Caravana visita o fantástico Raso da Catarina Por:João de Sousa Lima


O Raso da Catarina foi palco de visitação formado por um grupo de pesquisadores Cearenses que visitaram Paulo Afonso durante o evento Cultura no Parque.A Expedição formada por João de Sousa Lima, Múcio Procópio, Valentin, Pedro Luiz, Jadilson Ferraz, Juliana Schiara, Livio Ferraz, Afrânio Cisne, Sandro e Aderbal Nogueira seguiu por 03 dias os Rastros do Cangaço no Raso da Catarina.

 
 
 
 Confraria de Amigos, objetivo comum: A memória viva de nosso nordeste

A comitiva começou o trajeto fazendo a primeira visitação a Baixa do Chico, belíssima formação rochosa, com um maravilhoso Cânion seco, onde situa-se a "Catedral", igreja natural formada pela ação do tempo e que os indios Pankararé acreditam estarem seus antepassados. Depois seguimos para o povoado Juá e de lá cruzamos o Brejo do Burgo, chegando ao Salgado do Melão e entrevistamos Joana (irmã da cangaceira Dadá). Joana está no centro da primeira fotografia, ladeada pelos pesquisadores.

Pé na estrada e seguimos até o povado São Francisco, de lá para a Várzea da Ema (fazenda queimada por Lampião por pertencer ao Coronel Petronilio de Alcantara Reis). De Várzea da Ema partimos para Canudos e contamos com a informações de Múcio Procópio, um dos grandes pesquisadores da vida de Antonio Conselheiro. De Canudos uma parte da equipe retornou para o estado cearense e eu e Jadilson Ferraz seguimos cruzando Canché e Jeremoabo, até chegarmos em Paulo Afonso.

A viagem foi uma grande aventura, atravessar o Raso da Catarina e conhecermos lugares e pessoas que tiveram ligações diretas com as histórias do nosso Sertão foi um momento marcante e de fortalecimento de laços de amizades entre a equipe.

João de Sousa Lima
http://www.joaodesousalima.blogspot.com/

Nenhum comentário: