Abrindo o Baú...Lembranças de 2010 Por:Manoel Severo


Ao lado do pesquisador e escritor Magérbio de Lucena, participando do mais tradicional programa de rádio do Cariri; Jornal do Cariri, do jornalista Antônio Vicelmo; naquela oportunidade estávamos realizando a divulgação promocional do Cariri Cangaço 2010. Magérbio de Lucena acabara de contar um pouco mais sobre o "fogo da Piçarra" quando tombou sem vida o cangaceiro Sabino e nós estávamos discorrendo sobre a Programação do Evento para aquele ano, que aconteceu no mês de agosto.


Ao lado da professora Anna Christina, professora da URCA e Diretora do Ponto de Cultura Lira Nordestina e do artesão José Lourenço. Naquele momento estávamos fechando a aquisição de 150 das famosas sandálias do Cariri Cangaço; presente do  município do Crato aos participantes do evento no ano de 2010. A arte em xilogravura, gravada em sandálias de borracha, tipo havaianas, traz as figuras de Lampião e Maria Bonita. criação de José Lourenço.


Uma das mais tradicionais famílias do Cariri, também do berço dos Terésios, é a família Macedo, da lendária Marica Macedo do Tipi, protagonista de um dos principais épicos de nossa região: O Fogo do Taveira. Naquela noite, ao lado dos confrades Ângelo Osmiro e Aderbal  Nogueira, fomos recepcionados para jantar pelo escritor Vicente Landim de Macedo, autor de Marica do Tipi.

  

O Grupo Empresarial Porto Freire promoveu a Exposição Cangaceiros, em seu Centro Cultural em Fortaleza. Para o lançamento, além das presenças da jornalista Vera Ferreira, neta de Lampião e do produtor Ricardo Albuquerque, o GECC se fez presente através de seus sócios; Ângelo Osmiro, Manoel Severo, Aderbal Nogueira, Edilson Cláudio, Haroldo Felinto, entre outros.


Em outra oportunidade novamente vamos abrir a tampa do 
Baú de nossas lembranças !

Manoel Severo

Nenhum comentário: