O melhor e mais qualificado espaço de debates Por:Juliana Ischiara

Lily, Juliana e Júlio Ischiara

Queridos Severo e Danielle, minhas impressões são as melhores possíveis, graças a Deus o evento tem superado cada vez mais todas as expectativas, não só pela reunião dos maiores e mais dedicados pesquisadores do cangaço, mas também pelo poder de harmonizar e aparar eventuais arestas causadas e perpetuadas ao longo dos muitos anos de pesquisas. Antes do cariri cangaço, não tínhamos a oportunidade de dialogar, não tínhamos tempo suficiente para conhecer o outro, entender os muitos posicionamentos, principalmente os dissonantes.

Antes, as divergências tinham proporções desastrosas, amigos de anos acabavam por brigar, por fim a amizades, por não terem tempo e espaço para se refazerem, para reconhecer que estavam sendo intransigentes em não aceitar o posicionamento do outro. O cariri cangaço, pois fim de vez com este período, este ciclo que em nada contribuía para o crescimento não só das pesquisas, mas do indivíduo enquanto ser social.

É visível o crescimento de todos, minutos após discordamos do posicionamento do outro, temos a oportunidade de nos redimir de eventuais excessos ao sustentarmos nossas opiniões. Além de ser o melhor e mais qualificado espaço de debates, o Cariri Cangaço, tem sido também o espaço de harmonizar, consolidar laços, fortalecer idéias e sentimentos.

O pedir desculpas, assim como reconhecer e respeitar o outro, tornou-se mais fácil, dado ao tempo de convivência em que passamos juntos. Acredito que esta semana que passamos juntos é, esperada por todos, o ano todo. Todos nós contamos os meses e os dias para o reencontro. Para abraçarmos e nos confraternizarmos com o amigo que não temos a oportunidade de ver durante um espaço de doze meses. E isso é maravilhoso, mostra que o cariri cangaço não é mais um espaço só de debates, mas de amizade, de respeito e compreensão.

Quando arrumamos nossas malas para ir ao cariri, nossos corações se enchem de expectativa e felicidade por saber que em poucas horas, veremos nossos amigos. Quando nos despedimos, nossos corações ainda saboreiam a felicidade do maravilhoso encontro, porém, já sente saudade e muitas vezes ou quase sempre, as lágrimas não são contidas. Pois novamente passaremos pelo processo da espera, a espera do próximo reencontro.

Que Deus continue abençoando e iluminando nossos caminhos e vidas, nos permitindo este maravilhoso e indescritível momento. Que Deus os abençoe queridos amigos e irmãos, Severo e Danielle. Pois a generosidade, carinho, atenção e amizade que vocês dedicam a cada membro do cariri cangaço, fazem de vocês ainda mais admirados, respeitados e dignos de nossa amizade sincera. Obrigada. Um abraço fraterno em todos e todas que fazem parte desta imensa e maravilhosa família.
Saudações Cangaceiras
 
Juliana Pereira Ischiara
Sócia da SBEC

Conselheira do Cariri Cangaço

Membro da diretoria do GECC

3 comentários:

Anônimo disse...

Excelente depoimento Juliana. Acredito que do mesmo pensamento compartilhamos todos. O Cariri Cangaco tem a grande capacidade nao so de promover o debate, como tambem de estreitar os lacos de amizades entre seus participantes.
Esta de parabens Severo e todos os que promovem este grandioso evento.

Assis Nascimento // Mossoro RN

Anônimo disse...

Amigos do Cariri Cangaço gostaria de me somar aos comentarios da Juliana, fui testemunha do alto grau do debate sobre angico no Crato no SESC, parabens mesmo ao Manoel Severo e a todos os senhores..

Gerardo BritoCRato

Aderbal Nogueira disse...

É isso ai amiga Juliana. Vivendo e aprendendo. Aderbal Bogueira