Saudades de João Gomes de Lira Por:Aderbal Nogueira

Paulinho, Kydelmir, Tenente João Gomes de Lira, Aderbal Nogueira e Robervan

Há muito tempo atras, quando comecei minhas viagens em busca dos resquícios da história, aprimeira pessoa que conheci foi o querido amigo João Gomes de Lira, homem de fala mansa e de uma tranquilidade congelante. Um memorialista escepcional e acima de tudo um bom amigo.

Como dizia o saudoso Luiz de Cazuza "- Você vê aquele homem de fala mansa , com aquela tranquilidade, foi um dos homens mais valentes que o Pajeú já teve"...
 Grande amigo, João Gomes de Lira
Afrânio Marmita, Aderbal Nogueira e Paulinho, o Guardião !

Tenente Lira teve nos seus últimos anos um guardião a altura, que foi o nobre colega Paulo, pessoa que zelava pela saude e integridade do nosso grande guerreiro das caatingas. João Gomes de Lira me fez encher os olhos de água várias vezes; em uma dessas ao chegar em sua casa onde o mesmo estava adoentado, ele levantou e disse: "-Aderbal você sempre muito bem vindo a esta casa, pois você é meu amigo". Isso eu nunca vou esquecer.

Descanse em paz meu amigo, você faz parte da história de minha vida.

Aderbal Nogueira


5 comentários:

Juliana Ischiara disse...

Faço minhas a palavras do amigo Aderbal. Tenente Gomes de Lira era um memorialista excepcional, além de nos receber em sua casa com hospitalidade sertaneja, amigo, gentil, agradável, receptivo.

Que Deus em sua infinita bondade o receba no reino da graça e que conforte os corações e almas de seus familiares e amigos. Sem sombra de dúvidas o tenente foi um grande guerreiro das caatingas.

Abraço fraterno em todos os familiares e amigos.

Juliana Ischiara

pedro luís disse...

SORTE DAQUELES QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONHECER ESTE PERSONAGEM DA HISTÓRIA NORDESTINA!!!

DESCANSE EM PAZ TENENTE!!!

Anônimo disse...

No momento em que lamentamos o falecimento do senhor Joaõ Gomes de Lira, parabenizamos aos senhores Aderbal Nogueira e Manoel Severo pela bela homenagem ao combatente de Nazaré.

SDS

Regis Dias

Anônimo disse...

João Gomes descanse em paz.

Sergio Teophilo

Anônimo disse...

TIVE A FELIZ OPORTUNIDADE DE CONHECER O TENENTE JOÃO GOMES DE LIRA, GRAÇAS AO NOSSO TIMONEIRO MAIOR SEVERO. FIGURA ÍMPAR E DISTINTA NO ACOLHIMENTO EM SUA CASA, SEM SE FALAR NA PROVEITOSA AULA ALI RECEBIDA SOBRE O CANGACEIRISMO NORDESTINO. QUE DEUS O GUARDE DIANTE DA SUA FACE.