A Ilusão do Cangaço Por:Heldemar Garcia

Conferencista da noite, Aderbal Nogueira e Bosco André

A noite Cariri Cangaço em Missão Velha, no plenário do legislativo municipal missãovelhense, pegou fogo com a conferência da noite: A Ilusão do Cangaço, com o documentarista e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira; com afirmações fortes, contudentes e polêmicas, Aderbal Nogueira provocou um dos mais ricos e proveitosos debates de todo o Cariri Cangaço.

"Lampião era um miserável ! Possuia muito dinheiro mais não tinha como gastar ! Não havia amor de homem e mulher no cangaço !..." Essas e outras afirmações polêmicas trouxeram à tona várias reflexões sobre o que muitas vezes ficou escondido por entre as linhas dos textos literários e que sucitam várias interpretações. Ainda dentro da programação em Missão Velha, a espetacular e bombástica revelação da pesquisa de Voldi Ribeiro, sobre a nova data de nascimento da Rainha do Cangaço, objeto de postagem neste mesmo blog, e o escritor João de Sousa Lima, que lançou a segunda edição de seu festejado "Maria Bonita".

Aderbal Nogueira e Comendador Mariano
Manoel Severo e João de Sousa Lima em noite de lançamentos...
Jadilson Ferraz, João de Sousa, Voldi Ribeiro, Gilmar Teixeira, Alcivandes Santos, Luiz Ruben e Rubinho Lima
Mesa de Debates com Voldi Ribeiro, Aderbal, Bosco André, Juliana Ischiara e Narciso Dias
Aderbal Nogueira e a Ilusão do Cangaço


Formaram ainda a Mesa de Trabalho da noite Cariri Cangaço em Missão Velha, o pesquisador Bosco André, como moderador, Juliana Ischiara, Narciso Dias e Honório de Medeiros, como debatedores. Representando o prefeito municipal de Missão Velha, Washington Fechine, o secretário da Comunicação e Cultura, Antônio Carlos, representando o Presidente da Câmara Municipal, Breno Lucena, o vereador Joanilson Macedo. Ao final da conferência os convidados participaram de jantar festivo na ACOAFA, oferecido pelo prefeito Washington Fechine.

Heldemar Garcia
Assessoria de Imprensa e Marketing

2 comentários:

José Cícero disse...

Uma saudação a todos os conterrâneos missãovelhenses, mui especialmente ao camarada pesquisador e memorialista - João Bosco André, um amigo do peito de muitas qualidades.
José Cícero,
Aurora - CE.
-------------------------
www.jcaurora.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.prosaeversojc.blogspot.com

Anônimo disse...

Acho que o amigo Aderbal foi feliz com a escolha do tema - pois nos fez ver um lado da vida cangaceira ainda intocável por todos nós - Parabens - Saude - Abraço . Alfredo Bonessi - SBEC - GECC