Cariri Cangaço encanta noite em Juazeiro do Norte Por:José Cícero

deputado Inácio de Loiola recebe título de cidadão juazeirense em noite de Cariri Cangaço

Na noite do sábado, 24 de setembro às 20h aconteceu no Memorial Padre Cícero na cidade de Juazeiro do Norte o penúltimo dia do evento Cariri Cangaço 2011. Ocasião em que a Câmara de vereadoresde Juazeiro, realizou Sessão Solene de concessão do título honorário de cidadão juazeirense ao deputado alagoano Inácio de Loiola Damasceno. A sessão foi presidida pelo presidente da casa, o vereador José de Amélia Júnior que no seu pronunciamento ressaltou o papel de Loiola na projeção do nome da cidade ciceropolitana através das suas pesquisas e defesa que faz da figura histórica do padre Cícero Romão Batista, assim como das potencialidades econômicas e culturais daquele município. O título também foi saudado pelo curador do Cariri Cangaço Manoel Severo que subiu a tribuna para agradecer ao legislativo pela decisão e ao parlamentar por sua contribuição ao evento e as pesquisas nas terras alagoanas.

Num discurso dos mais bem elaborados e eloqüentes o deputado Inácio de Loiola, além de agradecer aos vereadores juazeirenses pelo tributo, também fez questão de expressar publicamente em sua fala, a grande importância do padre Cícero e do próprio Juazeiro para o Nordeste.

“Padre Cícero foi um salvador de almas e semeador de bondade e sabedoria. A igreja deve, portanto a este homem, além da reabilitação a canonização”, enfatizou Inácio em seu pronunciamento.

De forma incisiva, externou ainda: “Melhor do que as palavras, fala o coração e aqui fala um coração sertanejo”, disse com emoção o parlamentar das Alagoas. Ainda, prosseguiu ele na sua oratória fazendo referência direta ao título: “...Somos agora de direito, o que já somos de fato: conterrâneos.” Sendo neste instante ovacionado pelos presentes. Ainda, sobre o santo padre, emendou:“a vida só é importante quando dedicada a fazer o bem. E o padre do Juazeiro fez isso a vida inteira”. Citou igualmente o pioneirismo do padre em relação ao seus preceitos acerca da defesa da natureza e do meio ambiente. Por fim, encerrou o seu pronunciamento parafraseando um poeta da sua terra: “Quero morrer como nasci: brasileiro, sertanejo, nordestino, Piranhense, alagoano e agora - juazeirense...” Foi fortemente aplaudido pela platéia.

Mesa Solene de Abertura da Sessão da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte
Presidente da Câmara, vereador José de Amélia Júnior
Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo
Danielle Esmeraldo e deputado Inácio de Loiola

Em seguida, o homenageado que também é historiador e pesquisador do cangaço foi convidado novamente à tribuna para proferi palestra na penúltima noite do CC; sob o título - “Lampião, as volante e o mito” tendo a mesa sido formada pelos debatedores: O escritor Alcindo Costa de Poço Redondo-SE, o historiador Daniel Walker de Juazeiro do Norte-CE, o secretário de cultura de Aurora-CE José Cícero, tendo como mediadora a secretária de Cultura do Crato-CE Danielle Esmeraldo. Com algumas intervenções do público, a exemplo do escritor Antonio Amaury, do cineasta Aderbal Nogueira, dos pesquisadores Ivanildo Silveira, Múcio Procópio dentre outros.

Uma comitiva formada por familiares e amigos do deputado Inácio Loiola, como também autoridades alagoanas esteve presente a sessão. Dentre as quais a esposa do parlamentar, a vice-prefeita de Piranhas-AL, o prefeito do município de Marechal Deodoro-AL, o desembargador de Alagoas Dr. Washington Luiz, o secretário de cultura de Piranhas-AL Cacau e o diretor de turismo, Jairo Luiz, dentre outros. O prefeito de Juazeiro Manoel Santana esteve representado na ocasião pelo seu secretário de cultura e cantor, Flávio Carneirinho. Logo depois, a coordenação geral do Cariri Cangaço ofereceu um jantar no Hotel Paságada localizado na serra do Crato, oportunidade onde o secretário José Cícero representando o prefeito de Aurora Adailton Macedo, agradeceu e se despediu de todos os pesquisadores visitantes que estiveram igualmente abrilhantando o evento aurorense na sua II edição 2011.

Mesa de Debates; Alcino Costa, Danielle Esmeraldo, Inácio de Loiola, José Cícero e Daniel Walker
Danielle Esmeraldo, José Cícero e Manoel Severo
Arquimedes Marques, Desembargador Washington Damasceno, Prefeito de Marechal Deodoro, Dr. Cristiano, Manoel Severo, deputado Inácio de Loiola e Esposa

Nenhum comentário: