O Cariri Cangaço reascende e espalha essa chama de união, de trabalho, de civismo a todos os Estados Nordestinos Por Alfredo Bonessi

Manoel Severo e Alfredo Bonessi

Estou muito feliz por ter recebido a oportunidade de poder participar do Cariri Cangaço 2011 - sou muito agradecido ao Curador Manoel Severo e distinta esposa Sra Danielle Esmeraldo. Fui premiado em meus ideais de civismo quando fiquei sabendo que a nossa heroína maior da Independência e Proclamação da República, Bárbara de Alencar, seria homenageada e a sua história gloriosa sairia do esquecimento para nunca mais ser esquecida pelo povo nordestino.

O grito de Liberdade-Igualdade-Fraternidade que ecoou no Sertão sob o comando de Dona Bárbara do Crato, reascendeu na época a chama da união e da perseverança em todo o nordeste e sustentaram com arrojo e tenacidade uma vontade firme de vencer a tirania que tanto flagelava o Brasil. De igual maneira o Cariri Cangaço reacende e espalha essa chama de união, de trabalho, de civismo a todos os Estados Nordestinos, conclamando-os ao estudo e a reflexão do passado próximo, do presente incerto, vislumbrando um futuro promissor, pleno de esperanças, tendo como arranco os ideais de justiça, de igualdade e de humanidade.

É uma página da história sertaneja inesquecível as homenagens que recebemos nas cidades que visitamos- os nossos corações ficaram aos pulos quando fomos alvo das manifestações de atenção, de amor, de carinho a todos nós dispensados pela população maravilhosa que nos acolheu curiosa e ansiosa para receber o conhecimento que transportávamos em nossos bornais, bagagem de mais de 15 anos, fruto de estudos, pesquisas e debates sobre a cultura nordestina.

João de Sousa Lima, Geraldo Ferraz e Alfredo Bonessi em manhã de Cariri Cangaço

Tivemos a oportunidade de conviver com pessoas de grandes conhecimentos artísticos,literários e filosóficos como é o caso do Dr Jonas Luis de Icapui, grandes escritores como Dr Amaury, Geraldo Ferraz, Sabino Bassetti, Alcino, Antonio Vilela, Honório de Medeiros, João de Sousa Lima, Manoel Nascimento, Gilmar Teixeira, e grandes pesquisadores, cineastas, professores, autoridades civis e militares, personagens de destaques do evento como Paulo Gastão, Réclus de Plá , Renato Casimiro, Ângelo Osmiro, Aderbal Nogueira, Comendador Mariano, Tomaz Cysne, Wescley Dutra, Ivanildo Silveira, Pedro Luis, Napoleão Tavares, Jairo Luiz, Professor Pereira, Carlos Elydio, José Cícero, Archimedes Marques, George Macário, Alessandra Bandeira, Alexandre Lucas, Renato Dantas, Humberto Cabral, Hugo Rodrigues, Voldi Ribeiro, Juliana e Julio Ischiara, Barros Alves, Vilson Leite, Múcio Procópio,  Kiko Monteiro, Wilson Seraine, Professora Salete Libório, Bosco André, Luiz Ruben, Carlos Eduardo, Narciso Dias, João Nóbrega Bezerra, Raimundo Marins, Lili, e o nosso Been Laden . Se esqueci um nome, peço perdão. Não poderia deixar de ressaltar a grata presença de distintas senhoras, esposas de nosso amigos participantes, que acompanharam todos os trabalhos e deram um brilho especial ao evento. A todos os participantes o meu muito obrigado.

Com o coração cheio de saudades, quero agradecer as autoridades políticas locais que nos honraram com essa festa maravilhosa, e dizer ao querido Povo do Cariri que se orgulhem de Bárbara de Alencar, e não esqueçam a guerra cangaceira, bem como os fatos históricos relevantes que dizem respeito a saga do Povo Nordestino de maneira geral, e que sejam fortes, corajosos, destemidos e determinados na busca por seus direitos, permanecendo cada vez mais unidos em torno dos ideais aqui citados, porque o Nordeste Unido Jamais será Vencido. Amo vocês.


Carinhosamente
Alfredo Bonessi
Sócio do GECC
Pesquisador do cangaço

2 comentários:

José Mendes Pereira disse...

Amigo Severo:

Hoje foi que deu certo postar algo na sua página, pois faz akguns meses que eu não conseguia me contactar com o seu blog. O porque^, eu não tenho a mínima ideia.
Sobre o trabalho do capitão Bonessi, me deu um trabalhão para inserir todas, aliás, quase todas as fotos das pessoas que ele cita no texto. Mas valeu apena depois de prontinho.

Parabéns pelo seu Cariri Cangaço.

José Mendes Pereira

CARIRI CANGAÇO disse...

Grande abraço amigo Mendes.

Manoel Severo