Tudo pronto para mais um Cariri Cangaço Por:José Cícero

Sete importantes municípios da região caririense já se preparam para sediar a 3ª edição do Cariri Cangaço 2011 - o grande encontro da história do Cariri e do Nordeste brasileiro.


Todos os pesquisadores, historiadores e demais adeptos da história do Cangaço, do Nordeste e do Ceará estão sendo convidados para participar de 20 a 25 de setembro da III edição do CARIRI CANGAÇO – O maior e mais interessante evento do país a tratar da temática lampiônica e congenêres. Mas de 150 pesquisadores convidados do Brasil inteiro, assim como renomados estudiosos do assunto estarão abrilhantando o Cariri Cangaço 2011 que acontece nas cidades de Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha, Porteiras, Barro e AURORA(conforme programação abaixo). O tema central deste ano é: "Da Insurreição à Sedição".

A expectativa de todos quantos compõem a organização do CC é de que este ano o acontecimento possa superar as edições dos anos anteriores, notadamente pela grande notoriedade que o evento alcançou junto a comunidade científica, acadêmica e na opinião pública de um modo geral. Tanto que o próprio curador Manoel Severo vem tendo dificuldade no sentido de conseguir administrar a contento toda a demanda de participações e discussões temáticas para os seminários que acontecerão nos seis municípios que sediarão a iniciativa este ano.

Com uma programação bem elaborada e bastante diversificada, o CC 2011 tem tudo para agradar por assim, dizer gregos e troianos em face da organização primorosa e, sobretudo por conta da abrangência dos assuntos postos na pauta para os palestrantes e debatedores, enfatizou o professor José Cícero, secretário de cultura de Aurora onde inclusive o evento acontece pela segunda vez com o tema: A Trama da Ipueiras e a Invasão de Mossoró, cujo palestrante será o historiador e memorialista missãovelhense Bosco André.

Secretário José Cícero e o Cariri Cangaço 2010, nas Ipueiras

Em Aurora a comitiva de pesquisadores convidados fará uma visitação turísticas a alguns pontos marcantes da passagem de Lampião e seu bando pelo território aurorense, além de outros acontecimentos históricos de grande monta, tais como: A Fazenda Impueiras do coronel Izaías Arruda e Zé Cardoso onde ocorreu a trama com vistas a invasão de Mossoró e o suposto cerco, traição e tentativa de envenenamento de Virgulino junto com seu bando. Como também o sítio Taveira( do fogo do Taveira), as minas do Coxá pertencentes ao padre Cícero, a antiga estação ferroviária onde ocorreu o bárbaro assassinato do Cel. Izaías Arruda, além da necrópole da bailarina dentre outros.

Mais uma vez, a Prefeitura municipal através do prefeito Adailton Macedo juntamente com a sua secretaria de Cultura vem dado total apoio ao evento.O II Seminário CARIRI CANGAÇO seção de AURORO acontece a partir das 19:30h no auditório do Salão Paroquial (ao lado da matriz) no centro da cidade. Sob o tema: A trama da Ipueiras e a invasão de Mossoró proferida pelo pesquisador Bosco André.

José Cícero
Secretario de Cultura de Aurora
Pesquisador e Escritor do Cangaço

Nenhum comentário: