A Lenda da Flor do Pequi

 
 Belíssima e surpreendente Flor do Pequi

O "Pequi" é uma espécia arbórea nativa do cerrado brasileiro. Possui uma grande importância econômica reconhecida tanto pelas populações tradicionais quanto pela pesquisa. Existe uma narrativa bastante interessante que conta como surgui o primeiro pequizeiro.

Foi assim...
Conta a lenda que quando o derradeiro quilombo foi encontrado, houve uma enorme matança de crianças, jovens e velhos. Aqueles que conseguiram fugir, foram implacavelmente perseguidos e sumariamente executados.

Naquela noite, somente uma jovem escrava grávida conseguiu furar o cerco, escapando da chacina, tomando rumo ignorado pelo serrado. Ela andou dias e noites sem comer, sem beber e sem dormir vindo a falecer sob a sombra de uma frondosa árvore de galhos fortes, fartos de folhas, porém estéril.

O corpo esquálido e jazido daquela mulher se decompôs, transformou-se em húmus e sal da terra, fazendo-se fertilidade àquela árvore.
Desde então, flores da cor do sol brotavam naquele tronco robusto, transformando em frutos redondos e verdes, de segurar com as duas mãos. Frutos estes quando partidos, revelava uma polpa amarelo ouro, em forma de embrião, com aroma indizível e inconfundível paladar.

Assim, os nativos do cerrado deram o nome a este fruto de pequi.Hoje, conhecidos por pequizeiros todas as árvores mães que geram estes frutos em abundância, garantido sustâncias a quem tem fome e sede, descanso a quem tanto trabalha, restaura a virilidade dos homens e dá vida longa às mulheres que um dia deram a luz.


 O Famoso Pequi do cariri


Parafraseando ao amigo Kiko do Lampião Aceso; Beba na Fonte: culturanocariri.blogspot.com , blog encantador de nossa amiga Janinha Brito.

NOTA CARIRI CANGAÇO: A Floresta Nacional do Araripe, FLONA, situada na Serra do Araripe, e boa parte dela dentro do território do Crato, é berço maravilhoso do Pequizeiro. Ali, famílias inteiras tiram seu sustento anual nas safras do Pequi.  Dessa fruta incomum e de sabor incomparável vamos conhecer no Cariri Cangaço 2010, o mais famoso prato típico de nossa região: A Pequisada. Quem for vivo... verá! Todos estão convidados.

7 comentários:

Unknown disse...

Muito boa essa lenda de nosso Piqui, vamos ver se no Cariri Cangaço vão mesmo pagar a promessa da "piquizada".....

abração,

Janinha Brito disse...

Envaidecida que não me aguento...ô Severo, quanto carinho!Obrigada!

Anônimo disse...

Severo gostei demais dessa história do surgimento do Pequi, sensacional. Beijo a todos do Cariri Cangaço.

Obrigada,

Mariana Paes

Anônimo disse...

Legal a postagem; cangaço é cultura, parabéns!

Fernanda

CARIRI CANGAÇO disse...

Realmente postagens dessa natureza nos trazem algo incrivelmente forte, a ligação com nossos ancestrais que já estavam aqui quando os coloniozadores "civilizados" chegaram. Muito legal a lenda do Pequi e muitas outras que com certeza enriquecem nossa cultura brasileira.

Obrigado a Janinha, ao Assunção, a Mariana e a Fernanda.

Abraços do Cariri Cangaço.

Manoel Severo.

Unknown disse...

Valeu Severo. Estamos por aqui, qualquer coisa pelas bandas de João Pessoa, "Dê o grito!!" rsrs

Assunção.

Unknown disse...

Nossa que fantástico!!
Parabéns CARIRI CANGAÇO 👏👏👏