Floresta recebe a última noite do Cariri Cangaço


Novamente nos salões da Câmara Municipal de Floresta aconteceu a terceira e última noite do Cariri Cangaço Floresta 2016. Com três conferências de peso, os convidados Cariri Cangaço tiveram uma noite de luxo e de muita qualidade, tanto pelas temáticas como pelos conferencista da noite.

Manoel Severo e o terceiro dia de Cariri Cangaço Floresta 2016
Manoel Severo e a homenagem da família de Neli Conceição
 Pesquisador Ivanildo Silveira recebe o Troféu Moreno e Durvinha

Na abertura da noite, Neli Conceição, filha dos ex-cangaceiros, Moreno e Durvinha prestou uma homenagem ao pesquisador e colecionador do cangaço, Ivanildo Silveira, passando às suas mãos o Troféu "Moreno e Durvinha". Neli ressalta "o grande esforço que o amigo Ivanildo Silveira fez junto às autoridades de Belo Horizonte para conseguir um lugar digno para que pudessem repousar os restos mortais de meus pais, nossa família tem uma gratidão eterna."

Ainda dentro da noite, foi apresentado o V Congresso Nacional do Cangaço, uma promoção da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço a se realizar em 2017. A cidade escolhida foi Aracaju, capital de Sergipe, ficando sob a coordenação da escritora Elane Marques, esposa do pesquisador e escritor Archimedes Marques. Para Elane Marques "estamos prontos para todos juntos, realizarmos o V Congresso Nacional do Cangaço e a SBEC conta com todos."

 Manoel Severo e Elane Marques: Lançamento do V Congresso Nacional do Cangaço em Aracaju, capital sergipana.

Com a Mesa formada pelos pesquisadores Archimedes Marques e Narciso Dias e ainda pelos conferencistas, Leonardo Ferraz Gominho, Denis Carvalho e Geraldo Ferraz, teve inicio a terceira e última noite do Cariri Cangaço Floresta 2016.

Leonardo Ferraz Gominho teve a responsabilidade de iniciar as conferências. Por mais de uma hora o destacado memorialista e historiador florestano apresentou para todos os presentes a história do município de Floresta. A riqueza de detalhes e de informações tecidas ao longo da apresentação de Gominho transformou a  noite numa autentica viagem no tempo onde cada participante conseguiu acompanhar toda a vida de Floresta desde a sua fundação, passando inclusive pelos principais episódios ligados ao cangaço.

 Narciso Dias, Denis Carvalho, Archimedes Marques, Geraldo Ferraz e Leonardo Gominho
Leonardo Gominho e a História de Floresta
Denis Carvalho e os "Punhais do Cangaço"
Pesquisador Ivanildo Silveira, cobaia do ritual da sangria...
Acervo da coleção de Denis Carvalho

Denis Carvalho, com perspicácia  e talento, trouxe aos participantes do Cariri Cangaço Floresta outro tipo de "viagem". Como especialista e pesquisador de armas, Denis com sua conferencia "Os Punhais do Cangaço" apresentou de forma didática, a origem, as naturezas, os usos, os artesãos e o papel que desempenharam os punhais dentro do fenômeno cangaço, desde seu surgimento. "Denis Carvalho foi sensacional , nos deu uma verdadeira aula, só não gostei da parte em que ele explicou a questão da ritual da sangria (risos)" revela Ivanildo Silveira.

A terceira e ultima conferência da noite de encerramento continuou com a mesma dinâmica das duas anteriores. Coube ao pesquisador e escritor Geraldo Ferraz apresentar aos presentes, a história e a vida de seu avô, florestano ilustre, valoroso oficial da polícia militar de Pernambuco, comandante destacado de volantes; Theophanes Ferraz Torres. "O Cariri Cangaço Floresta realiza um grande e particular sonho. Hoje trazer uma conferencia sobre meu avô e ainda mais vestido com o uniforme à semelhança do que ele usava, não tenho palavras para tanta emoção, uma festa inesquecível." Confessa Geraldo Ferraz.

Geraldo Ferraz e a Conferencia : "Theophanes Ferraz Torres"
Juliana Pereira, Geraldo Ferraz e Ingrid Rebouças
 Manoel Severo e Narciso Dias
 Jose Tavares , Louro Teles e Oswaldo Alves
Louro Teles e Denis Carvalho

Pela grandeza das apresentações e o talento dos conferencistas, a noite teve seu encerramento perto da meia-noite, coroando de pleno êxito o conjunto de conferências programadas para o Cariri Cangaço Floresta 2016. Para o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo "a noite foi extraordinária, tivemos o privilégio de três grandes conferências, na verdade três aulas, com os palestrantes sendo aplaudidos de pé e isso mostra o zelo de todo o Cariri Cangaço com seu publico, sempre procurando trazer temas e pesquisadores de renome e que sem dúvidas abrilhantam o evento, mas não acabou, amanha pela manha ainda temos o encerramento com o lançamento do GFEC e muito forró no Floresta Hotel".

Manoel Severo e João de Sousa Lima
Dona Laíde, mãe de Manoel Serafim e  o publico da terceira noite do Cariri Cangaço Floresta 2016
Os dois lados da moeda: Lili, filha de Moreno que atacou  a fazenda dos pais de dona Adália. 
Denis Carvalho, Jorge Remigio e Rosane Pereira 
Manoel Severo e Múcio Procópio
Geraldo Ferraz, Amélia Araujo, Neli Conceição, Denis Carvalho e Solange Araujo

Cariri Cangaço Floresta
28 de Maio de 2016, Câmara Municipal de Floresta
Fotos: Ingrid Rebouças, Louro Teles, Denis Carvalho

Nenhum comentário: