Eloy Jurubeba e a Festa do Cariri Cangaço Floresta 2016

O Cariri Cangaço Floresta 2016 continua em terras Nazarenas. A partir do berço da mais famosa vila do cangaço, antiga Fazenda Algodões... Depois do Jenipapo partimos para a Fazenda de Eloy Jurubeba, um dos valorosos nazarenos, quando fomos recepcionados por Zinho Flor e o espetacular relato do Fogo do Enforcado.

"O ódio de Lampião contra a família Jururubeba trouxe perdas irreparáveis. Eloi Jururubeba perdeu a casa destruída por Lampião em 1925. A história revela que nas proximidades da casa de Eloi morava também sus sogra Mariquinha Conrado, mãe de Lero, Hercílio e Adalgiso. Hercílio e Adalgiso perderam suas vidas e foram sepultados na Maranduba-Se."
Fazenda de Eloy Jurubeba e o Fogo do Enforcado
  Ricardo Ferraz, Jorge Remígo e casal Voldi Ribeiro na Fazenda de Eloy Jurubeba 
 Pesquisadores de todo o Brasil pisam as terras Nazarenas
Junior Almeida, Luiz Antônio, Rubelvan Lira, Luiz Ferraz e Kydelmir Dantas
A festa do Cariri Cangaço teve seu prosseguimento com a sensacional recepção com um café nordestino nas terras dos ancestrais "Jururubeba" ; iguarias tipicamente sertanejas encantaram os convidados da Caravana Cariri Cangaço que vieram dos quatro cantos do Brasil. Bolo de milho, bolo de macaxeira, milho cozido, milho assado e carneiro na brasa se uniram a mungunzá salgado temperado com uma das mais espetaculares histórias cangaceiras de todos os tempos, realmente um momento inesquecível do Cariri Cangaço Floresta 2016 em Nazaré do Pico.
Manoel Severo, Manoel Serafim, Maria Amélia e a recepção calorosa dos Jurubebas através de Gildete
Oswaldo Alves, Ivanildo Silveira, Manoel Severo, Ingrid Rebouças e Higor Silva
Ivanildo Silveira, Maria Amélia e Quirino Silva e a festa gastronômica dos Nazarenos

Juliana Pereira, Olimpyo Jururubeba e Junior Almeida

Cariri Cangaço Floresta
27 de Maio de 2016, Fazenda de Eloi Jurubeba
Nazaré do Pico
Fotos: Louro Teles, Ingrid Rebouças, Magno Araujo, Junior Almeida

Um comentário:

Emanuel disse...

"SOLO SAGRADO". Nasci e cresci nessa terra e como a tv não tinha chegado ainda por qui, minha diversão era estar sempre perto dos meus velhos heróis para ouvir as belas histórias do cangaço, minha mente viajava imaginando cada detalhe, parecia até estar vivenciando tudo aquilo. Mas, nunca tinha parado para pensar em um detalhe importante que aconteceu na primeira frase de Manoel Severo, "ESTAMOS PISANDO EM SOLO SAGRADO"...Meus pensamentos viajaram novamente e fiquei imaginando, realmente tudo de mais significativo do cangaço saiu daqui, os irmãos Ferreira nasceram aqui ao lado na Serra Vermelha e aprenderam a ler e escrever com o professor Domingos Soriano junto com todos os nazarenos que futuramente se tornariam inimigos, depois passaram a morar aqui em Nazaré por algum tempo, e ainda destaca-se a bravura dos nazarenos na luta contra o cangaço. É, realmente eu nasci e cresci num "SOLO SAGRADO" tudo começou aqui.
LUIZ EMANUEL NOGUEIRA DE SOUSA (ZINHO FLOR)