Terésios, um pedaço da história de nosso Cariri

Dr. João Macedo Filho e Manoel Severo

Percorrer as vastas terras de nosso amado Cariri é reviver uma das mais fantásticas sagas de um povo e notadamente descobrir os encantos e segredos de nossas origens...Terésios, cognome destinado aos nascidos e vividos a partir do Engenho de Santa Teresa, em terras do Portal do Cariri: Missão Velha. Aqui tudo começou.

Do tronco ancestral dos Terésios vamos ter as principais linhagens familiares de nosso amado Cariri; família e nomes que fizeram e fazem história, construindo a memória de uma das mais maravilhosas regiões de nosso estado do Ceará e do Nordeste do Brasil.

Na última semana tive o privilégio de cumprimentar o confrade e também apaixonado pelo cangaço; médico de reconhecido talento e competencia, João Macedo Filho; oriundo da gema do Engenho de Santa Teresa; descendente direto das mais importantes linhagens dos Terésios; João Macedo Filho, por parte de mãe é neto de uma das mais destacadas personalidades da história politica de Missão Velha, coronel Dantas; protagonista do episódio na disputa à bala pela prefeitura com o não menos lendário Isaias Arruda; por parte de pai, é descendente direto de outra legenda caririense; Joca do Brejão de Barbalha, irmão do famoso coronel Santana da Serra do Mato; pois sim, a partir de agora o amigo João Macedo Filho é mais um valoroso colaborador do blog Cariri Cangaço e com certeza nos trará dentro de poucos dias um capítulo importante sobre a história e a saga dos Terésios.

Manoel Severo

4 comentários:

Anônimo disse...

MEU CARO SEVERO, VOCÊ REALMENTE É FANTÁSTICO, AQUISIÇÃO MELHRO NÃO PODERIA HAVER, TRAZENDO O DR. JOÃO MACÊDO FILHO, PARA OS QUADROS DO NOSSO CARIRI CANGAÇO. MEU CONTERRÂNEO, FILHO DOS NOSSOS BONS AMIGOS JOCA COÊLHO E DONA IMILCE DANTAS. PARABÉNS SEVERO. ABRAÇOS: BOSCO ANDRÉ.

José Cícero disse...

Sem dúvida sobremaneira interessante...
O nosso Cariri Cangaço decerto ficará muito mais rico, substantivo e grandioso com mais um pesquisador/colaborador deste naipe genealógico.
A célebre e antológica "Estirpe da Santa Teresa" - do nosso imortal Joaryvar Macedo agora se agregar ao Cariri Cangaço, para que o Brasil, o Ceará e o mundo porssam enfim, conhecer quão sensacional e brava foi esta saga formadora do nosso adorável Cariri.
Sugiro por oportuno ao mestre Manoel Severo fazer convite aos que fazem a ACEITE - Associação Cearense de Integração dos Terésios nas pessoas de Dimas Macedo, Dr. Edilson Santana, o aurorense Antonio Leite Gonçalves Macedo( dentre outros) que intregam tão importante sodalício na capital cearense.
Mui grato,
José Cícero
Sec. de Cultura
Aurora-CE
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.jcaurora.blogspot.com

José Cícero disse...

AINDA ACERCA DOS QUE VISITARAM: Angico, Canudos e o Raso da Catarina -
Para os que como Eu não tiveram a rara felicidade de participar de mais esta 'comitiva' desbravadora da história nordestina, haveremos pelos menos de nos contentar com mais este belo vídeo; verdadeira pérola do camarada Aderbal Nogueira - o homem do últimpo apito. Ele nos diz muito e, literalmente nos transporta para os lugares visitados...
Lindas imagens que nos mostra e fala como dizem, mais que mil palavras, somadas graciosamente ao indeitismo das canções do GRANDE Jadilson - nosso Bin Laden imortal dos sertões.
De tal sorte que, meio que ferroado pelo maribondo do desejo
fico torcendo, desde já, para que outras incursões do gênero aconteçam.
Parabéns a todos os participantes de mais esta louvável empreitada.
* José Cícero
Aurora - CE
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.jcaurora.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
jccariry@gmail.com

safe&hagan disse...

Fico deveras saudoso, de tudo que li e conheço na história dos Terésios no cariri, somos parte de uma grande história, na formação moral e cultural de um povo, saudoso do grande Jaorivar Macêdo responsável pela reavivamento do orgulho Terésio.