Bons momentos, bons amigos ! Por:Manoel Severo

João de Sousa Lima e Juliana Ischiara, em Paulo Afonso

Acompanhamos através deste mesmo blog, como também nos espaços do Lampião Aceso e Blog do Mendes, incansáveis e atentos companheiros de jornada, o resultado de nossa maravilhosa Caravana Cariri Cangaço - GECC - SBEC, às barrancas do São Francisco, Angico e Raso da Catarina, através dos relatos dos confrades Aderbal Nogueira e João de Sousa Lima.

Hoje gostaria de meter "minha colher" nesse angu. Na verdade quando o nosso grande Aderbal Nogueira nos traz a reflexão em sua postagem sobre o valor dos amigos, nos remete imediatamente à força que une esta grande família que nos acostumamos mais recentemente a chamar de Família Cariri Cangaço. A cada jornada, a cada encontro, a cada evento, a certeza de rever grandes companheiros, amigos que possuem uma afinidade especial, a devoção e o amor pelas coisas que nos ligam às nossas origens, as origens do povo nordestino.

Pedro Luiz, Manoel Severo e João de Sousa Lima 
Valentim Antunes

Nesta última "cruzada", quando saindo de Fortaleza, passando pelo Cariri e chegando a Pernambuco, Alagoas, Bahia e Sergipe, rumo à missa de 73º aniversário da morte em Angico, antes nos "acoitamos" na simpática e acolhedora Paulo Afonso, aí por dever de justiça e pleno reconhecimento, a acolhida de nosso irmãozinho de coração João de Sousa Lima, que apesar de totalmente envolvido em suas atividades profissionais ainda arranjou tempo para nos ciceroniar, a cada segundo a cada minuto.

Paulo Afonso trata-se de solo sagrado para quem pesquisa cangaço. Ali se localiza as inigualáveis Malhada da Caiçara, Serra do Umbuzeiro, Tará, Vila da Dona Generosa, Lagoa do Mel, enfim; sem falar do misterioso e fantástico Raso da Catarina. Também se localiza estrategicamente na divisa entre os estados de Pernambuco, Alagoas e ainda Sergipe, num raio de cerca de 100 km qualquer pesquisador tem objeto para num mínimo uns 10 livros... Parabéns ao João e a todos os amigos de Paulo Afonso pelo resgate e valorização de nossa história e cultura.

João de Sousa, Múcio Procópio e Aderbal Nogueira 
Sandro

Certamente, cada caravana, cada evento, cada viagem, nos proporciona além de novos conhecimentos, novas informações e mais experiência, o reencontro com esses maravilhoso irmãos que Deus, a vida e o destino, nos concederam, valem por toda uma vida. Nas postagens abaixo, mais um pouqinho do que vivemos nessa viagem inigualável. Segue... 

Manoel Severo

4 comentários:

Juliana Ischiara disse...

“(...) cada evento, cada viagem, nos proporciona além de novos conhecimentos, novas informações e mais experiência, o reencontro com esses maravilhosos irmãos que Deus, a vida e o destino, nos concederam, valem por toda uma vida.”
Quão lindas são suas palavras meu amigo e irmão Severo...

Não escolhemos nossos irmãos de sangue, mas Deus nos deus a oportunidade de escolhermos nossos irmãos do coração e de alma. Por isso acredito nas sábias palavras de Benjamim Franklin, quando disse que “um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo verdadeiro será sempre um irmão”.

Meus amigos, sou eternamente grata pelos bons momentos que desfrutamos juntos, cada sorriso, cada abraço, cada reflexão que dividimos são momentos ímpares na vida de cada um e de todos ao mesmo tempo.

Aprendi a não mais perguntar a Deus o “por que” das coisas, aprendi tão somente a agradecer por tudo que ele em sua infinita generosidade me oferece. Pois nada é mais importante que uma amizade verdadeira. Há três anos perdi meu único irmão de sangue, mas Deus é tão generoso que me presenteou com amizade de todos vocês e aos poucos, cada um foi tornando-se meu irmão e hoje posso dizer que tenho vários irmãos.

Obrigada por tudo meus queridos,

Um abraço fraterno

Juliana Ischiara

PEDRO LUÍS disse...

FOI UMA VIAGEM CERCADA DE ÓTIMAS COMPANHIAS; AMIZADES E CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS!!!
JOÃO DE SOUSA RECEBEU-NOS MARAVILHOSAMENTE, TAL QUAL A TURMA DE PIRANHAS (JAIRO, CACAU E DEPUTADO INÁCIO DE LOIOLA).

ATÉ O BREVE CARIRI CANGAÇO!!!!

AFRANIO disse...

uma maravilha de viagem!!!!!muito bom compartilhar esses momentos e esta em companhia dos velhos e novos irmaos. grande abraço

Anônimo disse...

Gostaria de agradecer a todos confrades que compartilharam conosco mais alguns momentos de grande alegria, conhecimento e amizade.Sempre é uma grande honra recebê-los aqui em Piranhas e em Angico.Em nome do Deputado Inácio Loiola, da Prefeita Mellina Freitas e do Secretário Cacau, gostaria de externar todo nosso apreço ao companheiros que fazem acontecer a História do Cangaço.
E em setembro temos mais um encontro marcado, o CARIRI CANGAÇO 2011,que com toda certeza será mais uma vez um grande SUCESSO.
Abraços a todos

Jairo Luiz Oliveira
Piranhas / Alagoas