Natal recebe Cariri Cangaço-GECC Por:Heldemar Garcia

Honório de Medeiros, Manoel Severo e Ivanildo Silveira

Mais uma vez tivemos a oportunidade de rever os companheiros do Grupo de Estudos do Cangaço de Natal, em uma noite proveitosa a pauta nos trouxe entre outros, a Nova Onda do Cangaço, onde, apesar de percebermos muitas obras sem qualquer qualificação ou credibilidade , temos ainda muita gente boa procurando aprofundar a pesquisa e buscar a partir de um olhar mais científico entender esse fenômeno que marcou nosso nordeste e nosso Brasil por tanto tempo.

Mais uma vez o grande colecionador do Cangaço, Conselheiro Cariri Cangaço, Ivanildo Silveira, foi provocado a nos brindar com um volume ou mil volumes, onde nos permitiriam conhecer a partir de seu espetacular acervo iconográfico, mais um pedaço importante, da história do cangaço. Ivanildo Silveira, nosso Reverendo, dessa vez se fez de rogado... Ainda não conseguimos convencer o homem, mas...falta só "uma laminha".
...falta só "uma laminha" !

Na verdade, Ivanildo Silveira iniciou sua "coleção" há cerca de oito anos e com muita dedicação e persistência conseguiu formar um acervo realmente precioso, "muitas destas fotografias precisei de meses, suor e paciência para conseguir" lembra Ivanildo. Não seria preciso dizer que durante esse tempo todo, o Reverendo colheu além de fotos, muita coisa boa para nos contar... agora é esperar.

Honório de Medeiros, também Conselheiro Cariri Cangaço, nos trouxe mais detalhes sobre o embrólio dos bastidores da invasão de Lampião a Mossoró, "Rodolfo sabia que Massilon participava de um engenhoso plano para matá-lo" e conclui: "Se existem heróis na ressistencia de Mossoró, Rodolfo Fernandes foi o grande e verdadeiro responsável pelo desfecho daquele episódio". Ainda houve tempo para "dissecar" alguns dos emblemáticos personagens de outro espetacular episódio de nossa história: Sedição de Juazeiro. "Gostaria de escrever sobre Floro Bartolomeu..." emendou Honório de Medeiros.

gostaria de escrever sobre Floro Bartolomeu... 

João Simplíco, como um franco atirador, ao lado do confrade Carlos Alberto, desfilavam argumentos a desafias a todos: "É necessário uma respostas a esses absurdos que escrevem por aí..."´e mais: "Lampião que começou com vingador, fora da lei, agora tá terminando com sua masculinidade em jogo..." e ainda: "É tanta bobagem que se vê por aí, que encontramos até placas ' Neste solo sagrado pisou Virgulino Lampião!". Pois é companheiros e a vida segue.

João Simplício...neste solo sagrado pisou Lampião

Ao final ainda houve tempo para reflexões sobre o próximo Cariri Cangaço. O ano de 2012 é um ano em que teremos eleições municipais e tradicionalmente o evento acontece em Setembro; assim, compreendendo as naturais dificuldades em conciliar a agenda de muitos de nossos parceiros, já estamos nos dedicando a encontrar, nesse ano de 2012, um novo período para realizar o Cariri Cangaço 2012. Até a primeira quinzena de janeiro, deveremos ter a nova data, é aguardar.

Carlos Alberto
Honório de Medeiros, Heldemar Garcia e Ivanildo Silveira
Mais uma noite Cariri Cangaço-GECC e o Grupo de Natal

A agenda é intensa, já nos próximos dias teremos mais um representante Cariri Cangaço-GECC na capital potiguar, desta vez o Conselheiro Cariri Cangaço e diretor do GECC, documentarista Aderbal Nogueira, estará protagonizando mais um encontro entre o Ceará e o Grupo de Natal.

Heldemar Garcia, jornalista
Assessor de Imprensa e Marketing
Cariri Cangaço

7 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Severo, cangaceiro do bem; estes encontros só engrandecem a pesquisa do cangaço e possibilitam ainda mais a integração de todos, que o exemplo de vocês possa ser seguido por mais pessoas. Parabens e feliz natal e prospero ano ano.

Marilia Lemos

Lima Verde disse...

Aos amigos de Natal, parabens pela iniciativa de ciração desse grupo. párabens amigo Severo por ser esse grande incentivador de todos esses movimentos, o Cariri Cangaço é uma iniciativa de pleno sucesso, graça a seu grande coração e seu poder de harmonização e união, abraço meu amigo.

Fernando C Lima Verde

Helio disse...

Dr Ivanildo estamos todos esperando seu livro. Abraços

Professor Mario Helio

Anônimo disse...

Pessoal do Cariri Cangaço e Natal, maravilhoso exemplo de união e harmonia, é assim que se controi.

Lais Britto

Honório de Medeiros disse...

Caro Severo e Heldemar, lanço aqui um repto: façamos um abaixo-assinado, nós do Cariri Cangaço, para ser entregue ao "Colecionador", requerendo o livro que ele nos deve e não quer entregar.

CARIRI CANGAÇO disse...

Estimado Honório, que tal, ao invés de um, dois abaixo assinados??? Vem Floro Bartolomeu por aí???? rsrsrsrsrs

Abraço grande amigo

Manoel Severo

ENGENHEIRO GMARLON disse...

Floro Bartolomeu é um vulto sem igual e por essa razão cehio de controversias e polemicas, esperamos ansiosos o livro do professor Honório de Medeiros.

Marlon