Sila: Uma noite inesquecível Cariri Cangaço-GECC

Cariri Cangaço - GECC , em noite de Sila na Saraiva MegaStore

Uma só noite certamente não foi suficiente. O encontro Cariri Cangaço-GECC, deste mês de Dezembro, que aconteceu na noite desta terça-feira, dia 06, no Espaço Raquel de Queiroz, da Livraria Saraiva Mega Store do Shopping Iguatemi e que contou com grande número de confrades; apaixonados pela temática do Cangaço; possibilitou um amplo e rico debate sobre a trajetória da cangaceira Sila, no universo do fenômeno mais discutido do nordeste.

O encontro iniciou com a apresentação da noite, pelo Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, seguido pelos informes da Presidência do GECC, com o escritor Ângelo Osmiro, que ressaltou o lançamento de obras literárias, como a segunda edição de "O Caldeirão" do professor Régis Lopes, do novo livro da jornalista Vera Ferreira e do documentário da TV Assembléia, sobre "Fideralina" uma das maiores "coronéis de saia" do Ceará, como também ressaltou o sucesso do II Congresso Nacional do Cangaço, uma promoção da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, em Cajazeiras, Paraíba.
Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, abriu os trabalhos da noite
O Presidente do GECC, Ângelo Osmiro e os informes da noite
Assessor de imprensa e marketing do Cariri Cangaço, jornalista Heldemar Garcia, tudo pronto para o início do debate...

O debate sobre "Sila, uma cangaceira de Lampião" , inciou com a apresentação da personagem pelo autor da propositura, documentarista Aderbal Nogueira. Aderbal Nogueira iniciou ressaltando sua proximidade com Sila, durante os muitos meses em que a mesma esteve hospedada em sua residência e nas várias incursões realizadas ao lado da ex-cangaceira, por ocasião da produção de alguns de seus documentários. Aderbal num tom provocativo e instigante, pontuou: "não estou aqui para defender Sila, nem tão pouco atacar, mas para aprofundar a discussão e resgatar uma injustiça feita a ela, com a "pecha" a partir de muitos escritores e pesquisadores, que dizem que Sila só mentiu..."Aderbal Nogueira disponibilizou o microfone para os demais confrades, que um a um, colocaram suas impressões e reflexões a cerca da figura emblemática e polêmica da ex-cangaceira mulher de Zé Sereno. Alguns dos confrades apresentaram um conjunto substancioso de contradições nas muitas afirmações feitas por Sila nos diversos livros escritos sobre o tema, com destaque para a pesquisa de Ângelo Osmiro, e as reflexões de Alfredo Bonessi e Juliana Ischiara.
Aderbal Nogueira, autor da propositura da noite e Tomaz Cisne
Alfredo Bonessi, "afilhado macaco" da ex-cangaceira, um dos principais debatedores da noite, ao lado de Wilton Dedê
Juliana Ischiara, o contra-ponto forte e rigoroso, enriquecendo sobremaneira o debate da noite.
Ângelo Osmiro, toruxe para a noite um criterioso e rico trabalho de pesquisa ressaltando as muitas e recorrentes polêmicas das afirmações da ex-cangaceira Sila

A noite parecia correr e o tempo foi nosso maior inimigo, as horas esvairam por entre nossas mãos, fazendo com que todos ficassem com um "gostinho de quero mais". Para o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, "o que temos que ressaltar é o sucesso absoluto da noite de hoje promovida pelo GECC - Cariri Cangaço. A qualidade do debate, o contraditório observado com zêlo e respeito por todos, as ricas informações, a lucidez e o respeito entre os contrários e acima de tudo o cuidado com a personagem e ser humano Sila, foram o ponto alto, sem dúvidas uma noite memorável para o estudo do cangaço." Para o Presidente do GECC, escritor Ângelo Osmiro a noite "mostrou o atual estágio em que se encontra o estudo e pesquisa da temática, reuniões de trabalho como dessa noite nos fazem ver o quando é gratificante buscar o entendimento a partir dos fragmentos da verdade histórica, hoje marcamos um grande tento com esse debate memorável".
Noite de Gala, Cariri Cangaço-GECC em Fortaleza
Lívio Ferraz, Manoel Severo e Juliana Ischiara
Maristela Mafuz e Alfredo Bonessi
Família Cariri Cangaço-GECC; na noite de Sila na Saraiva Megastore

Sem dúvidas ainda teremos muitas postagens sobre essa noite inesquecível, todo o encontro foi gravado e já se está em fase de edição, "sem cortes" pela Laser Vídeo e em breve teremos na íntegra, vários capítulos do debate "Sila uma cangaceira de lampião" na noite Cariri Cangaço-GECC no Espaço Raquel de Queiroz da Livraria Saraiva Mega Store do Shopping Iguatemi, em Fortaleza. O encontro contou com a participação de 31 confrades e com a presença honrosa e marcante da memória de Sila; cangaceira, mulher, mãe, companheira, guerreira, vencedora...polêmica.

Heldemar Garcia
Assessor de Imprensa e Marketing Cariri Cangaço
Fortaleza-CE

8 comentários:

Dedê disse...

Noite super interessante. Debate perfeito. Mais importante foi o respeito que imperou entre os pesquisadores. Parabéns ao GECC, e a todos que estiveram presentes. A compreensão sobre o Cangaço com certeza restou mais rica a todos nos.

Unknown disse...

Certa vez recebi Sila em minha casa trazida por Gunterberg Costa. Conversamos até meia noite. Como sobrevivente de Angico. Ela sabia muita coisa e não lhe notei mentiras. Cordialmente

Napoleão Tavares Neves

Anônimo disse...

Exemplar o trabalho do GECC – Cariri Cangçaço. Parabéns ao grupo.
C Eduardo

IVANILDO SILVEIRA disse...

PARABENS AO GECC NA PESSOA DO SEU PRESIDENTE DR. ANGELO OSMIRO, QUE TRAZ Á LUME, MAIS UM IMPORTANTE DEBATE COMO ESSE, SOBRE UMA CANGACEIRA DE RENOME COMO FOI SILA..

ESPERO QUE TENHA SE EXTRAÍDO ALGUMAS CONCLUSÕES SOBRE ESSE IMPORTANTE PERSONAGEM...E, QUE SEJA DADO CONHECIMENTO AOS DEMAIS ESTUDIOSOS DO RESUMO DESTE DEBATE.. QUEREMOS APRENDER JUNTOS..!!

PARABÉNS..!!

Apenas uma pergunta:

PELO MENOS, EM ALGUMA VEZ, A SILA CONSEGUIU IDENTIFICAR OS IRMÃOS QUE ESTÃO NA FAMOSA FOTO, TODOS JUNTOS, COM O CHEFE ZÉ SERENO ??

ABRAÇO A TODOS.
IVANILDO ALVES SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Natal/RN

Felipe Passos disse...

Sensacional o debate promovido pelo GECC – Cariri Cangaço. Estarei todos os dias ligado no Blog para saber mais sobre o que aconteceu nesse encontro histórico.
Gostaria de deixar aqui os meus agradecimentos a todos os participantes pela aula e parabenizá-los por compartilhar e disseminar todo esse conhecimento.
Saudações,
Felipe Marques Mota Passos
Macaé/RJ

Aderbal Nogueira disse...

Grande Felipe. Como vai seu amavel pai? espero que esteja tudo bem. Grande abraço e saudações.
Aderbal Nogueira

Felipe Passos disse...

Amigo Aderbal,

Obrigado por perguntar...olhe, meu pai é um camarada que aproveita a vida como poucos! Apesar dos problemas corriqueiros do dia a dia, ele leva tudo na melhor maneira possível. É um grande exemplo pra mim. Me faz questionar a mim mesmo quando me pego reclamando da vida.
Estamos sempre em contato e ele sempre faz questão de rememorar a nossa inesquecível viagem e sempre me pergunta notícias sobre todos os nossos novos amigos. Eu sempre o mantenho informado.
No mais, mando um grande abraço pra ti e para todos que sempre demonstram esse incrível carinho para com o ele.

Saudações,
Felipe Marques Mota Passos
Macaé/RJ

ADERBAL disse...

O EXEMPLO É PARA TODOS MEU AMIGO.
O SEU TAMBEM. POR CUIDAR TÃO BEM DAQUELE QUE UM DIA CUIDOU DE VOCE.
ADERBAL NOGUEIRA