricas, visita a lugares históricos de Piranhas, marcadas pela resistência de 1936. Enquanto assistíamos um debate inédito na grota do Angico, para mais de 300 pessoas, que em silêncio, ouviam atentamente, minuciosos detalhes sobre o desfecho do bando de Lampião.
Enquanto isso, o Velho Chico seguia mansamente o seu curso, rodopiando entre as encostas da serra, após um momento marcante e comovente, quando se manteve tranquilo e sereno para receber solenemente as cinzas do grande pesquisador e escritor Antônio Amauri e depois levá-las no seu caudaloso leito, atendendo um último desejo do grande mestre: o de permanecer para sempre, cingido pela imensidão do mar.
Nos despedimos daquele encontro da família com o Cariri Cangaço com saudade no peito, mas dizem que saudade é o desejo de ver de novo. E assim será! Em novembro nos encontraremos novamente no Cariri Cangaço Serra Talhada. Parafraseando o grande mestre Dr. Manoel Severo, "onde o Brasil de alma nordestina se encontra!" Até lá.
Maria Otília Cabral Souza, pesquisadora e escritora; 19 de agosto de 2022 Capela, Sergipe
O Cariri Cangaço Piranhas aconteceu entre os dias 28 e 30 de julho de 2022 na cidade ribeirinha de Piranhas, baixo São Francisco, no estado de Alagoas, nordeste do Brasil.
Um comentário:
Sempre um grande prazer presenciar lançamentos de literatura tão envolvente. Até Serra Talhada, se Deus quiser.
Postar um comentário