Mais uma pérola de João de Sousa Lima...

Um dos relatos mais inrteressantes deixado pela cangaceira Dadá foi de ter visto o Zeppelin cruzando próximo a cachoeira de Paulo Afonso e lembrar que por várias vezes, Corisco ficava apreciando, pelo lado alagoano e de longe, as quedas da cachoeira.

um capitulo escrito pela escritora Aglae Lima cita Lampião, Maria Bonita e vários cangaceiros na Furna dos Morcegos, gruta que situa-se ao lado da famosa cachoeira, porém o depoimento é fantasioso, Lampião nunca foi lá. A Usina Angiquinho, fundada pelo empresário Delmiro Gouveia foi inaugurada em 1913 e Lampião só passou pra Bahia em 1929. Na Usina existe um complexo de casas que serviam para moradia dos técnicos e suas famílias e de lá se tinha a visão de quem adentrasse a furna, sem contar que na usina tinha também telégrafo e poderia denunciar a presença dos cangaceiros, sem contar que nenhum dos diversos coiteiros da região, os cangaceiros que sobreviveram ou ainda as pessoas que trabalharam na usina nunca falaram da Furna como sendo um dos esconderijos de cangaceiros.

Em 1962 foi realizado o filme "Os três Cabras de Lampião" e a grandiosa Cachoeira foi um dos lugares escolhidos para a filmagem, como podemos ver na foto acima. Um dos atores coadjuvantes foi Campelo, um técnico em laboratório da CHESF, inclusive a CHESF contribuiu com a logistica para a realização da película, cedendo até guindastes para ajudar na composição das cenas.

Estou procurando esse filme para presentear Campelo pois ele não chegou a assisti-lo e também não recebeu o cachê, sendo pouco provável que chegue a receber pela quantidade de anos passados. Consegui essa foto das fimagens na Cachoeira em uma recente pesquisa na cinemateca do Brasil e no acervo da petrobrás.

o cangaço fez história em toda região pauloafonsina, porém na cachoeira de Paulo Afonso, a única verdade é que o cangaço fez história como cena de filme, no cinema brasileiro.

João de Sousa Lima

Um comentário:

João de Sousa Lima disse...

caro Severo,
fico sempre grato por suas divulgações quanto à nossos pesquisas.
desejo muita saúde e paz
abraço
joão