A majestosa Chapada recebe o Cariri Cangaço...Por:Danielle Esmeraldo

Chapada do Araripe, por: caririagora

"Faltam palavras para definir a emoção do encontro com  a floresta... a harmonia com a mãe terra e a força da natureza; que nos acolhe com  tanto  amor; só nos resta agradecer ao Bom Deus por tão maravilhoso presente."
Manoel Severo

Aderbal Nogueira
Ângelo Osmiro, Narciso Dias, João de Sousa, Wescley Rodrigues, Ivanildo Silveira e Vilela
Manoel Severo e o sentimento de amor à Chapada

Localizada no Sul de nosso Estado do Ceará, bem aqui na região do Cariri, a Chapada do Araripe define a divisa entre o Ceará e Pernambuco e é uma reserva ecológica que reúne fontes naturais, grutas e sítios paleontológicos. As formações florestais que abundam nestas serras possuem árvores com até 30 metros de altura com espécies conhecidas como ‘madeira de lei’, e vegetais de palmas pendentes -destacando-se a samambaia e algumas orquídeas. Aqui neste oásis da natureza, as fontes  surgem a 700 metros de altitude.

Datada de 120 milhões de anos, a floresta possui mil metros de altitute e abriga fósseis de dinossauros e peixes. As relíquias podem ser encontradas no Museu de Paleontologia em Santana do Cariri , cidade a cerca de 60 km do Crato, mas se descuidar acabamos pisando em algum fósseo desavisado por aí... A beleza e a energia da floresta acabou contagiando a toda caravana Cariri Cangaço, transformando a visita à Floresta Nacional do Araripe um momento único e inesquecível. 
A Floresta que tem uma enorme diversidade de pássaros, animais e vegetais, além de relíquias arqueológicas. Até poucos anos atrás era possível encontrar por lá onça pintada, extinta ilegalmente por caçadores. Em 1946, o local foi considerado reserva ecológica. Com uma área de aproximadamente 250 km de comprimento por 30 km a 60 km de largura, a Floresta do Araripe é área de proteção ambiental e possui cerca de 214 fontes de água.
Verônica e as orientações do ICMBio


Dentro da programação do evento, sob a supervisão do ICMBio, a caravana Cariri Cangaço foi recebida por tecnicos do Instituto e do IBAMA, participaram de Palestra introdutória pela responsável do Parque, técnica Verônica, para em seguida participar de uma inesquecível trilha ao encontro da alma da floresta.

Um comentário:

Anônimo disse...

A idéia de inseriri no roteiro do Cariri Cangaço 2011, a visita a FLONA, foi excelente. A consciência de que podemos participar da preservação da mata e do meio ambiente como todo é uma necessidade atual e muito importante.

C Eduardo.