Uma última prosa antes do ano novo... Por:Manoel Severo

Pedro Luis, Manoel Severo e Aderbal Nogueira

Mesmo em dias de intensas atividades; compromissos naturais de final de ano; ainda conseguimos tirar um tempinho para um último "dedinho" de prosa com os confrades do Cariri Cangaço-GECC em Fortaleza. Na noite desta quarta-feira, dia 21, no restaurante Vignoli, os companheiros Aderbal Nogueira, Pedro Luis, Afranio Mesquita e Heldemar Garcia juntamente conosco, tivemos a oportunidade de "esmiuçar" os úlitmos capítulos do universo do tema cangaço, notadamente os assuntos da "hora": Sila, Pedro Moraes, Luis Pedro, enfim.

Nada como uma boa mesa, boas companhias, para proporcionar um bate papo sem igual, e quando o tema é cangaço, certamente uma noite só sempre será pouco. Os temas além de Sila, Luis Pedro, Mata Sete e Cariri Cangaço 2012, versaram também sobre vários aspectos periféricos do mundo do cangaço, sob o ponto de vista de nossos protagonistas da noite.

jornalista Heldemar Garcia

 "...mesmo como leigo; não sou pesquisador, nem escritor;  acho que não se pode tentar entender ou explicar o cangaço, a partir de uma visão simplista, sem considerar o ambiente e todas as condições sócio-econômicas da época, os conceitos e padrões éticos que regiam aquelas pessoas..."

Promotor de Justiça Pedro Luis

"...sob o ponto de vista jurídico, vamos encontrar muito "pano para as mangas" e muitos pontos para a polêmica, como por exemplo: a forma como se davam as abordagens das volantes ou ainda o destino de algumas jóias, de reconhecida origem e pertencimento, logo depois da morte de Lampião..."

Um dos pontos ressaltados pelos confrades, foi justamente a importância de instrumentos de integração entre aqueles que pesquisam e discutem o tema, como por exemplo; os blogs, os sites e os próprios encontros entre os pesquisadores da cidade, como é o caso do Cariri Cangaço-GECC com suas reuniões mensais e de várias regiões, como é o caso do encontro que também já se configura como mensal, entre o Cariri Cangaço-GECC e o Grupo de Natal, além naturalmente, dos Congressos e Seminários pelo Brasil afora, promovidos e ou apoiados pela nossa SBEC - Sociedade Brasielria de Estudos do Cangaço. Momentos importantes para aprofundamento, novos conhecimentos e acima de tudo o congraçamento entre a grande família que nos acostumamos a chamar: Família Cariri Cangaço.

Documentarista Aderbal Nogueira

"...quem conheceu a Sila, sabe que ela não ia falar aquelas barbaridades... o livro que mostra Sila com mais fidelidade é o livro do Daniel Lins, que foi feito sem pressa, na calma..."

Afrânio e Heldemar Garcia

No mais foi a celebração de mais um encontro dos amantes das coisas de nosso chão, de nosso nordeste, nossas origens e tradições e a certeza de um ano de 2012 cheio, intenso mesmo, de realizações; encontros, seminários, lançamentos de livros, filmes, documentários, enfim.

 E começaremos com a grande
Caravana Cariri Cangaço-GECC no Carnaval, serão mais de 140 horas de aventura, mais de 3.000 km de chão, e muita emoção, fique atento e saiba tudo através de seu blog:

Manoel Severo

Nenhum comentário: