Assiszão Também é Cariri Cangaço

Silvania, Manoel Severo, Assizão, João de Sousa Lima e Narciso Dias

Numa época em que se trava uma batalha hercúlea para a valorização de nossa música de raiz, o Cariri Cangaço Floresta 2016 ganhou um grande presente. Em nossa edição em Nazaré do Pico, na tarde do último dia 27 de maio de 2016, uma das presenças marcantes e responsáveis pela grande e inesperada festa foi o Forró Pé de Serra do cantor e compositor pernambucano Assiszão.

Não houve nem tempo para o descanso do almoço, o Cariri Cangaço impõe a nossos convidados uma dinâmica digna dos sertanejos da "gota serena"; o forró já tomava conta de Nazaré do Pico, estendendo até a hora de nosso próximo compromisso, a grande homenagem do Cariri Cangaço aos heróis de Nazaré no Clube Recreativo, no final da tarde.

Silvania, Vanessa, Assiszão, Cristiano Ferraz e Netinho Flor
Antônio Vilela, Assizão, Junior Almeida e José Tavares
Assiszão e Neli Conceição
Ana Lúcia, Assizão e Elane Marques

Assisão com seus 74 anos e mais de 50 de carreira, contados do primeiro compacto gravado na Rozenblit, em 1962, fez os convidados do Cariri Cangaço esquecerem o cansaço e se entregarem ao que temos de melhor em nossa música e fez um desabafo: "É necessário cuidarmos de nossa música de raiz, o verdadeiro forró de nosso sertão, temos que está todos juntos nessa grande batalha".

Assizão fala do começo de sua carreira:“Naquele tempo não era fácil gravar. Fiz este compacto, voltei para minha cidade. Continuei cantando carnaval, baile. Participei de um grupo, o Azes do Baião. Compunha e mandava para as gravadoras”. Assiszão lançou ainda em 2012 DVD e CD para marcar as datas redondas: 50 anos de forró - Assisão ao vivo, registro de um show em Rio Formoso, Pernambuco.

 E o forró pé de serra contagiou Nazaré do Pico
 Quirino Silva, Neli Conceição e Ulisses Flor
 Francisdo de Assis, Kydelmir Dantas e Aline Melo, Juliana Pereira, Neli e Quirino Silva
 Show de Ulisses Flor, Juliana Pereira e o casal Geraldo e Rosane Ferraz

A relação de nomes que o gravaram as composições de Assiszão é extensa. Sua fama como compositor antecedeu a de cantor. Em 1975, o Trio Nordestino emplacou dois grandes sucessos com Forró pesado e Esquenta moreninha, de Assisão. O que levou os concorrentes dos Três do Nordeste e recorrer ao talento do pernambucano no ano seguinte. No LP Forró pra juventude, de 1976, cinco das 13 faixas são assinadas por Assisão. 

"Ulisses Flor, uma das personalidades mais marcantes de Nazaré do Pico, filho do grande Capitão Euclides de Souza Ferraz foi destaque em alegria e disposição, ao lado da pesquisadora Juliana Pereira" 
 Jorge Remígio e Juliana Pereira
 Casal Junior e Ranaise Almeida e Marcos de Carmelita e Silvania e a festa do Cariri Cangaço em Nazaré do Pico

"O dia 27 de maio de ficou escrito na história dos nazarenos e emeiros. A família Cariri Cangaço nos deu muita alegria e emoção fazendo reviver momentos dos nossos antepassados quando defendeu por duas vezes o nosso lugar de ser destruído por Lampião. Obrigado Severo obrigado família Cariri Cangaço", Rubelvan Lira, um dos organizadores do Cariri Cangaço em Nazaré, filho do tenente João Gomes de Lira.

Rubelvan Lira, Marcos de Carmelita e Assiszão
 A Festa do forró pé de serra de Assizão tomou conta dos corações de todos em Nazaré 
Manoel Severo e Cristina Lira

"Ainda eram perto das 16 horas e o dia parecia estar só começando... Avante Nazaré do Pico, avante Cariri Cangaço Floresta 2016."

Cariri Cangaço Floresta
27 de Maio de 2016 , Nazaré do Pico
Fotos: Louro Teles, Ingrid Rebouças e Junior Almeida
Consulta: Jornal do Comércio on line

Nenhum comentário: