Viva Nazaré do Pico ! Viva o Cariri Cangaço Floresta 2016


Após as espetaculares visitas às fazendas; Jenipapo, Eloy Jurubeba e Ema, a Caravana Cariri Cangaço retorna a vila mais famosa do cangaço, Nazaré do Pico. Na programação do Cariri Cangaço Floresta 2016 ficaríamos em Nazaré até o final da noite e toda a programação seria marcada com momentos marcantes e cheios de história e emoção. 

Nazaré do Pico recepcionava com um grande almoço sertanejo os mais de 300 convidados do Cariri Cangaço presentes a Nazaré. O Almoço festivo com direito a show inesperado do grande Assiszão e seu inigualável Forró Pé de Serra; para em seguida a realização das Conferências e Homenagens aos mais valentes homens que já combateram Lampião. 


 Urbano Silva e Louro Teles, sob as bençãos de Mané Neto
Kydelmir Dantas, José Tavares, Ivanildo Silveira e Voldi Ribeiro
Veridiano Dias, Antônio Vilela, Josué Santana, Louro Teles e Ana Lúcia 
Zé Alves, Ulisses Flor, Assizão e Junior Almeida

A atual Nazaré do Pico, já foi Carqueja, que já foi Nazaré. A vila que nasceu da antiga fazenda Algodões, foi o resultado de um sonho do filho do professor Domingos Soriano Ferraz, "Manu", que via nascer naquele lugar uma vila. Dali até a realização do sonho foi rápido. Ao sonho se uniram outros jovens e entre esses, os filhos de João Flor, era agosto de 1917 quando foi inaugurada a primeira feira de Nazaré.

Depois dos primeiros embates entre os "filhos de Zé Ferreira" com Zé Saturnino, a família mudou para os arredores de Nazaré, já estamos em 1919 e a fazenda Poço do Nêgo era a nova morada do futuro rei do cangaço. Dali para frente o conflito entre Virgulino e seus irmãos com o povo de Nazaré só aumentaria e viria a se tornar uma verdadeira saga, envolvendo mais de 100 integrantes do afamado vilarejo que entraram na luta contra o cangaço.


"Quando se diz que ao participar do primeiro Cariri Cangaço não queremos perder mais !!!! Estou pronto para Piranhas!" Paulo Lampião

"Os antigos dizem que os mais valentes eram Odilon Flor e Manel Neto e o mais estrategista era Euclides Flor, mas na verdade todos eram muito valentes e destemidos, umas feras", afirma Netinho Flor. "Esse pessoal antigo aqui dos Nazarenos, Manel Flor, Euclides, Manel Neto, esse pessoal não conversava sobre a campanha do cangaço não, eles não falavam, parece que era uma página virada na vida deles", acentua Zezinho Nogueira, que é sobrinho direto dos irmãos flor e também de Manoel Neto.


 Casal Veridiano Dias, Neli Conceição, Nazareno Ulisses Flor, Aline Melo, Noádia Costa e José Tavares
Yasmim, Junior e Ranaise Almeida, Antônio Edson, sob as bençãos de Joao Gomes de Lira
"A essa pessoa chamo: simpatia, humildade, competência, responsabilidade, capacidade de liderança, você Manoel Severo; a isso chamo Cariri Cangaço! Alegria, conhecimento, amizade, amor pelo sertão, respeito, integração de gerações, paixão... EITA!!! não cabe tudo aqui... então, finalizo com estas: imenso prazer em reencontrar os amigos, uma saudade danada quando termina e um desejo bem grande que o outro Cariri Cangaço chegue logo!
Maria Amélia Araujo

"A possibilidade de reunir a "primarada" e os queridos parentes de Floresta e Nazaré, e falar sobre a ação dos valorosos florestanos que combateram a criminalidade nas três primeiras décadas do Século XX, é motivo de muito orgulho e muita responsabilidade. Parabéns para os organizadores, palestrantes, participantes das palestras e, principalmente, a grande família Cariri Cangaço. Que venha Piranhas 2016" Geraldo Ferraz, pesquisador e escritor.


Kátia Ferraz

"Mabel Nogueira e Netinho Flor fizeram uma linda homenagem a nossa família, avós e tios avos , filhos de João Flor. Temos muito orgulho desses tios que passaram a mocidade perseguindo Lampião e seu bando. Tenho orgulho do seu sangue correr em minhas veias. Tia Emília Flor foi uma das mulheres Nazarenas que pegou em arma para defender seu lugarejo, enquanto seus irmãos andavam nas brenhas da caatinga, com o sol escaldante em perseguição aos cangaceiros. Obrigada Mabel e Netinho, por nos ter dado essa oportunidade de agradece-los, mesmo pós-morte, por ter defendido sua terra e seu povo. Agora resta colocar os seus bustos na pracinha como agradecimento, por todos seus combates e ter deixado a família que temos hoje. Graças a sua força, sua coragem permaneceram vivos. E hoje levamos adiante seu sangue através dos seus filhos, netos, bisnetos e trinetos... Não pararemos aqui." Kátia Ferraz.


 Mabel Nogueira e Manoel Severo
Gerlane Carneiro e Juliana Pereira

"Tivemos o privilégio de respirar mais uma vez a atmosfera da vila mais famosa do cangaço. Nazaré guarda entre suas pequenas ruas, capela, campo santo, casario, praça... em sua gente, reminiscências de uma das mais ferozes guerras travadas em solo nordestino. Ali, homens e mulheres deixaram suas marcas na estrada empoeirada da história sertaneja. Justificaram suas existências com honra, dignidade e coragem. Dignificaram suas vidas e a de seus descendentes com bravura, determinação e decência. Viva Nazaré do Pico e sua brava gente! Orgulho de ter participado deste evento, de ter pisado mais uma vez neste solo sagrado. Muito obrigada por ter nos recebido tão bem, com tanto carinho." Juliana Pereira.

 Junior Almeida, "Manoel de Souza Neto" e Zezinho Flor
 Manoel Severo, "Chico de Miguel" e Carlos Mendonça
Carlos Mendonça, Archimedes Marques e Manoel Severo
 Alcides e Gerlane Carneiro
Manoel Severo, Mucio Procópio e Aderbal Nogueira
 José Tavares, Zé Alves e Luiz Antônio
Neli Conceição, Sálvio Siqueira e Noádia Costa
Rubelvan Lira e Kydelmir Dantas

Vaqueiros da História de todos os recantos do Brasil pisavam o solo sagrado de Nazaré. Alguns pela primeira vez entravam em contato com a forte magia do lugar. Ali, andando por suas ruas, observando seu casario, a vegetação, conversando com as pessoas, sentindo a brisa leve apesar do sol a pino que reina na maravilhosa caatinga do sertão, pode-se voltar no tempo e esperar que a qualquer momento os filhos de Zé Ferreira venham entrando por um lado e os encardidos filhos de João Flor de armas em punho, se coloquem para mais um confronto épico, razão maior de nossa visita...    
Assiszão, Urbano Silva e João de Sousa Lima
Alcides Carneiro, Paulo Lampião e Ingrid Rebouças
Maravilhosos filhos de Nazaré, a matéria prima mais preciosa do lugar
"O Corpo Dirigente das escolas Domingos Soriano e Terezinha Lira, transformaram-se nas grandes estrelas da festa do Cariri Cangaço em Nazaré, todo o cuidado, carinho e zelo com a recepção ficarão em nossos corações."
Manoel Severo e Ulisses Flor
Jose Tavares, Ivanildo Silveira, Junior Almeida e Netinho Flor
Ivanildo Silveira, Raul Meneleu e dona Francisca, Ulisses Flor, Jose Tavares, Casal Edvaldo Feitosa, Yasmim e Ranaíse Almeida
Antonio Vilela e Carlos Alberto
Sônia Jaqueline, Celsinho Rodrigues, Petrúcio Rodrigues e Jose Tavares
Jose Tavares, Narciso Dias, Manoel Serafim, Junior Almeida, Antonio Vilela e Jorge Remigio
Luiz Ruben, Jorge Remigio, Petrucio Rodrigues, Ulisses Flor, Ivanildo Silveira, Raul Meneleu, Edvaldo Feitosa, Junior Almeida e Jose Tavares
Manoel Severo, Elane Marques e Ingrid Rebouças: Em tela..Sila
Manoel Severo e  o casal Maelbe Nogueira
Aparecida, Alcides e Gerlane Carneiro e Ingrid Rebouças
Celsinho Rodrigues, Ivanildo Silveira, Sonia Jaqueline e Manoel Severo
Manoel Severo e Paulo Sérgio
Ingrid Rebouças, Nancy Nogueira, Manoel Severo e Zezinho Flor
Espetacular presença de descendentes da Valorosa Família Flor, abaixo: Odilon Nogueira, neto do grande Odilon Flor

Cariri Cangaço Floresta
27 de Maio de 2016
Nazaré do Pico
Fotos: Junior Almeida, Louro Teles, Ingrid Rebouças, Higor Silva, 
Magno Araujo, José Tavares, Solange Araujo, Urbano Silva

Nenhum comentário: