Cenário de grandes descobertas e debates grandiosos Por:Julio Cesar Ischiara

Juliana e Júlio Cesar Ischiara

Uma grande jornada foi realizada entre os dias 20 e 25 de Setembro de 2011, onde uma caravana com mais de 130 pesquisadores e estudiosos do cangaço e da cultura nordestina descortinou cenários, para muitos deles, ainda não vistos. Aurora, Barro, Porteiras, Missão Velha, Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato foram o cenário de grandes descobertas e debates grandiosos.Nessa edição do Cariri Cangaço o que me chamou a atenção foram dois fatos:

O primeiro, que saltou aos olhos no primeiro momento, foi a grande receptividade dos gestores, particularmente dos mais novos integrantes dessa verdadeira saga, como Barro e Porteiras, sem deixar de enfatizar os já tradicionais municípios de Aurora, Missão Velha, Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte.

A importância que todos esses municípios depositaram em nosso Seminário mostra que toda essa grande equipe está no caminho certo, em direção à valorização da cultura nordestina, de seus personagens e cenários históricos. O segundo fato que considero, também, muito importante, foi o direcionamento dos debates para grandes protagonistas que, até então, estavam relegados a um segundo plano na história do cangaço, como Isaías Arruda, o soldado Adrião, Major Zé Inácio, os novos debates sobre Sinho Pereira, etc., e, assim, ampliando o conhecimento sobre grandes personagens ligados a Lampião, Corisco e as volantes.

Essa nova perspectiva traz novos rumos aos debates, onde pode-se estudar motivações, intenções e, acima de tudo, entender a realidade sócio-antropológica-filosófica e psicológica do fenômeno cangaço. Isso significa que mais pesquisadores irão contribuir para os estudos da cultura nordestina, como tivemos a honra de contar com os conhecimentos do querido amigo Sousa Neto e Gilmar Teixeira, falando de Isaías Arruda e Sinhô Pereira respectivamente. Além disso, tivemos a oportunidade de saborearmos os conhecimentos sobre a musicalidade nordestina de Múcio, além dos já tradicionais Kiko Monteiro e Wilson Seraine.

Entretanto, amigo Severo e Conselheiros, senti que o tempo dos debates foram limitados e reduzidos, diminuindo a participação do público leigo e dos acadêmicos. Acredito que você e equipe deverão avaliar esse meu questionamento.

Abraços,
Júlio César Ischiara
Sócio do GECC

4 comentários:

Helio disse...

Professor Julio Cesar ao lado de sua esposa Juliana, formam um casal ímpar do Cariri Cangaço, sempre nos brindando com textos impecáveis e primorosos, parabens,

Professor Mario Helio

José Cícero disse...

Júlio e Juliana - o "mote" até parece título dos antigos romances dos cordéis dos nossos sertões. Por fim, direi que vcs são dois ícones do nosso Cariri Cangaço, certamente
por uma série de adjetivos, dentre os quais eu destaco: inteligência e humildade.
abraços,
José Cícero
Aurora-CE
<<<<<<<<<<<<<<<<<
www.jcaurora.blogspot.com
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com

Julio Cesar disse...

Meus queridos Prof. Helio, José Cícero e amigos do GECC e Cariri Cangaço

Voces não imaginam a alegria que sinto ao ler suas observações e seus textos, além das palavras elogiosas.
Além disso, os rumos das nossas discussões estão se tornando mais instigantes, principalmente em virtude dos novos temas e novos cenários que estão despontando a cada dia.
Amplia-se o horizonte dos estudos e, consequentemente, dos novos estudiosos que só nos trazem mais conhecimentos.

Grande abraço

Anônimo disse...

Julio e Juliana - Parabens a voces e obrigado pela companhia no evento. Voces encantam os estudos e dignificam os trabalhos. Saude e Tudo de bom - Alfredo Bonessi -SBEC -GECC