Exposição Cangaceiros no Cariri Cangaço 2011

Ricardo Albuquerque e Manoel Severo

Um dos destaques especiais do Cariri Cangaço 2011, será a Exposição "Cangaceiros"; o mais espetacular conjunto de imagens já produzidas sobre o cangaço do ciclo lampiônico, fruto do espírito empreendedor do cearense Ademar Albuquerque, fundador da Abafilm e  grande mentor da aventura vivida pelo mascate Benjamin Abrahão, no desafio de filmar e fotografar o Rei do Cangaço. A Exposição "Cangaceiros" que já esteve presente em vários estados brasileiros e também no exterior, é presença certa e honrosa no Cariri Cangaço 2011.

 Ângelo Osmiro e a preparação das Peças de "Cangaceiros" que se preparam para estar no Cariri Cangaço 2011
Cariri Cangaço e Exposição "Cangaceiros" mais um presente a quem participar do Cariri Cangaço 2011
                                               Ângelo Osmiro e Ricardo Albuquerque
  
Na tarde deste último dia 29, a Curadoria do Cariri Cangaço, representada por Manoel Severo, esteve ao lado do confrade Ângelo Osmiro fechando a participação da Exposição "Cangaceiros" no Cariri Cangaço 2011. Na oportunidade em reunião com Ricardo Albuquerque, ficou acertado lançamento da Exposição no dia de abertura do evento, 20 de setembro, no Centro Cultural do Araripe, Galeria de Arte da RFFSA, logo após a solenidade de abertura do evento, que acontecerá no Teatro Municipal de Crato,  a partir das 19 horas.

Para Ricardo Albuquerque "será muito importante termos a Exposição Cangaceiros dentro da programação do Cariri Cangaço, uma vez que teremos um número muito grande de pesquisadores, escritores, enfim, e sem dúvidas é um grande evento". Para Ângelo Osmiro, pesquisador e escritor do cangaço a presença da Exposição Cangaceiros "traz mais um diferencial ao evento, que já é o maior do Brasil, quando possibilitará a todos os participantes conhecer o que temos de melhor em termos de imagens do Bando de Lampião".

Benjamim Abrahão e o Rei do Cangaço

A mostra reúne 86 fotografias que ilustram etapas da trajetória dos grupos cangaceiros entre 1926 e 1938, parte das fotografias foram feitas por Benjamin Abrahão, o famoso mascate libanês que ganhou a confiança de Lampião, em 1926, e tornou-se seu fotógrafo “oficial”, a partir da parceria com Ademar Albuquerque, da Abafilm. Para o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo "a chegada da Exposição Cangaceiros, é mais uma conquista de todos que fazem o Cariri Cangaço, é sem dúvida o maior e mais qualificado conjunto de imagens de Virgulino Ferreira, dessa forma, só temos a agradecer a gentileza do amigo Ricardo Albuquerque e ressaltar a grande honra de receber e acolher a Exposição no Cariri Cangaço 2011".

Agora é com você, venha ao Cariri Cangaço 2011 e viva também esse grande presente: Exposição Cangaceiros !

Serviço:
Exposição Cangaceiros
Abertura, dia 20 de setembro de 2011
Largo da RFFSA - Centro Cultural do Araripe, Crato Ceará
Hora: 22 horas,
após solenidade oficial de abertura do Cariri Cangaço 2011

2 comentários:

Helio disse...

Caro Severo, você é um gigante ! Parabens por mais essa vitoria, na verdade não sabemos mais nem aquilatar esse grande cariri cangaço, grande abraço a todos do cariri cangaço e até dia 20.

Professor Mario Helio

Anônimo disse...

Parabens caro Manoel Severo, o Cariri Cangaço é realmente referência no Brasil.

Abraços

Paula Rios