Sedição de Juazeiro lançamento no Cariri Cangaço 2011

 Aderbal Nogueira, Manoel Severo e Jonasluiz de Icapuí

Tudo pronto para o mais esperado lançamento do ano: Minisérie A Sedição de Juazeiro, super produção cearense que traz a saga da Guerra de 1914, quando se consolida a força do
Padre Cícero e Floro Bartolomeu, 
no sul do Ceará...


Na manhã da última quinta-feira, a Curadoria do Cariri Cangaço esteve visitando o Produtor da Minisérie, Jonasluis de Icapuí, quando foi fechado o lançamento da película dentro da Programação do Cariri Cangaço 2011. Para Aderbal Nogueira, Conselheiro do Cariri Cangaço "o lançamento dentro do evento será um dos pontos altos, uma vez que estaremos ao lado dos maiores pesquisadores do Brasil, que terão a oportunidade de conhecer mais de perto esse capitulo espetacular da história do Ceará e do nordeste".

Manoel Severo e Daniel Abreu, durante a visita à produtora de A Sedição de Juazeiro

A Avantpremier da Minisérie Sedição de Juazeiro acontecera na manha do dia 22 de Setembro no SESC Crato, quando em primeira mao os convidados do Cariri Cangaço conhecerao  a mais espetacular producao epica da Tv dos ultimos tempos. Logo apos a apresentacao do primeiro capitulo, teremos Mesa de Debates tendo como principais debatedores, o Produtor da Miniserie, JonasLuis de Icapui, o Diretor Daniel Abreu e ainda os pesquisadores Renato Cassimiro, Huberto Cabral e Renato Dantas, quem for vivo vera......

 Cariri Cangaço em visita a Sedição de Juazeiro
Sedição



Sedição de Juazeiro...Na segunda década do século XX, o poder central no Brasil era exercido pelo chamado homem forte do regime, Pinheiro Machado, presidente do senado. O presidente da república, Hermes da Fonseca, homem medíocre e fraco, lhe era submisso. Pinheiro Machado trata de criar condições para, a menos de dois anos da sucessão presidencial suprema, substituí-lo com o apoio das chefias dos Estados. Em Juazeiro reúne-se uma assembléia estadual insubmissa, sob a presidência de Floro Bartolomeu, aliado do Senador Pinheiro Machado. Declara-se assim uma dualidade de poderes legislativos no Estado. Na segunda quinzena de janeiro de 1914, tropas enviadas de Fortaleza pelo governador Franco Rabelo atacam Juazeiro. Floro e seus soldados esperavam o ataque.

As forças atacantes foram logo repelidas e postas em fuga. Os sediciosos de Floro Bartolomeu marcharam-lhes ao encalço e não deixaram pedra sobre pedra. Invadiram e saquearam sucessivamente o Crato, Barbalha, Missão Velha e Iguatu. Dali os combatentes de Floro tomam o trem e saem ocupando as cidades de Quixeramobim, Quixadá, Baturité, Redenção, até atingem a periferia da Capital, em Parangaba. O governo central decreta a intervenção federal no Ceará a 14 de março de 1914. Os jagunços de Floro Bartolomeu chegam a capital Fortaleza. Franco Rabelo embarca de volta ao Rio de Janeiro. Triunfa a SEDIÇÃO DE JUAZEIRO: A GUERRA DE 1914.

2 comentários:

Heldemar Garcia disse...

Fantastico a mini-serie, produção totalmente cearense, com qualidade internacional. O Roteiro é primoroso, participações espetaculares de artistas locais, mostrando que o nosso Ceará e o nordeste é realmente rico de grandes artistas.
Mais informações teremos no novo canal de comunicação do Cariri Cangaço.
Em breve.

Heldemar Garcia - jornalista

Anônimo disse...

Sem dúvidas um grande momento do Cariri Cangaço, parabens.

Demetrius Calvin