O Cariri Cangaço teimava em não sair da minha cabeça Por: Jorge Remígio

"Vicentino..."  Jorge Remígio

Caros amigos e amigas, com o término do grandioso evento, considero vitorioso e bem sucedido, o já consolidado CARIRI CANGAÇO. Maior encontro brasileiro de escritores, estudiosos, colecionadores e aficcionados do cangaceirismo. Parabenizo a organização, capitaneada pelo ilustre casal Manoel Severo e Danielle, gente fina. Agradeço também, a chance de desfrutar à convivência por quatro dias, junto à pessoas brilhantes e agradáveis.

É impossível imaginar, a realização de um evento cangaceirístico da magnitude do CARIRI CANGAÇO, logrando êxito em outro espaço geográfico, que não esse. A micro região do Cariri Cearense. O argumento, está no amálgama de manifestações culturais. Região berço histórico de um coronelismo forte, que influenciou toda formação social, desde os primórdios. Prática religiosa de um catolicismo arcáico, diversidade da flora, no casamento da caatinga braba sertaneja com uma floresta híbrida, habitando um chapadão que vem desde o Piaui, margeando a divisa dos Estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba. Porém, privilegiando o Cariri Cearense, com floresta, fontes, córregos, vales e baixios verdejantes.

Juazeiro do Norte, a Meca nordestina, com toda sua história forjada na luta e no credo. Crato, cidade bela e aprazível, que prima pela educação. Todas as outras cidades que aderiram ao circúito do evento, Barbalha, Barro, Aurora, Missão Velha e Porteiras, tem suas histórias associadas ao ciclo do cangaço e ao poder coronelístico. Portanto, houve uma sintonia, nada destoou do objetivo principal. Inclusive, todas as cidades recepcionaram demasiadamente bem, toda comitiva cangaceira.

Enfim, conheci muita gente interessante de vários locais desse Brasilzão. Foram produtivas as palestras, debates, visitas técnicas, lançamento de livros, proporcionando e contribuindo para um enriquecimento maior da temática Cangaço. Quero resaltar, que não fiz intervenções, mas, em "off", conversei bastante, ponderei, discuti, discordei, elogiei, aprendi e fotografei. Confesso, que estava em um show dos Paralamas do Sucesso, desesseis horas após ter chegado da viagem de retorno a João Pessoa, e apesar de todo agito do ambiente, o CARIRI CANGAÇO, teimava em não sair da minha cabeça.

" A PESQUISA AVANÇOU", Valeu mesmo, por tudo

Jorge Remígio
João Pessoa-PB / Custódia-PE

2 comentários:

Helio disse...

Realmente Jorge Remigio a pesquisa avançou, e momentos como o Cariri Cangaço são ímpares em nosso nordeste e Brasil.
Abraços a todos.
Professor Mario Hélio
Juazeiro do Norte

Anônimo disse...

MEU CARO REMIGIO, QUE ALEGRIA, SABER QUE VOCÊ ALÉM DE SER MEU IRMÃO DO CANGAÇO É MEU IRMÃO TAMBÉM EM SÃO VICENTE. SOU VICENTINO DESDE 1978, JÁ FUI PRESIDENTE DO CONSELHO PARTICULAR DE MISSÃO VELHA, POR VÁRIOS ANOS, AGORA ESTOU COMO SECRETÁRIO DO CONSELHO. FRATERNAL ABRAÇO: CF. BOSCO ANDRÉ.