Cordel sobre Tenente Laurentino lançado em Noite Cariri Cangaço - GECC

Cel. Liberato de Carvalho e Lapa Carabajal 

Quem não conhece e visita Mossoró pela primeira vez, se surpreende com a maravilhosa cidade pólo, do oeste potiguar, a segunda metropole do Rio Grande do Norte, que além de possuir um povo amável e acolhedor, possui monumentos e equipamentos públicos e culturais invejáveis.

Dentre esses, chama a atenção o Memorial da Ressistência; equipamento público nascido do sentimento do povo mossoroense para homenagear os heróis da ressistência daquele famoso episódio de 13 de junho de 1927, quando da lograda invasão de Lampião à terra de Santa Luzia. Ali vamos encontrar "retalhos e retratos" de uma das mais famosas façanhas do povo da cidade, sob o comando de seu líder maior Rodolpho Fernandes.


 Vicente Alencar na apresentação do Cordel do Tenente Laurentino , por: Coronel Liberato de Carvalho
Aderbal Nogueira e Coronel Liberato de Carvalho

O encantamento foi um dos sentimentos que invadiu o mais novo cordelista do Ceará; nosso estimado amigo, Coronel Gutemberg Liberato de Carvalho, que depois de visitar o Memorial da Resistência, resolveu mergulhar na história e na memória do cangaço, e em particular, à pesquisa da vida e da ação de um desses grandes defensores: Tenente Laurtentino de Morais.

O resultado depois de um ano de pesquisa dedicada ao tema e ao seu personagem eleito, nasceu o primeiro cordel da lavra de nosso confrade Coronel Liberato de Carvalho, que tivemos a satisfação de tê-lo lançado na noite Cariri Cangaço - GECC na Saraiva do shopping Iguatemi. Para quem não esteve presente é esperar uma nova oportunidade quando setembro chegar, no Cariri Cangaço 2011.

Manoel Severo
Cariri Cangaço - GECC - SBEC

Nenhum comentário: