Museu Fonográfico de Campina Grande festeja 99º aniversário do Rei do Baião Por:Kydelmir Dantas

Kydelmir Dantas

Nesta terça-feira 13 de dezembro é comemorado em todo Brasil o 99º aniversário de nascimento de Luiz Gonzaga, noticiado na mídia em geral e lembrado por milhões de fãs brasileiros e estrangeiros do imortal cantador da Asa Branca. Em Pernambuco e na Paraíba, especialmente, acontecem eventos importantes nas capitais e nos interiores dos Estados, para celebrar a magna data do Rei do Baião às vésperas do seu centenário. 

Na Paraíba, o Rei do Baião vai ser homenageado mais uma vez no evento anual que lhe dedica o Museu Fonográfico Luiz Gonzaga de Campina Grande, MFLG-CG, situado na Rua Costa e Silva, 1304, no bairro do Cruzeiro. Desde a manhã e a tarde o Museu Luiz Gonzaga abre as portas para a visitação do público em geral e às equipes de reportagem da mídia. A partir de 19h00 começam o evento do Museu Luiz Gonzaga que celebra os
99 anos de Luiz Gonzaga. 


Livros sobre Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.
A primeira parte da programação da festa luiz-gonzaguiana paraibana é religiosa, com a realização de uma missa campal a ser celebrada por alguns padres que têm demonstrado interesse de virem a Campina Grande participar da festa. Depois da missa, com liturgia incluindo o repertório de inspiração religiosa de Luiz Gonzaga, acontecem lançamentos de três livros de autores oriundos de Pernambuco e da Paraíba.
 

A pernambucana Lêda Dias lança Eu Sou Anastácia! História de Uma Rainha, a biografia da cantora e compositora Anastácia. Ela e Dominguinhos são autores de Sanfona Sentida, uma das mais belas canções de amor de Luiz Gonzaga. O paraibano Inaldo Soares, radicado na cidade do Recife, lança o livro A Musicalidade de Jakcson do Pandeir, um verdadeiro catálogo da discografia do Rei do Ritmo. Já o criador do Museu Fonográfico Luiz Gonzaga de Campina Grande, José Nobre de Medeiros em parceria com Antônio Francisco Costa, misto de advogado e forrozeiro, lançam o livro Porque o Rei é Imortal! O livro de Zé Nobre e Antônio Costa é um valioso estudo das músicas de Luiz Gonzaga e parceiros que ele jamais gravou, as suas participações em discos de outros artistas, os cantores estrangeiros que interpretam a obra luiz-gonzaguiana, as homenagens dos artistas ao Rei do Baião, e outros assuntos. 

Enviado por Kydelmir Dantas
Sócio da SBEC

2 comentários:

Anônimo disse...

E para comemorar o centenário de Gonzagão no próximo ano, os povo nordetino contará com a inauguração do Cais do Sertão Luiz Gonzaga, a ser implantado no local do antigo Armazém 10, em Recife. O projeto é fruto da parceria entre o Ministério da Cultura e o governo do estado de Pernambuco. Vamos tocer para que esse equipamento cultural siga todo o cronograma e seja de fato inaugurado na data prevista, presentando com muita alegria o nosso Rei do Baião!

Eloísa Farias
Brasília
MinC

Honório de Medeiros disse...

Viva Kydel!!!