Napoleão Tavares Neves Recebe Comenda Por:Armando Rafael


 
Historiador Napoleão Tavares Neves

O médico-historiador Napoleão Tavares Neves foi agraciado no último dia 26 de março com a Comenda Nossa Senhora da Conceição, outorgada pela Câmara Municipal da cidade de Porteiras. Napoleão Tavares Neves nasceu na cidade de Jardim, mas foi criado no Engenho Saco, localizado em Porteiras. A comenda foi-lhe concedida em reconhecimento pela divulgação que o conhecido escritor caririense vem fazendo da história e da cultura daquele município.
 
Nossa Senhora da Conceição é a padroeira de Porteiras. Esta devoção mariana é herança da colonização portuguesa. Registra a História que em 25 de março de 1646, o Rei Dom João IV se consagrou solenemente a Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, tomando-a como padroeira de Portugal e das colônias integrantes do Império luso. Entre essas colônias portuguesas estava o Brasil. Desde aquela data, ou seja, há 364 anos, o Brasil tem Nossa Senhora da Conceição como sua padroeira, pois mesmo separado politicamente de Portugal a partir de 7 de setembro de 1822, a mesma invocação mariana regeria os destinos da nossa pátria, sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Segundo o historiador Armando Alexandre dos Santos: A consagração de 1646 marcou profundamente a História de Portugal e, como não podia deixar de ser, também a brasileira. Desde então, nunca mais os reis portugueses puseram a coroa na cabeça, porque sempre se entendeu que a legítima Soberana de Portugal e seus domínios era Nossa Senhora.

No tocante à devoção a Nossa Senhora da Conceição no município de Porteiras, o Padre Antônio Gomes de Araújo escreveu que aquela cidade surgiu no século XIX, oriunda de uma fazenda com esse nome, propriedade do Padre Valério Gomes de Castro, que lá construiu a primeira capela dedicada à Virgem da Conceição. Em 1884, passou por Porteiras o Padre Ibiapina, o qual liderou junto aos habitantes daquela localidade a construção de uma nova igreja e do cemitério. Mas foi somente em 1958, que o segundo bispo de Crato – Dom Francisco de Assis Pires – criou a Paróquia de Porteiras, designando como pároco provisório o Padre Pedro Inácio Ribeiro, vigário de Brejo Santo. Somente em 18 de janeiro de 1959 tomou posse o primeiro vigário de Porteiras, Padre Jacques Matos Milfont.

A devoção a Nossa Senhora da Conceição está umbilicalmente ligada à história de Porteiras. Esta a razão porque a Câmara de Vereadores daquela cidade criou a Comenda Nossa Senhora da Conceição para ser outorgada às pessoas que se destacam na divulgação e serviços prestados aquele município. O médico Napoleão Tavares Neves é uma dessas pessoas.

Nossos parabéns ao ilustre intelectual pela homenagem que lhe foi feita pelos porteirenses.

Armando Lopes Rafael - Historiador 
blogdocrato.blogspot.com

Paulo Brito, Manoel Severo e Dr. Napoleão Tavares Neves

NOTA CARIRI CANGAÇO:  Napoleão Tavares Neves, é sem dúvidas, uma das mais brilhantes personalidades que já conheci. Um profissional exemplar, dedicado, abnegado, um sacerdote da medicina. Pai estimoso e amoroso, um esposo companheiro e amigo. Um grande homem, um cidadão exemplar, desses que se guarda no fundo do coração. O Cariri Cangaço se une às homenagens prestadas a nosso particular amigo, Napoleão.

Manoel Severo

 

Nenhum comentário: