A Emoção das Cruzes do Cangaço Por:Uziel Belfort

As Cruzes do Cangaço - Os fatos e personagens de Floresta/PE:História da invasão de Lampião e seu Bando na Chacina da Faz. Tapera dos Gilos, em Floresta/PE.
Ganhei e não me contive em ler, esse excelente livro que retrata a chacina da Tapera, próximo a Fazenda Barra de São Pedro em Floresta/PE. Presente de minha cunhada Eveline Pires de Araujo Belfort, este livro conta uma parte da vida de pessoas importantes para mim, a minha família materna. Antes em uma conversa com o autor Marcos de Carmelita, diariamente perguntando ansiosamente, o mesmo me disse uma coisa que parei e que me deu mais vontade de ler, lembro-me que ele brincou e disse: "Uziel Belfort, desse jeito você vai contar a história antes do livro ficar pronto".

Entendi e aguardei! Mas, antes queria agradece-lo, pelo convite do lançamento que se fez presente o Cariri Cangaço. Pois bem, sobre o livro, cresci ouvindo a maioria dessas histórias, mas os mais velhos não nos emocionavam, acho que com medo e/ou traumas dessa chacina tão cruel e desonesta, onde até Lampião; que comandou o massacre; deve ter morrido chorando pela covardia e a grande injustiça que seu bando cometeu, por uma armação de um desafeto dos Gilos e familiares. 


Confesso que nenhum outro livro tenha invadido tanto a minha alma que por momentos de tristeza e revolta, por diversas vezes, resolvia parar a leitura, quando com muito receio cheguei exatamente as páginas 118 e 119, me deparei com a história de minha Vó materna, D. Maria da Penha dos Santos, em 1927, que veio a perder seu marido e primo Ernesto do São Pedro, morto pelas costas por um cangaceiro de Lampião nessa terrível chacina. Ainda nova no sertão Florestano e desprovida de recursos, tendo que encara sua viuvez a espera de seu primeiro filho, que não chegou a conhecer o pai, tio Cícero Ernesto (in memoriam), juro que senti uma vontade inexplicável de ter vivido naquela época. 

Deus foi muito bom e generoso,cuidou bem de vocês e vocês superaram com muita dor, honestidade e fé as adversidades da época, Deus ainda é o Pai de nossa família. Vó e tio, eu sempre irei amar vocês. Esta história não parou ai, a segunda parte da história é a que eu acho mais bonita, onde Deus colocou em seu caminho um outro pai para seu filho e desse novo casamento a senhora gerou mais cinco filhos e construíram uma bela e grande família muito unida por sinal.

"Seu Lampião, só sei de uma coisa ou no céu ou no inferno, ainda temos uma conta para acertar."

Uziel Belfort
Pesquisador; Belém do São Francisco

Nenhum comentário: