Caravana Cariri Cangaço em Angico e Raso da Catarina Por:Aderbal Nogueira

Aderbal, João de Sousa e Múcio, descendo as barrancas do São Francisco

Tristes daqueles que não têm amigis!
Nossa Caravana partiu de Fortaleza com destino às barrancas do São Francisco em mais uma grande aventura e desta vez, toda especial. Iríamos adentrar o "temido"  Raso da Catarina. Dessa vez novos e velhos amigos faziam parte da expedição; antigos como Sandro e Valentin; companheiros de aventuras em cima de uma bike, de um caiaque, pendurados em uma corda ou mesmo cruzando as areias dos Lençóis Maranhenses; companheiros do cangaço dessa vez unidos a nós como os irmãos; Severo e Lívio, mestre Múcio, o "sangue bom" Afrânio, a valente Juliana, o tranquilo Pedro Luiz, todos formando uma grande Caravana para nos encontrarmos com os amigos João de Sousa Lima, Jairo Luiz e família, o grande Cacau e juntamente com o fidalgo amigo Inácio de Loiola visitarmos a Grota do Angico, dessa vez na Missa de 73 anos do fatídico combate.

A manhã estava chuvosa, como aquela do dia 28 de julho de 1938, ali pude comprovar algumas dúvidas levantadas pelo Mestre Alcino Alves Costa: "Com o leito do riacho cheio de água, como acampar ali?"

Ao sairmos de Piranhas tivemos com o amigo João de Sousa Lima, pessoa que não temos palavras para agradecer a disponibilidade em estar junto conosco nessa aventura, e o que dizer também do gigante, mas com  o coração de menino, Jadilson Bin Laden, pessoa encantadora, bondosa, divertida e também um artista do mais alto gabarito.
Obrigado João, por trazer ao nosso meio esse incrível amigo Jadilson, que junto com nosso grupo adentrou o Raso da Catarina, onde estivemos com coiteiros, descendentes do cangaço, índios Pankararés e com uma irmã de Dadá, que nos revelou fatos novos da história e que com certeza vão fazer parte de um trabalho futuro. Fica aqui nosso agradecimento a amigos que são guardados no lado esquerdo do peito. Esperamos em breve retornar ao sertão juntos com amigos que não puderam estar presentes e que fizeram falta; Paulo Gastão, Ângelo Osmiro, Ivanilso, Tomaz, e todos os outros que fazem parte dessa grande família.
Um abraço e desculpem a extensão das palavras, precisava agradecer. Abaixo um pouco dessa grande aventura em família....

Aderbal Nogueira.


´a
Laser Video

5 comentários:

Juliana Ischiara disse...

Faço minhas, as palavras do amigo Aderbal, “triste daqueles que não tem amigos”, pois os amigos são os irmãos que nós escolhemos para dividirmos com eles fragmentos de nossas vidas.

Sendo eu uma pessoa de muita sorte, quero agradecer a todos os irmãos e amigos que estiveram comigo nesta viagem maravilhosa. Como disse Aderbal, alguns já conheciam o temido Raso da Catarina, outros como Eu, Pedro e Afrânio fomos batizados pela imensa e densa caatinga, bem como o sol que nos bronzeava a pele, mas também tatuada em nós todas as reflexões nunca antes feita.

Conhecer parte dos nativos pankararés, ver, sentir e viver por algumas horas o universo tão inóspitos vividos por ele, me foi uma lição de vida que jamais esquecerei. O Raso da Catarina não é só um lugar inóspito, é também mágico, encantador.

Visitar Angico numa quinta feira, 28 de julho já é algo diferente para um pesquisador do cangaço, imaginem chovendo, ou seja, me senti em uma espécie de túnel do tempo regressando aquele fatídico 28 de julho de 1938.

Conhecer dona Joana irmão de Dadá foi um presente mais que especial, pois tratar-se de uma mulher agradável, sensível, doce, hospitaleira, além de uma lucidez invejável do alto de seus 98 anos bem vividos.

Tudo nesta viagem foi especial, absolutamente tudo. Dividir com amigos queridos os momentos de refeição, sorrisos, sonhos, reflexões, depoimentos e alegrias, são momentos impares e que devem ser guardados pra sempre em nossas memórias e corações.

Nossa...! Quão fantástica é a grandiosidade de Canudos, que o diga o grande amigos e especialista no assunto meu querido amigo conselherista Múcio.

No mais, quero reverenciar aos amigos mais que queridos: Jadilson e João de Sousa Lima pela acolhida e companhia, aos amigos Aderbal, Afrânio, Pedro, Severo, Valentim, Sandro , Mucio e Lívio por tudo que vivemos juntos nesta aventura expedicionária.

Espero que em nossa próxima os demais amigos como Angelo Osmiro, Paulo Gastão, Ivanildo, Tomaz, Julio Cesar, Danielle Esmeraldo e meu querido e amado mestre Alcino, assim como os demais amigos e irmãos da família Cariri Cangaço.

Deixo aqui um abraço bem apertado para o nosso mascote de expedição, o querido “Raso”, mais novo filhote de Jadilson.

AH!!!! Querido amigo Aderbal, o vídeo ficou maravilhoso, tanto o é verdade que não pude conter as lágrimas.

Abraço em todos e saudações cangaceiras!!!!!
Juliana Ischiara,

João de Sousa Lima disse...

tive a honra de participar dessa caravana e posso acrescentar que foram dias maravilhosos, diante de pessoas tão interessadas nas histórias do nosso nordeste.

Julio Cesar disse...

Amigo Aderbal

Fico admirado pelo fato de, passados 70 anos do massacre de Angico, só agora houve a visitação ao local com CHUVA para colocar mais água na fervura levantada pelo mestre Alcino Costa.
Até então, não ouvi uma única voz dando razão ao decano de Poço Redondo, pois, o acampamento no leito da água da grota era indiscutível.
Parabéns meu amigo e espero que a partir de agora, ouçam com mais atenção aos questionamentos do grande mestre.

rubelvam lira disse...

Meus amigos do Cariri Cangaço, lamento o meu velho pai não ter ido até o raso da catarina, pois era um desejo que ele tinha e os levou para eternidade. Esse desejo só vei aparecer justamente quando ele não tinha mais forças para enfrentar o deserto do raso, quando na sua mocidade enfrentou lampião. Muito obrigado por tudo, ele gostava muito de vocês que frequentavam a nossa casa, até outra oportunidade

Aderbal Nogueira disse...

Rubelvam. Seu velho pai e para nos uma LENDA. Foi um bom amigo. Aderbal Nogueira