GFEC lançado na Festa de Encerramento do Cariri Cangaço Floresta 2016


Caravana Cariri Cangaço Floresta no lançamento do GFEC

Floresta nos acolheu de uma forma extremamente especial. Foram mais de seis meses de planejamento e muito trabalho, reunindo amigos apaixonados que "olhavam na mesma direção", e o encerramento não poderia ser diferente: Emoção, gratidão, saudade e o sentimento do dever cumprido. Muito obrigado Floresta, muito obrigado Nazaré do Pico, até 2017 !!!



A manhã do dia 29 de maio, domingo, ultimo dia de Cariri Cangaço Floresta teve como palco o Floresta Hotel que veio a se transformar numa grande festa com direito a forró pé de serra autêntico das "brenhas do sertão". Na programação, o lançamento oficial do GFEC - Grupo Florestano de Estudos do Cangaço.

Com o apoio do Cariri Cangaço, da SBEC, do GECC e do GPEC, a solenidade marcou o inicio oficial dos trabalhos do grupo de estudos com sede em Floresta que tem a frente os confrades, Marcos de Carmelita, Cristiano Ferraz, Manoel Serafim, Maria Amélia, Denis Carvalho, Leonardo Gominho, Ana Gleide, Maria de Fátima, Betinho Numeriano, Rubelvan Lira, Rosemere Novaes e muitos outros companheiros de todo o vale do Pajeú.


 Manoel Severo recebe das mãos de Marcos e Cristiano as "Cruzes do Cangaço"
Rubelvan Lira, representante dos Nazarenos no GFEC
Dona Ângela, Luiz Ruben, Manoel Severo e Neli Conceição
Oleone Fontes, Abreu Mendes, Manoel Severo e Jose Bezerra Lima Irmão

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço lançou oficialmente o GFEC e em sua fala ressaltou: "Hoje realmente é um dia histórico, além da grande festa que foi o Cariri Cangaço Floresta, o lançamento do GFEC consolida o sentimento forte na defesa e preservação de nossa memória e história, sem dúvidas o GFEC vem se somar a iniciativas como a SBEC, o GECC e o GPEC na direção do fortalecimento do estudo de temática tão importante", passando as mãos dos representantes do GFEC, Diploma de Apoio do Cariri Cangaço ao GFEC.

Em seguida os representantes do GFEC, entregaram Títulos de Sócios Honorários ao Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo que recebeu também a honraria de Patrono do GFEC; ao Presidente do GECC, Ângelo Osmiro, representado na ocasião pela pesquisadora Juliana Pereira, ao Presidente do GPEC, Narciso Dias e representando a SBEC, o pesquisador João de Sousa Lima.


Manoel Serafim, Ricardo Ferraz, Cristiano Ferraz, Rubelvan Lira e Marcos de Carmelita e o Diploma do Cariri Cangaço ao GFEC
 Juliana Pereira, recebe em nome de Ângelo Osmiro o título de sócio do GFEC
João de Sousa Lima recebe o Título do GFEC das mãos de Marcos de Carmelita
 Narciso Dias recebe o Título do GFEC das mãos de Ivanildo Silveira
Manoel Severo recebe de Manoel Serafim o Título de Patrono do GFEC
 Dona Aparecida, Ingrid Rebouças, Gerlane e Alcides Carneiro
Raul Meneleu e Jorge Remígio
Archimedes Marques, Raul Meneleu e Manoel Severo

O lançamento do GFEC dentro da programação do Cariri Cangaço Floresta 2016 teve a oportunidade de contar com a presença de vários pesquisadores do Brasil, ali também vários grupos de estudos representados, segundo a pesquisadora do GECC e SBEC, Juliana Pereira: "Nossa missão é o resgate e o fortalecimento da história e da cultura nordestina. Mais um grandioso evento com a marca Cariri Cangaço coroado com o lançamento do GFEC. Gratidão aos florestanos, nazarenos e a todos do Cariri Cangaço".

 A arte de Camilo Lemos e o presente a Geraldo Ferraz
Camilo Lemos e Múcio Procópio
Cristiano Ferraz e a gratidão do GFEC ao Cariri Cangaço
Marcos de Carmelita e as palavras finais do lançamento do GFEC

O lançamento do Grupo Florestano de Estudos do Cangaço marcou de forma definitiva a consolidação do esforço de todos os pesquisadores da região do Pajeú, que terão a partir do GFEC, um organismo sério e responsável com todas as condições de aprofundar a pesquisa e estudos do cangaço, o ato fechou com chave de ouro a edição empreendedora do primeiro Cariri Cangaço no estado de Pernambuco: Cariri Cangaço Floreta 2016, e ao final novamente o Forró Pé de Serra fez as honras da Casa na despedida de mais um grande evento.

Jorge Remígio e o Forró Pé de Serra na festa de encerramento

Cariri Cangaço Floresta
29 de Maio de 2016, Floresta Hotel
Fotos: Louro Teles

Nenhum comentário: