Floro Bartolomeu...o que dizer dele ? ! Por:Manoel Severo

Floro Bartolomeu

Em nosso último encontro na capital potiguar, entre o Grupo de Estudos do Cangaço de Natal e o Cariri Cangaço-GECC, o pesquisador e escritor, Honório de Medeiros nos confidenciava o desejo de escrever sobre Floro Bartolomeu. Aquilo ficou em minha cabeça, como que martelando sem parar... Chegou a lembrança de outros encontros, desta vez na Saraiva Mega Store do Iguatemi, em Fortaleza, quando o Cariri Cangaço-GECC, reuniu os confrades para a Conferência do grande pesquisador, professor doutor, Renato Cassimiro, sobre Padre Cícero e Lampião.

Naquela oportunidade tivemos um amplo capítulo para discutir a figura ímpar que foi Floro Bartolomeu, segundo o próprio Renato Cassimiro, "uma das mais destacadas e importantes figuras de toda a história do Juazeiro", afirmação essa confirmada e asseverada por todos os confrades presentes, cada um desfilando os muitos episódios protagonizados pelo famoso "braço armado de Padre Cícero".

Floro Bartolomeu e Padre Cícero

A formatura em medicina na Bahia, o casamento em Triunfo, a partida para o sertão do Ceará, as Minas do Coxá, o Conde, a aproximação com padre Cícero, o poder em Juazeiro, o Fogo do Taveira, o Rebate, o Boi Mansinho e o Beato Zé Lourenço, a independência de Juazeiro, a Guerra de 14 - Sediçao, a política, os jagunços, Batalhões Patrióticos e a Coluna Prestes, o convite a Virgulino, a patente de capitão, Setembrino de Carvalho...O Exército...Enfim, esse era Floro Bartolomeu, um homem  que mudou sua época e deixou um legado: Juazeiro do Norte.

Floro e os coronéis do Cariri 
Floro e os Jagunços da Sedição e depois, Batalhões Patrióticos.
Fotografias do arquivo do Padre Lauro, memorialista do Crato, cortesia do confrade Wilton Dedê

Todos os episódios marcantes e decisivos que ocorreram no estado do Ceará, notadamente na região do Cariri e centro-sul, durante os primeiros idos do século passado, tiveram a figura emblemática de Floro Bartolomeu, ou simplesmente Doutor Floro, como personagem principal, daí, nunca é tarde aguardar mais uma grande obra, nos trazendo esse fantástico personagem. Com a palavra os mestres: Honório de Medeiros, Renato Cassimiro, Daniel Walker, Renato Dantas, Napoleão Tavares Neves, Lira Neto...

Manoel Severo

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Severo,

Será que alguém saberia nomear os coronéis do Cariri na foto em que posam com Floro Batolomeu?

William White

CARIRI CANGAÇO disse...

Amigo William, satisfação recebê-lo em nosso cariricangaco.com, espero que esteja bem, desejamos um ano de 2012 cheio de realizações. Quanto à sua indagação vamos recorrer ao Mestre Bosco André, se ele não identificar o grupo todo, pelo menos 90% ele conseguirá, rsrsrs.
Abraços

Severo

Anônimo disse...

Caro Severo,

Será que alguém saberia nomear os coronéis do Cariri na foto em que posam com Floro Batolomeu?

E gostaria de saber se tem uma Fotografia do Padre Cicero na sedição de juazeiro com os Coronéis do cariri?

Gostaria de lhe pedir que as mande identificadas para este email!

thiagosoaugusto@hotmail.com

Grande Abraço!!

Thiago Augusto.