Fazenda Piçarra e a Morte de Sabino Gomes



Cariri Cangaço em visita a Fazenda Piçarra

Sabino Gomes com certeza era um dos cangaceiros mais destacados do grupo de Virgulino; criado sob as bençãos do clã paraibano de Marcolino Diniz, se uniu a Lampião logo após ao episódio do ataque a Sousa, fato esse que veio a antecipar o afastamento do líder cangaceiro ao poderoso coronel Zé Pereira, de Princesa, cunhado de Marcolino Diniz.

Em pouco tempo, por sua ferocidade e destemor, Sabino já ocupava lugar de destaque dentre o estado maior do cangaço e se colocava ao lado de Antonio Ferreira e Luiz Pedro, como os lugares tenentes do grande Virgulino Lampião.

Foi presença marcante em todos os combates desde então, tendo também escrito seu nome em investidas ousadas, sem  a presença do chefe maior, como foi o caso do próprio ataque a Souza e também a Cajazeiras. Em Mossoró esteve ao lado de Virgulino e Massilon arquitetando o ataque e propenso saque a metrópole potiguar do oeste.

Quase um ano após a saga do desastre da empreitada de Mossoró; Lampião se dirige com poucos homens ao cariri cearense, novamente entra em terras alencarinas pelos lados de Macapá; atual Jati; dali parte célere para um de seus coitos mais seguros: A Piçarra de "Seu Antonio".

Local da partida da volante de Arlindo Rocha
A volante acabou seguindo por duas veredas
Por essa vereda seguia o grupo de Arlindo Rocha
Neste local ao tentar passar uma cerca, Sabino foi mortalmente ferido

Era o mês de março de 1928; arranchados no parede de um barreiro da fazenda, incumbiram seu fiel amigo e protetor Antônio da Piçarra de algumas encomendas, entre elas; armas e munição, no que ficou acertado que seria entregue dentro de um dia.

O destino guardava para todos esses personagens um desfecho cruel, que marcaria eternamente a relação de seu Antônio da Piçarra e o Capitão Lampião. A volante pernambucana de Arlindo Rocha juntamente com Manel Neto, no encalço dos bandidos, chega à Piçarra. Não havia como evitar! Seu Antônio foi obrigado a guiar os homens de Arlindo Rocha até o coito de Lampião.

Seguindo por duas veredas, uma mais acima e outra mais abaixo, circundando a parede do barreiro, as forças se aproximavam sorrateiramente do coito; chovia e a noite escura ajudava a empreitada de aproximação. No coito já incomodados com a demora de seu Antônio, os liderados de Lampião resolvem ir até a proximidade da casa saber a razão da demora.

Sabino se distancia do grupo e ao tentar saltar sobre uma passagem de cerca é iluminado por um relâmpago, era tarde! Foi avistado e rapidamente alvejado pelos homens de Arlindo Rocha. Retrocede e é carregado temerosamente pelos companheiros cangaceiros. A volante se adianta e apesar de intenso tiroteio não consegue empreender a perseguição.

Piçarra ficaria marcada por aquele episódio, a noite em que seria morto Sabino Gomes, um  dos mais ferozes cangaceiros da era Lampiônica. A partir daquele dia Lampião engrossava o rol de nomes que clamavam por vingança, e o alvo seria a partir dali: Antônio da Piçarra.

Manoel Severo.

14 comentários:

Lima Verde disse...

Na verdade segundo o próprio Vilson, neto de seu Antonio da Piçarra, que ouviou dele uma centena de vezes essa mesma história; seu avô não teve como evitar o fato; seu Antonio mantinha uma relação de amizade com Lampião, inclusive foi na Piçarra que ficaram Ezequiel e Virgínio antes de engrossarem as fileiras do bando do parente famoso; mas naquele dia, não teve como fazer: Arlindo Rocha e Manel Neto que já conheciam essas ligações de seu Antonio, e como vinham no rastro dos bandidos, não poderiam ter outro desfecho.A patur dali seu Antonio passou a ser inimigo mortal de Lampião.

Fernando Lima Verde

orlins@hotmail.com disse...

VENDO PEÇAS , ARMAS E JÓIAS DO CANGAÇO. AUTENTICAS. ENVIO GRATIS. PARA COLECIONADORES E AMANTES. COPOS DE BORNAL, MOEDAS DE TALABARTE,ALGUMAS JÓIAS PESSOAIS, FOTOGRAFIAS AUTENTICAS ORIGINAIS DA ÉPOCA. PARABELLUNS, MOSQUETES,PUNHAIS CABO DE PRATA, MEDIDAS DE OURO EM PÓ, BALANÇAS DE VIAGENS, PAPO AMARELO GRANDE,44. OUTRAS PEÇAS

José Mendes Pereira disse...

Confrades do Cariri Cangaço:
Um dos amigos do meu filho Mendes, ex-funcionário do Banco do Brasil de Mossoró, que atualmente é aposentado, Francisco das Chagas do Nascimento; dono de um enorme acervo da história dos facínoras, e ainda membro da SBEC de Mossoró contou-me certo dia em seu acervo como aconteceu a morte de Sabino Gomes. No momento do ataque dos policiais ao bando de cangaceiros de Lampião, lá na fazenda de Seu Antonio Piçarra, Sabino levou a pior, pois foi atingido, sofrendo um enorme tiro no estômago, deixando-o sem condições de caminhar com os demais cangaceiros. Sabino sabendo que não teria a menor chance de sobreviver, pediu a Lampião que o matasse, pois não estava mais aguentando as dores que ora o incomodavam. Lampião disse que não tinha coragem de matar um amigo dele. Nem matava e nem ordenava que alguém do bando fizesse isto contra um companheiro. Mas Lampião vendo o seu sofrimento, causado pelas balas, afastou-se um pouco do local, e perguntou quem teria coragem de sacrificá-lo. Mandou que um dos cabras tirasse as balas do revólver e entregasse a Sabino, isso como teste, se realmente ele queria morrer. Quando o cangaceiro entregou o revólver a Sabino, não deu outra. Ele levou a arma ao ouvido e disparou. Mas a arma estava descarregada. Ajeitaram um lugar seco e bem limpinho, levaram-no para lá, e cobriram-lhe os seus olhos, evitando que visse o extermínio de sua própria vida. Mergulhão deu o tiro de misericórdia na cabeça. Em seguida, Lampião recolheu-se a um canto do coito, penalizado com o fim do amigo de tantos anos, chorou sem presenciar o enterro do seu grande amigo.
José Mendes Pereira - Mossoró -Rn.

ageurocha5@gmail.com disse...

Muito bom material de estudo! Parabéns!

Unknown disse...

Aplausos para vc

Unknown disse...

👏👏👏👏

Kadu Barone disse...

Belo relato amigo...

Unknown disse...

vd

Unknown disse...

vd

Carlos sabino disse...

Este relato é mesmo muito bom

Unknown disse...

Oi quero!Paraná!Obrigado!

DANIELLY SABRINA SILVA disse...

Sabino Gomes é meu bisavô
Meu nome se fosse homem seria Daniel Sabino em homenagem a ele.Como nasci mulher minha mãe não deixou colocar Sabino então ficou Danielly Sabrina.Mais meu irmão se chama João Sabino em homenagem a ele.

Anônimo disse...

No canal cangaçolofia diz que Sabino Gomes foi degolado por lampião.

Mayara Almeida disse...

Olá, Danyelly. Ele é teu bisavô? Queria entender mais, já que ele é o meu. Kkkkk. Minha avó era filha única dele, até onde eu sei. 😅