Grupo de Isaias Arruda Por:João Bosco André



 Foto de Grupo de Jagunços de Isaias Arruda

Temos a satisfação de postar uma foto inédita de Grupo de Isaias Arruda, o grande coronel de Aurora e Missão Velha; o principal protagonista do plano de ataque a cidade de Mossoró, pelo Rei do Cangaço, Virgulino Ferreira Lampião em junho de 1927. Foi em sua fazenda Ipueiras que os líderes do ataque planejaram a empreitada e foi também em Aurora que houve o famoso episódio da traição do próprio Isaias Arruda a Lampião, quando enviou alimentação envenenada e manteve sob cerco, de seus homens e as forças cearenses do Major Moisés, o mesmo Virgulino; fugido do frustrado ataque à capital do oeste potiguar.

No Cariri Cangaço 2010, teremos visita técnica ao município de Aurora, contemplando os principais palcos dessa grande epopéia ligada a Isaias Arruda e Lampião.

NOTA CARIRI CANGAÇO: Nossos agradecimentos ao pesquisador e historiador, professor João Bosco André, pela gentileza da seção da fotografia e por confirmar seu nome entre os Confencistas Cariri Cangaço 2010.

Um comentário:

Lima Verde disse...

Amigos do Cariri Cangaço, esse Isaias Arruda não era fácil, primeiro delegado em Aurora, depois tomou a prefeitura de Missão Velha do grupo de Coronel Dantas, a BALA..... e ainda tramou a morte de Lampião depois de Mossoró.

Parabéns pela fotografia. Bacana.

Fernando L Verde