A Lenda da Pisadeira...



A Pisadeira é uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando muita dor e falta de ar. Ela vive pelos telhados sempre à espreita esperando você deitar. Como já dizia a minha santa vozinha (que Deus a tenha lá e eu aqui) : "a velha só vem quando alguém dorme de estômago muito cheio".

"Esta é ua muié muito magra, que tem os dedos cumprido e seco cum cada unhão! Tem as perna curta, cabelo desgadeiado, quexo revirado pra riba e nari magro munto arcado; sombranceia cerrado e zóio aceso... Quando a gente caba de ciá e vai durmi logo, deitado de costa, ele desce do teiado e senta no peito da gente, arcano... arcano... a boca do estámo... Purisso nunca se deve dexá as criança durmi de costa."

(Cornélio Pires. Conversas ao pé do fogo)

Eu descobri que existe até uma oração contra a Pisadeira, registrada por Benedito Cleto. Anota logo.

A reza diz assim:

"São Vicente com São Simão me disse que a pisadeira tem a mão furada. São Vicente com São Simão me disse que a pisadeira tem os olho arregalado. São Vicente com São Simão me disse que a pisadeira tem o beiço arrevirado. São Vicente com São Simão me disse que a pisadeira tem o dente arreganhado..."

Você que tem por hábito comer e logo deitar, muito cuidado. A Pisadeira está na espreita e pode visitar você.É até melhor mudar o rumo dessa prosa, antes que a talzinha escute que estamos falando dela.

Sabe com é...atrai.
" CRUZ CREDO, PÉ DE PATO MANGALÔ TRÊS VEZES ! "

Fonte: culturanocariri.blogspot.com ; maravilhoso blog de nossa amiga Janinha.

33 comentários:

Janinha Brito disse...

Severo, estou sem palavras com seu estímulo e carinho ao nosso bloguinho, você, também amante da nossa cultura sabe, fazemos por paixão, para as pessoas mergulharem nesse mundo mágico e encantador da cultura popular, no reisado, no cangaço, lendas, mitos, crenças,danças, músicas, festas, etc.
Obrigada meu amigo pelo seu apoio e visitas diárias, o "culturanocariri" é nosso, faça desse espaço sua casa!

Anônimo disse...

Sensacional essa lenda, fantástica. parabéns pela pluralidade do blog.
Obrigada

Renata Grei AL

Anônimo disse...

nossa pensei que nunca achar esta lenda,ah também achei que esta historia seria bem chata mais achei super interessante como o autor contou a historia trabalhei muito minha imaginação....adorei

Anônimo disse...

pensei que não fosse assim é ruim é to fora desse negocio da pesadeira

Anônimo disse...

quero nada de ruim acontece com minha familia?espero que nada aconteça com minha familia

Unknown disse...

Nossa... amei essa história bom para eu fazer o trabalho do colégio! Muito obrigada... de Emily Victória dos Santos Silva.

pura moda disse...

ameiiiiiiiiiiiiiiiiii ta

mila disse...

essa lenda é muito legal eu ñ conhecia agora conheso

Anônimo disse...

nossa a mulher deve ser horrorosa

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

parabens pelo blog adorei a lenda e serviu para a esposição da ecola ela foi a mais lida com 2.000 pessoas lendo

Anônimo disse...

deve parece com a minha prima

Lucas de Oliveira Vieira disse...

Nossa!! Fiquei muito admirado com seu trabalho. Esssa lenda me ajudou com um trabalho da escola. Muito obrigado de Coração .Visita meu blog : lukas-vieira.blogspot.com e deixar uns recados para mim e manda o povo acessar o meu blog. Xau . obrigado

Thales disse...

Se não me engano essa lenda surgiu como explicação para a paralisia do sono.

Mas eu morria de medo dela quando eu era mais novo... hahaha

Anônimo disse...

nunca tinha visto essa história, achei muito incrivel e interesante. gostei tanto q copiei para todos das as pessoas da minha sala de aula ver! kkk! eu só queriauma explicação para saber por que ela era assim!

mimi disse...

uuuuuuuuuuuuuuuh.lenda sem graca kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkdeu vontade de dormir

Anônimo disse...

achi legal precisava mesmo para fazer um trabalho

Anônimo disse...

Obrigada!Me ajudou bastante no trabalho.E que história arrepiante!

Anônimo disse...

Adorei vai me ajudar no meu trabalho de escola
Parabéns

inaghata disse...

Ooi eu gostei mas fiquei com medo!!
Gostaria de saber quando foi crianda e quem criou a lenda da pisadeira!!
Voces me ajudarao bastante mas preciso da quela resposta pq tenho que fazer um trabalho para o dia 26 de agosto de 2011

Julia disse...

Obrgadon vcs me ajudaram muito num trabalho de LPT (leitura Produçao de Texto)
Graças a vcs nao fiquei sem nota nesse trabalho mais vcs devem colocar mais lendaspara a gente ler

tata disse...

legal meu :D

Anônimo disse...

eu esperava algo a mais, como uma História.E essa lenda é do Nordeste mesmo?!

Anônimo disse...

É verdade gente, ela sempre vem me fazer surpresinhas no meu quarto mas eu nunca vi, quando ela vem eu sei bem que é ela pois do nada meus olhos pesam como se eu estivesse em um sono profundo e não consigo mexer nada em meu corpo, quando ela vem eu tento lutar e até consigo sair pois dizia a minha avó que quem conseguir se livrar dela e derrubar o chapéu que ela carrega na cabeça fica rico, eu estou tentando fazer isso sempre que ela vem mas a disgraçada é esperta e sabe que eu quero derruba-la e acaba indo embora antes que eu saia do estado de corpo pesado, tem noites que eu fico de propósito esperando a vagabunda mais nada, quem não quizer uma visitinha dela vai ai um conselho ou você dorme de barriga pra baixo ou coloque uma tesoura aberta de baixo da cama, é tiro e queda ela não se aproxima, lembro a vocês que ela não faz nenhum mal alem de deixar o corpo pesado (pelo menos no meu caso)e logo vai embora

Anônimo disse...

ADOREI A LENDA É MUITO LEGAL!!!!!

LU66 disse...


Muito legal sua versão da lenda, e seu site tem uma linguagem única, fã aqui, parabéns! Fiz um post sobre a mesma lenda, se der dê uma passada lá e diga o que achou, abraços e parabéns pelo site!

A Lenda da Pisadeira

Unknown disse...

essa lenda e verdadeira porque ja me pego tem o outro lado da lenda diz se vc deruba o chapel que tem na cabesa dela voçe pode fazer um pedido

cesar luiz santos silva disse...

fiz um video interessante no meu canal venham conhecer !!! https://www.youtube.com/watch?v=zmGnD2sTncE&t=24s

Unknown disse...

Gente eu aprendi uma oração da pesadeira. Não sei se ela existe mais faz tempo q sei








Não tenho medo da pesadeira q ela tem a mão furada a mão entorneda a casa de quatro cantos Quatro anjos nela mora berenice santa maria mae de Jesus Rogai por nois... amém





Queria saber se alguém mais sabe dessa oração

Anna Maria Caetano Bubnys disse...

Minha avó rezava todas as noites, durante muito tempo. Me lembro que numa das rezas ela dizia: "nossa senhora me disse pra mim durmi meu sono sucegado que ela me livra do pisadeiro da mão furado". Escrevi da maneira como ela rezava.

Anna Maria Caetano Bubnys disse...

Minha avó rezava assim: "nossa senhora me disse pra mim durmi meu sono sucegado que ela me livra do pisadeiro da mão furado "

AUTOR LÉO BARGOM disse...

Gosto de escrever sobre algumas lendas, sempre reescrevo, ou vou criando uma história para exemplificar o melhorar o entendimento das lendas, são muitas e cada uma melhor que a outra. Então da Pisadeira fiz um conto que foi muito lido na internet, "Brincadeira Mortal - A Invocação da Pisadeira. Também escrevi sobre ALAMOA, COMADRE FLORZINHA, PAPA FÍGADO, LOBISOMEM, CABOCLO D'ÁGUA, CORPO SECO (VIROU TESSE DE DOUTORADO), entre outros. para me encontra é fácil, publiquei vários contos e livros, pesquisando por Léo Bargom ou Léo Pajeú você vai encontrar vários livros...

AUTOR LÉO BARGOM disse...

Agora estou fazendo um conto do encontro do Lobisomem com a Pisadeira, vai ser uma bruga dura visse.