Penitentes, momento marcante de fé no Cariri Cangaço 2011

O Mestre e a imagem forte da devoção e fé...

Na tarde do dia 22 de setembro, ainda no município de Barbalha, a caravana Cariri Cangaço teve a grande permissão de visitar o Sítio Cabeceiras, no sopé da Serra do Araripe, território sagrado da Ordem dos Penitentes da Santa Cruz. Criada pelo Padre Ibiapina, a Ordem possui alguns rituais que a diferenciam das demais seitas populares do interior nordestino. O principal deles é o autoflagelo, ou simplesmente “disciplina”. Pode ser feito de diversas maneiras, desde longas caminhadas pedindo esmolas, até a martirização do corpo com instrumentos próprios para esse fim.

"Imagens de homens que são pura fé
...e oração"

Liderada essencialmente por gente acima dos 70 anos, a Ordem teve seu inicio ainda  na segunda metade do século XIX e que tem o mérito de ter atravessado o tempo sem perder as características originais. Hoje possui 17 discípulos, que acolheram o Cariri Cangaço 2011 em seu próprio "terreiro santo".

"Eu particularmente não conhecia a Ordem dos Penitentes e foi uma oportunidade maravilhosa para vivenciar aquele momento de fé, e ainda mais perceber o grande respeito mútuo entre os visitantes; escritores e pesquisadores de todo o Brasil; e os membros da irmandade, foi sensacional o encontro, que durou cerca de uma hora e meia, com o Mestre da Ordem nos concedendo ao lado dos discipulos uma demonstração de suas fortes melodias e orações", ressalta Micheline Andrade, assessora do Cariri Cangaço.

Assessoria de Imprensa e Marketing
Heldemar Garcia

Um comentário:

Anônimo disse...

Manoel Severo, ver o crescimento do evento Cariri Cangaço nos enche de entusiasmo,a diversificação das temáticas, envolvendo o que temos de mais significativo em termos de cultura e história, mostram que esdtão no caminho certo, meu parabens pelo grande exemplo de dedicação e seriedade.

Maria Luiza do Carmo
UFC - Juazeiro do Norte