Exemplo de dedicação à Arte...Guanabara

Amigos da grande família Cariri Cangaço, o Grupo Empresarial Guanabara, um dos mais sólidos conglomerados de empresas do ramo de transportes do Brasil; patrocinador Master do Cariri Cangaço, realiza dentre suas várias iniciativas de carater sócioi-cultural, um dos mais brilhantes trabalhos de incentivo à arte, cultura, música e cidadania... a  Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra.
A Expresso Guanabara traz a Fortaleza, a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, da cidade serrana de Croatá, no norte do Ceará; em turnê denominda "Caminhos Musicais Guanabara " e que já apresentou-se em Viçosa, Sobral, Crato, Juazeiro do Norte, Mossoró.
É neste domingo, dia 4 de dezembro, no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza.Não perca, trata-se de um espétáculo sem igual.
FILARMÔNICA ESTRELAS DA SERRA

A inclusão social através da música promove intervenção de caráter cultural na sociedade em razão da linguagem contida na sua forma de escrita mundialmente conhecida. O aprendizado musical amplia o entendimento e o conhecimento dos diversos estilos musicais, dos ritmos e dos autores da nossa música, melhora o nível intelectual e a integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social.
No início do ano de 2006 criamos o projeto Vamos Fazer Arte e iniciamos aulas de teoria musical com o objetivo de formar um grupo de flauta doce. Surgiu então o grupo Doce Melodia. No ano de 2008 foi incorporado violão ao grupo de flauta.
No ano de 2009 foi criada a Associação Arte em Pauta, que dá suporte ao projeto através dos cursos: violão clássico e popular, bateria e percussão, prática instrumental, arranjo musical para grupos de sopro e editoração computadorizada de partituras que são ministrados por voluntários.
Em março de 2009 iniciamos aulas de prática instrumental com o objetivo de formar uma filarmônica de sopros. Em outubro de 2009 formamos a Filarmônica Estrelas da Serra, que teve o seu nome escolhido através de votação pela internet no endereço: provarte.blogspot.com, onde mostramos o nosso trabalho. A filarmônica realizou sua primeira apresentação no dia 18 de outubro de 2009 na II Conferência Municipal de Cultura de Croatá.
Motivar e criar condições para a juventude, para que possa ter mais esperança e se integre de forma igualitária na sociedade. Incluir o jovem sócio e culturalmente para que ele cresça como pessoa e como cidadão. Estes são os nossos desafios.
O jovem precisa ter o que fazer nas horas livres, e projetos assim, sejam eles de qualquer segmento, geram condições que evitam que muitos escolham o mundo das drogas e de outros crimes. Se fizermos isso, com certeza teremos um mundo melhor para todos nós.
Participam da filarmônica alunos da rede pública de ensino com idade entre de 8 a 18 anos que estejam devidamente matriculados e freqüentando a escola, sendo este o pré-requisito mais importante.
A Filarmônica Estrelas da Serra composta por 35 integrantes. Executa um repertório variado que vai da música popular ao erudito, atraindo tanto o publico jovem quanto o adulto. Apesar do pouco tempo de existência, a filarmônica já apresentou seu trabalho em vários municípios da região norte e também na capital, tornando-se referência musical em sua região e recebendo grande prestigio com divulgação em jornais impressos e TV.
Os instrumentos foram adquiridos com recursos do Ministério da Cultura no ano de 2008 e outros doados pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e pela Prefeitura Municipal de Croatá através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Croatá (CMDS).
Como reconhecimento do trabalho realizado com sucesso em apresentações da Filarmônica, tanto no interior quanto na capital, a Associação Arte em Pauta conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Croatá. Administração Croatá Cada Vez Melhor e o patrocínio da maior empresa de transporte rodoviário do ceará e do nordeste, a empresa Expresso Guanabara S/A - Satisfação em todos os sentidos.

A Filarmônica Estrelas da Serra segue seu caminho em busca do crescimento e do desenvolvimento da cultura musical do município de Croatá, valorizando-a e criando oportunidades para jovens aprenderem uma arte que lhes servirá para toda a vida.

www.provarte.blogspot.com

Nenhum comentário: