Angico...Mentiras e Mistérios Por:Manoel Severo

 Caravana Cariri Cangaço em Angico
Na verdade devo confessar: Muitos de nossos amigos pesquisadores e estudiosos arrepiam só em ouvir o soar surdo da frase "mentiras e mistérios"...e se for em referencia a Angico..nem pensar ! Mas...na verdade após nossa visita à grota mais famosa da história, Angico, também numa manhã de quinta-feira, chuvendo; fizemos todo o teajeto de 800 metros debaixo de chuva; não posso encontrar outro termo a não ser esse ! Mentiras e Mistérios de Angico, parafraseando o querido Caipira de Poço Redondo, Alcino Alves Costa; e provocado pelo atento Aderbal Nogueira.

Sempre sob a batuta de nosso rastejador-mor, Jairo Luiz, e ao lado dos confrades Cacau, Valentim, Lívio, Sandro, Afrânio, Múcio, Aderbal, João de Sousa e de Juliana Ischiara partimos para a Grota, se realizava a Missa de 73º aniversário do combate de Angico, promovido pela jornalista Vera Ferreira, neta do líder cangaceiro Virgulino Ferreira.
Quando chegamos ao local do coito, onde estão localizados os monumentos em memória dos que tombaram no cerco; Lampião, sua Maria, mais nove cangaceiros e o soldado Adrião; Aderbal logo nos chamou a atenção... Chovia, como naquela manhã de 28 de julho de 1938, e no local onde, de acordo com a esmagadora maioria da literatura que aborda o assunto, se localizava a "tolda" do casal mais famoso do cangaço, estava cheia de poças d'agua, umas grandes, outras menores...

Certamente não seríamos irresponsáveis em levantar aqui uma provocação reflexiva como essa, sem as devidas considerações com relação a todas as transformações físicas e geográficas ocorridos no coito mais comentado da história. As mudanças no leito do rio, no relevo, da vegetação, enfim... estamos diante de um hiato temporal de 73 anos... Mas, nada que não se possa conversar mais um pouco sobre o assunto.
A chuva de hoje poderá ser paralelo para a chuva de ontem ?
As poças d'agua de hoje desejam nos dizer algo?
Deixemos para lá... Mentiras e Mistérios;para a felicidade de alguns e desespero de outros; de Angico.

Abraço fraterno a todos.
Manoel Severo

Nenhum comentário: