O Solo Sagrado da Ema...

Uma das mais emocionantes recepções ao Cariri Cangaço em terras Florestanas foi sem dúvidas na Fazenda Ema. Logo após a visita ao Jenipapo e à fazenda de Eloy Jurubeba, a Caravana Cariri Cangaço Floresta partiu para a Fazenda Ema, berço inegável da mais fina flor da tradição nazarena, ali, recepcionados por uma imensidão de descendentes das famílias Jurubeba, Flor, Araujo, dentre tantas outras a emoção tomou conta do lugar sob a fumaça festiva dos Bacamarteiros do Vale do Pajeú.  
Família Nazarena da Ema; boas vindas ao Cariri Cangaço e Festa dos Bacamarteiros do 
Vale do Pajeú
"No Campo da Ema, terra pertencente à antiga Fazenda Algodões – arrendada em 1819 pelo conselheiro Manoel de Souza Ferraz -, nasceu, em 1917, o povoado de Nazaré do Pico, há 46km de Serra Talhada e 40Km de Floresta.Marco divisório entre Floresta e Serra Talhada, no final do século XIX, o governo de Gonçalves Ferreira dividiu os municípios em varias subdelegacias que contrariam com cartórios de registro civil, local de votação, subdelegados e inspetores policiais. Na região do vale do Riacho São Domingos foi criada a subdelegacia do povoado de São Francisco, em Serra Talhada (PE), com outra, igualmente criada, na Fazenda Ema, no município de Floresta (PE)." Trecho do livro Floresta, uma Terra, um Povo, do pesquisador e escritor florestano Leonardo Ferraz Gominho. 
Maria Amélia Araujo comandou as boas vindas a Família Cariri Cangaço
Ivanildo Silveira na Ema
A programação da Fazenda Ema constou das boas vindas ao convidados, seguida de uma apresentação do lugar e de seus personagens por um de seus ilustres descendentes, coronel Antenor Araujo Sobrinho, filho de um dos mais destacados soldados de Nazaré, nascido na Ema: Tenente Cirilo de Souza Araujo.   
"Cirilo de Souza Araujo, “O Tenente Cirilo”, como era conhecido pela grande maioria dos nossos conterrâneos nasceu no Sítio Marmeleiro da Fazenda Ema, Distrito de Nazaré, Floresta, PE... Nascido em 07 de Setembro de 1913, aos 22 anos de idade incorporou-se à Polícia Militar de Pernambuco, indo servir na F.C.C.B – Força de Combate Contra o Banditismo (Lampião), popularmente conhecida por “Forças Volantes” até 1940. Como soldado pertenceu as Volantes sob o Comando do então Sargento Euclides Flor e do Tenente Manoel de Souza Neto .
Teve participação destacada no sangrento Combate da Berdoelga contra o grupo do bandido “Moreno”, quando arriscando a sua própria vida, protegeu o nosso saudoso conterrâneo “Seu Dé”, baleado gravemente naquela ocasião. Encerrada as operações da F.C.C.B. continuou trabalhando com o brilhante policial Capitão Euclides Flor, na vila de Nazaré onde casou-se com a sua parenta Alaíde Maria de Araujo. Como escrivão serviu ao Estado nas cidades de Serra Talhada, Água Preta, Correntes, Arcoverde e Petrolândia. 
Ascendeu na hierarquia militar graças à pertinácia e capacidade, freqüentando cursos de aperfeiçoamento profissional-militar, destacando-se como um dos melhores alunos. Sargento, comandou vários destacamentos. Como era permitido pela legislação, exerceu o cargo de Comissário e Delegado de polícia de várias cidades, entre elas a cidade de Sertânia, onde firmou domicílio desde 1950 e onde nasceram cinco (5) dos seus filhos. Veio a falecer no dia 28 de janeiro de 2001 na cidade de Recife" 
Maria Amélia Souza e Coronel Antenor Araujo Sobrinho
Rubelvan Lira, Manoel Severo, Améia e Cel. Antenor

 Família Cariri Cangaço e família da Ema na festa do Cariri Cangaço Floresta 2016


  Coronel Antenor Araujo Sobrinho e Manoel Severo
Ainda dentro da programação na Fazenda Ema, foi procedida as bençãos da vila pelo Capelão do Cariri Cangaço, Padre Agostinho que convidou a todos para uma Oração em memória dos bravos nazarenos que tombarem em combate.

Marcante também foi o simbólico ato de plantar as sementes do Cariri Cangaço na fazenda Ema, dentro do Cariri Cangaço Floresta 2016. A partir da iniciativa de uma das organizadoras locais, Maria Amélia Araujo, foi entregue pelo Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo e pelos pesquisadores Quirino Silva e Manoel Serafim, mudas de árvores nativas aos descendentes e moradores locais.

 Manoel Severo, Coronel Antenor e Padre Agostinho
Coronel Antenor, Leonardo Ferraz Gominho e Padre Agostinho
Roberto, Manoel Severo e Rosane Pereira Soares
 A semente do Cariri Cangaço plantada na fazenda Ema
A próxima visita seria ao campo santo da Ema, no Cemitério do lugar repousam vários personagens ilustres desta saga, e no mausoléu de um de seus filhos mais ilustres; Tenente Cirilo, a homenagem do Cariri Cangaço.

"Verdadeiramente inesquecível a visita do Cariri Cangaço Floresta a Fazenda Ema..." 

Caravana Cariri Cangaço e o Campo Santo da Fazenda Ema
 Zé Alves; sobrinho de José Saturnino, Cel. Antenor, Ricardo Ferraz e Manoel Severo
Luiz Ferraz Filho, Manoel Severo, Luiz Abreu e Luciano Costa
Camilo Lemos
 Manoel Severo, Rebeka Lucio e Neli Conceição
Carlos Alberto, Edvaldo Feitosa e Manoel Severo
 Secretário de Governo Gatão ao lado da família nazarena
Voldi Ribeiro e Manoel Severo
Louro Teles
 Kiko Monteiro, Juliana Pereira e Olimpyo Jurubeba
Cristiano Ferraz e os Bacamarteiros do Vale do Pajeú
 Ana Lúcia Souza
Antonio Vilela, Antonio Edson e Jorge Remígio
 Manoel Severo e Marcos de Carmelita
Jose Tavares Neto
Carlos Alberto, José Tavares e Junior Almeida
Antonio Vilela, Leonardo Gominho, Manoel Severo, Archimedes e Elane Marques


Cariri Cangaço Floresta
27 de Maio de 2016, fazenda Ema - Nazaré do Pico
Fotos: Magno Araujo, Louro Teles, Ingrid Rebouças, Junior Almeida e Kiko Monteiro
Consulta:http://www.petrolandiape.com/ Blog do Jair Ferraz

Nenhum comentário: