Noite marcante na Saraiva; Cariri Cangaço e GECC Por:Manoel Severo

Mais uma noite marcante do Cariri Cangaço - GECC no espaço literário Raquel de Queiroz na Livraria Saraiva do shopping Iguatemi, em Fortaleza. Mais de 20 participantes estiveram compartilhando do encontro que teve como pauta principal a apresentação de mais um trabalho do incansável vídeo-documentarista do cangaço: Aderbal Nogueira.

O encontro capetaneado pela direção do Cariri Cangaço e pelo GECC, iniciou com os Informes-GECC, através do confrade Ângelo Osmiro, quando foram apresentadas as últimas ações do Grupo, informados os últimos lançamentos literários e ainda os próximos eventos ligados ao universo do estudo e pesquisa sobre a temática.
 Lívio Ferraz
 Sandro e Aderbal Nogueira
 Renato Cassimiro
Cel. Liberato de Carvalho e Carabajal
Logo após tivemos a apresentação de um conjunto de depoimentos de remanescentes do ciclo do cangaço de Virgulino Ferreira, fruto do trabalho de Aderbal Nogueira, através de sua Laser Video. O debate que se seguiu à apresentação dos depoimentos; com algumas revelações inéditas; versou principalmente a partir de reflexões da "força pessoal" que o líder cangaceiro exercia sobre seus próprios comandados, facilmente percebível ao longo dos depoimentos de muitos remanescentes de seu grupo;outro aspecto que dominou as discussões foi a questão das novas abordagens de escritores, pesquisadores e estudiosos do tema, em contra-ponto ao observado em épocas passadas, notamente dominada muitas vezes por uma visão equivocada sobre a verdadeira natureza do cangaço, confundindo cangaceiros com heróis, justiceiros, enfim.

Durante os debates; reflexões a partir de pesquisadores como Ângelo Osmiro, Juliana Ischiara, Melquíades Pinto Paiva, Dr. Adail Colares, Aderbal Nogueira, entre muitos outros; nos trouxeram justamente um novo olhar, buscando a verdade histórica à partir de análises  mais lúcidas e equilibradas, onde não existem lados, muito menos - herói ou bandido, mas trazendo o cangaço para o seu real espaço dentro da história do nosso nordeste e do Brasil.
Dra. Maria Amélia
Júlio e Juliana Ischiara
Comendador Mariano
Dr. Melquíades Pinto Paiva e Adail Colares
Tomaz Cisne e Leo Kaswiner
Crispiniano Neto
Vicente Alencar
Edilson Cláudio
Ângelo Osmiro
Manoel Severo e confrades na noite Cariri Cangaço - GECC

Ao final, tivemos  a aprsesentação do novo cordel do Cel. Liberato, sobre a figura marcante do Tenente Laurentino de Morais e por fim a apresentação das Obras que foram editadas por ocasião da grande festa do Centenário de Juazeiro do Norte, pelo confrade Renato Cassimiro.

Manoel Severo
Cariri Cangaço - GECC - SBEC

Um comentário:

Narciso disse...

É muito gratificante e emocionante
ver todos esses grandes gerenciadores da preservação do fenômeno do cangaço,parabéns!!!